nuno_79 Publicado Julho 2, 2009 Publicado Julho 2, 2009 Depois de muita leitura e consulta no forum(principalmente) o meu projecto vai ganhando forma, o movel com a estrutura e o aquario já cá estão e as coisas finalmente começam a ganhar alguma forma. mais uma foto Aquario feito pelo Ricardo da AQUAVITRO- 150cm de frente, 90 cm de laterais, 26 de vidro traseiro e 60cm de altura com tampas em vidro- 348 litros brutos. Estrutura feita pelo Tiago da AQUAVITRO. Revestimento da estrutura em madeira pelo Pedro Valente da VADISIGN. Filtro da sun sun hw304B- 2000litros por hora com UV de 9 W(o que me parece pouco para a filtragem em questão????????) Agora chegou a parte da tampa e iluminação e neste campo as dúvidas são mais que muitas, ou seja devido ao formato pouco tradicional(CANTO) como fazer uma tampa que seja funcional em caso de manutenção tanto de plantas como do proprio aquario, agradeço a ajuda do pessoal , fotos, rascunhos , esquemas, ideias tudo para me decidir sem me vir a arrepender no futuro. Citar
jabcproenca Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 Boas Dá uma vista de olhos no em www.aquatlantis.com O modelo Evasion Corner 120 tem o que queres. Citar Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs. Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3 Iluminação: 4x54w t5
nuno_79 Publicado: Julho 10, 2009 Autor Publicado: Julho 10, 2009 Então pessoal não há ideias, está tudo de férias, devia ter colocado este tópico na parte dos DiY,s...... Citar
Godlike Publicado: Julho 10, 2009 Publicado: Julho 10, 2009 Boas! Para aquarios de canto é complicado, especialmente em grandes litragens achar um tipo de iluminação ideial! Bem o que te aconselho é que tentes testar antes de investires dinheiro... T5 ai é complicado... são lampadas muito compridas e para ter alguma potençia tens de ter umas 4 lampadas no minimo... Talvez optares por 4x54w (110cm) pois ao centro do aquario deve rondar os 120cm de uma ponta à outra.. Nesta opção a calha tinha de ser ou pendurada no tecto ou um projecto DIY Ou então por HQI tipo 2x70w como pendentes. Tudo depende da finalidade do layout, se for um plantado denso.. talvez as HQI fiquem melhores a nivel estético... a potençia como te disse 2x70w será suficiente parar manter grande parte das plantas existentes, 2x150w já é uma opção para quem quer puxar mais pelo plantado Cumps Citar Cumps
nuno_79 Publicado: Julho 11, 2009 Autor Publicado: Julho 11, 2009 boas por acaso estava a pensar numa soluçao de t5, a ideia era uma tampa para o aqua em madeira e forrada a contraplacado maritimo, só nao sei se na pratica irá ser funcional e como as T5 tem varias mdedidas podia colocar varias lampadas ate aos watts necessarios, ou seja á frente com 1, 20cm, a seguir 1,00 cm e por ai fora... será que resulta? de qualquer maneira obrigado pelas dicas. Citar
freesoul Publicado: Julho 11, 2009 Publicado: Julho 11, 2009 (editado) boas, aqui fica a minha ideia, ao utilizar tudo em T5 e meu ver dá para fazer calha, e ficaria a dar para levantar dotas as lâmpadas. Qualquer coisa envia mp. Cumps editado: Edeia para a estrutura: Editado Julho 11, 2009 por freesoul Citar
nuno_79 Publicado: Julho 12, 2009 Autor Publicado: Julho 12, 2009 Boas e antes de mais muito obrigado pela ideia, era nisso que andava a pensar o unico problema é que o aqua é de canto, ou seja na pratica como é que iria levantar a tampa? Isto está complicado, ainda vou optar por uma calha suspensa, o pior é que o aqua tem 60cm de altura mais uns 25/30cm para poder fazer a manutenção e fico uma iluminação defeciente. Partindo da ideia dada alguem tem ideias para contornar este obstaculo da abertura da tampa? Citar
freesoul Publicado: Julho 12, 2009 Publicado: Julho 12, 2009 Boas, a tampa pode como referi abrir para trás, ou para um dos lados, talvez sendo a melhor solução, pois teria mais apoio. Deixo uma foto do que fiz no meu, apesar de ser formato normal (rectangular), espero que consigas visualizar o que está acima nos desenhos. Tive a ver melhor tamanhos e com alguma paciência consegues colocar mais uma T5 de 54w + uma de 39w e outra de 24w. Ou então optar por um par de cada, utilizando apenas 3 balastros. cumps e bom projecto Citar
nuno_79 Publicado: Julho 12, 2009 Autor Publicado: Julho 12, 2009 Freesoul, mais uma vez obrigado pelo tempo disponibilizado com o meu problema, a ideia é boa e pratica mas o meu aquario em cima do movel fica a 140 cm de altura, ou seja fico com pouco mais de 100 cm até ao tecto e necessitava de pelo menos 150cm, uma das peimeiras ideias que tive foi 2 tampas a abrir ao meio mas depois tenho o problema das T5, mais uma vez obrigado, pode ser que de repente me ocorra algo, ou então ao pessoal do forum, várias cabeças a pensar é sempre melhor que uma.... Citar
freesoul Publicado: Julho 12, 2009 Publicado: Julho 12, 2009 (editado) boas, vê o que achas disto: Está dividida em duas partes, problema é a meio da frente, para não ficar uma zona com pouca luz terás que usar uma HQI, por outro lado permetirte-á dar uma zona com mais luz, chamando mais a atenção!!! permitindo fazer um tapete sem dificuldades (luz não será problema). Se achares que é muita luz podes tirar duas lâmpadas (uma de cada lado), permitindo-te apenas usar 3 balastros em vez de 4. Este sistema tem como incoviente os custos, pois usarás muitas lâmapdas, ficando mais caro, quanto aos balastros também fica um pouco caro (se usares 4 balastros (duplos)). No entanto as lâmpadas de 4000k e 6000k sao baratas nas lojas da especialidade (material elétrico) Se usasses um sistema deste género talvez o melhor fosse usares os espectros de seguinte forma, é apenas a minha ideia: troquei um pouco o lugar das lâmpadas por causa do espectro, de modo a manteres côr clara á frente, por causa da lâmpada de 4000k. p.s. não tens que agradecer, estamos aqui para nos ajudarmos. cumps Editado Julho 12, 2009 por freesoul Citar
Godlike Publicado: Julho 12, 2009 Publicado: Julho 12, 2009 (editado) As temperaturas nesse esboço estao ao contrário... as T5 de 10000k devem ser instaladas na frente do aquario, e as de 4200k atrás.... isto pq as lampadas quanto mais kelvins tiverem mais poder de penetração têm, para plantas de tapete em especial... e lampadas de 4000k à frente... a água irá ter uma coloração muito amarela e pouco cristalina. Tampas tem alguns incovinientes como grande condensação.. logo todo o equipamente electrico tem de estar apto para ambientes de elevada humidade.. Eu reforço que HQI de baixa potençia (70w) será a opcção máis viável, para não falar que quando for para trocar essas lampadas T5 todas.. vai sair mais barato a troca das HQI Tb podes fechar a parede toda até cima em material que assente bem... existe muitos topicos com fotos de pessoal que fez isso. Editado Julho 12, 2009 por Godlike Citar Cumps
freesoul Publicado: Julho 12, 2009 Publicado: Julho 12, 2009 Bem goodlike, quanto aos espetros, está de trás para a frente, simplesmento a costa é diferente, e com as lampadas nas posição vertical, teria que colocar plantas que crescecem mais nas laterais de modo a ficar com espaço livre no meio, onde devido a forma do aqua e ao posicionamento das lâmapdas ficaria com espetro sobre a zona do meio de 10 000k Quanto a ideia de fazer móvel até cima, acho que ficaria brutal, já vi vários projectos e ficam derradeiras obras de arte. cumps Citar
Recommended Posts