Jesus Publicado Outubro 12, 2004 Publicado Outubro 12, 2004 Comecei este fim semana a montar o meu novo aquario e coloquei os primeiros residentes: 3 platys(porque nos disseram que eram bastante resistentes). Acontece que um deles era uma menina e vinha muito inchada da loja. Durante todo o dia ficou quietinha e nem comeu nada. Achámos que ela estivesse gravida mas no dia seguinte ela morreu. Descobrimos ontem que havia um alvin no aquario(está agora na maternidade todo contente). Agora a nossa dúvida é esta: será que ela morreu durante o parto?ou será que ela estava inconsciente e nós pensamos (ingenuamente) que ela estava morta?
Mr_Skin Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 aquilo que me disseram foi que a maior parte dos viviparos apos o parto morrem. É uma questão de sorte. as primeiras 48h apos o parto sao cruciais. isto foi o que me disseram. porta-te Hugo M. Viana Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim
Duarte Conceição Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Olá Jesus. Vou deduzir que montaste o aquário no fim de semana e que colocaste os peixes na mesma altura, provavelmente o teu problema terá sido saltares um pouco por cima do fundamental para iniciar um aquário, que é o estabelecimento de colónias de bactérias denitrificadoras que aparecem aquando do ciclo do azoto. Podes ver mais info em http://faq.thekrib.com/pt . Estas bactérias permitem a decomposição de matéria tóxica (restos de comida, excrementos,urina) e a consequente libertação para a "atmosfera". Assim as mortes poderão ter sido provocadas por um excesso de amónia ou então por um choque da mudança do aquário da loja para o de tua casa. Já a teoria de que a maior parte dos viviparos após o parto morrem, desconhecia e nunca verifiquei que tal sucedesse...mas como o tempo em que tinha viviparos já lá vai estamos sempre a aprender.. Boa Sorte Cumps
Jesus Publicado: Outubro 12, 2004 Autor Publicado: Outubro 12, 2004 Sim, os peixes foram colocados 2 dias depois de ser montado.Mas foram só colocados 3 peixes que num aquario de 100L não é nada...acho eu..
Diesel_Car Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Olás, 3 peixes num aquário de 100litros é bastante bom para iniciar o ciclo. O teu problema é que, provavelmente, compraste uma "peixa" doente...e ela acabou por morrer no aquário. Foi apenas azar...não te deixes ir abaixo com isso, e se quiseres compra uma nova fêmea (o ratio ideal seria 1 macho para 2 fêmeas). Daqui a umas semanas já podes comprar mais alguns peixes... Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
alexandre22pt Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 É verdade!!! Eu tambem tinha um platy femea (já a 2 meses), e 1 dia depois de nascerem os alevins ela morreu. Penso que a maioria morre depois de algum tempo!!! Ass: Alexandre
Hugo Coelho Publicado: Outubro 13, 2004 Publicado: Outubro 13, 2004 Boas!!! Desculpem mas discordo que as platy femêa morram depois do parto. Comecei a ter platys com um macho e 2 femêas e elas tiveram mais de 2 ninhadas, as minhas femêas tinham os alevins, ficavam vivas e tornavam a engravida pouco tempo depois. Eu já li que, tirando alguma doença, os platys vivem cerca de 2 anos. Um abraço. Hugo Coelho. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L
Regal Publicado: Outubro 13, 2004 Publicado: Outubro 13, 2004 Isso era só o que faltava!!! Agora os vivíparos morrem após o parto!!!??? As minhas fêmeas Guppys pariram 4 vezes sem macho. Devem ser "Guppys Gato"! Têm 7 vidas!!!!! Nada disso amigos!!! Desde que as reproduções sejam feitas com consciência e que se dê o devido descanso às fêmeas, nunca há problemas! Uma fêmea Guppy ou Platy deve parir 3 vezes seguidas no máximo e depois ter o devido descanso (cerca de um mês para repor todas as energias despendidas). Além de que as mesmas devem, antes de parir, ter uma corpolencia considerável. O problema nos vivíparos é que muita gente pensa que são galinhas, que é só ter o macho a cobri-las e é sempre "a aviar cartucho". São animais e têm de ser tratados como tal. Mais uma vez apelo a que, antes de proseguirem com a manutenção e reprodução de uma espécie, seja ela qual for, estudem-na! Terão excelentes resultados. Porque é que foste comprar 1 casal de Platys para colocar num aquário a ciclar? Eu teria feito o seguinte: comprava 2 fêmeas e um mês depois adquiria um macho. E ainda digo mais, para as proteger, tinha que, ao fim de 1 mês retirar o macho novamente, porque senão ele dá cabo delas. É como as senhoras, 3 meses antes de dar à luz, nada de "cabeçudo". Deculpem a comparação, mas é assim mesmo, ou pelo menos, devia de ser!
Ivo Delgado Publicado: Outubro 13, 2004 Publicado: Outubro 13, 2004 "...3 meses antes de dar à luz, nada de "cabeçudo". " Regal não é antes, é depois.
RuiC Publicado: Outubro 13, 2004 Publicado: Outubro 13, 2004 Boa tarde Mudanças de vivíparos em vésperas de parto, não é aconselhavel. O choque provoca «abortos» e morte das femeas . . . ><)))º< ~ >()º>
Recommended Posts