Fertilizante de CALCIO.


aquapego

Recommended Posts

Boas,

 

Agradecia ajuda para o seguinte problema:

 

Penso ter em falta o micronutriente cálcio na coluna de água, pois as minhas Anubias, Cryptorynes e outras plantas apresentam as folhas um pouco engelhadas e retorcidas, ou seja, a folha não abre na sua plenitude.

Faço a adição de nutrientes individualmente, utilizando os produtos da Horizonte Aquático.

Será que alguém me poderá informar de como agir e se estarei correcto no diagnóstico e raciocínio?

Se houver algum fertilizante que possa adicionar agradeço desde já a vossa informação.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estou com o mesmo problema e comecei há pouco tempo a adicionar decalcite em pó que é o que o ppl no fórum usa. em alternativa podes usar areao de coral... mas não só é eficiente em grandes quantidades.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

decalcit pode ou não ser uma boa solução, ja que o seu constituinte principal é hidrogenofosfato de cálcio, ou seja, ao mesmo tempo que introduzem cálcio estão a introduzir fosfatos na agua.

 

Se necessitam também de introduzir fosfatos é uma boa opção, se não querem introduzir fosfatos há melhores soluções...

 

Fazendo algumas continhas, por cada 1g de decalcit, estão a introduzir 600mg de hidrogenofosfato de cálcio. (fonte: bula do medicamento)

 

presumindo que não é um hidrato do mesmo temos:

 

calcio 29,2403%

h2 1,4707%

po4 69,2889%

 

ou seja, por 1g de decalcit:

 

~= 175mg de calcio

~= 415mg de fosfato

 

colocando 1g de decalcit num aquario de 100l aumentam:

o calcio em 1,75ppm

o fosfato em 4,15ppm

 

é muito fosfato para pouco cálcio...

 

Alternativas:

carbonato de cálcio para aumentar o cálcio, aumentando no entanto o KH, sem aumentar o teor de fosfatos.

(um pouco de areão de coral no filtro, ou outro areão calcareo) vantagem, vai-se dissolvendo com o tempo libertando calcio durante bastante tempo

 

Cloreto de Cálcio aumentando o cálcio sem aumentar o KH.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Obrigado desde já pela excelente ajuda, aliás o just_me já nos habituou a isto!

Vou optar pelo cloreto de cálcio, pois fosfatos não, obrigado! Os meus discos não íam gostar muito da idéia concerteza.

 

Obrigado e um abração.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fosfatos não faz muito mal aos discus nestas concentrações... pode é dar problemas de algas e depois ninguem saber qual é a fonte do fosfato...

 

Por outro lado resolver um problema de falta de cálcio ligeiro e criar um problema grave de fosfatos para um plantado é que me parece mau, por isso acho que é uma boa opção.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois... E eu que pensava que os fosfatos não estavam a ser consumidos por causa da deficiência de cálcio... e afinal deve ser do decalcite...fosfatos estão nas 5ppms e já me está a aparecer alguma green dust no vidro. Vou então deixar o decalcite de parte para já e adicionar mais areão de coral ao filtro.

 

Obrigado

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas.

 

Sei que este tópico já é velhinho, mas estou a ter alguns valores de fosfatos muito altos e "dust algae" sem saber bem porquê.

Lido isto, percebi que adicionar meia colher de decalcit em 180l (mas TPA de apenas 20%) por semana, é bem capaz de ser a razão das algas.

 

O problema é que as conchas das minhas ampulárias estão é mau estado.

Tenho red spotted snail e tylomenias em bom estado, mas as ampularias estão com défice de cálcio.

 

Onde posso comprar Carbonato de Cálcio ou Cloreto de Cálcio?

Que quantidades diluir em que quantidade de àgua?

Quantos ml adicionar por 100l?

 

Alguem pode ajudar?

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais