Recommended Posts

Olá

 

Tenho o meu aquário montado à cerca de 1 mês.

 

Tudo tem estado bem, mas, de um momento para o outro apareceram umas algas tipos fios de cabelo verdes, que não sei com eliminar.

 

Alguém me pode dar umas dicas?

 

Obrigado.

 

http://fotos.sapo.pt/manage/foto.html?id=4396005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho o meu aquário montado à cerca de 1 mês.

 

Tudo tem estado bem, mas, de um momento para o outro apareceram umas algas tipos fios de cabelo verdes, que não sei com eliminar.

 

Alguém me pode dar umas dicas?

 

Obrigado.

 

http://fotos.sapo.pt/manage/foto.html?id=4396005

 

 

Ola Dias.

Tentei seguir o endereco que indicas, para ver o aquario, e levou-me a um sitio sem qualquer fotografia de aquarios.

Se tens o aquario montado a cerca de um mes isso sera perfeitamente normal.

Ja tens luzes ligadas? Se tens muitas algas, possivelmente sim.

Devias ter iniciado o ciclo e maturacao da rocha viva as escuras ou utilizado rocha vinda directamente de um aquario ja com alguns anos de existencia. De qualquer modo, durante os primeiros meses ha muita sujidade nas rochas (caso de rocha morta) que vai alterar, e muito, a qualidade da agua e para pior. Mesmo com rocha boa, em aquarios a iniciar, pode haver sempre "mortes" de seres nas rochas (basta serem sensiveis a alteracoes de Ph, temperatura, salinidade...) com a mudanca de um aquario para outro.

Todas estas situacoes vao criar nutrientes na agua que vao ser aproveitados pelas algas para proliferarem.

Por isso nao devemos introduzir peixes e corais antes de o aquario comecar a estabilizar o que pode demorar dois, tres ou mais meses.

Claro que possivelmente ninguem faz isto... Mas diz o Povo e bem "Olha apra o que eu digo e nao para o que eu faco..:".

 

Para comecar a corrigir o problema sera muito importante proceder a muitas mudas parciais de agua (vulto TPAs) utilizando agua nova de boa qualidade ou proveniencia. E, se ja houver vida no aquario, reduzir o alimento dado.

Tambem ajuda reduzir o periodo de luz porque as algas, alem dos nutrientes, precisam de luz para se desenvolver.

Se ja houver vida no aquario, juntar alguns ermitas que se aliemntem de algas, um peixe (ver um especifico para esse tipo de algas e se naos era demasiado sensivel para o periodo inicial) e algumas lesmas que se alimentam de algas.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

De facto poderá ser o tempo de iluminação.

 

Está ligado das 20.00 H ate 4.00 H.

 

20.00 As 22.00 2 T5 de 54

 

22.00 ligam mais 2 hqi de 150 que desligam as 2.00

 

Mantêm-se ligadas as T5 até as 4.00.

 

Será que há algum problema em reduzir a luz, porque a rocha viva que comprei já trazia vários pés de xenias?

 

Tb já tenho 5 ermitas e 3 caracóis.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é… todos já leram que não se devem introduzir corais durante o inicio da instalação do aquário mas depois vamos a loja e vemos aquele coral liiiiiindo de morrer e não resistimos… ou então porque um amigo tinha a mais e nos ofereceu…

 

Bom, já está e agora não há nada a fazer. Não conheço o teu aquário (erro meu que devia ter ido a procura nos setup’s e não o fiz) mas seria bom saber as dimensões.

2 HQIs de 150W e 2 T5 de 54W? Deve ser grande, pelo menos com 1,2m. Eu defendo, mas posso estar errado, que atendendo a que os Percula 90 da Aquamedic funcionam com 1 HQI de 150W, então duas podem servir aquários de 1,2 a 1,8m e com larguras de 50 a 90cm. E apenas com 50cm de largura penso que haverá algum desperdício de luz pelo que deve ser encostado a uma parede branca para recuperar, em reflexo, alguma dessa luz (embora quase todos os aquariófilos defendam a parte de trás seja em preto ou azul). Depois importa saber qual a altura do aquário e qual a localização das Xenias.

Pelo pouco que conheço do coral, não são muito exigentes quanto a iluminação pelo que, se estiverem do meio para cima ficam bem apenas com T5. Eu só tenho T5 e tenho Xenias que estão a crescer, curiosamente no vidro ao longo do cimo do aquário pelo que podem estar a procura de luz.

Será que tens as HQIs e as T5 são actinicas?

Bom podes suprimir durante algum tempo as HQIs e se as T5 fizerem todo o cumprimento do aquário ou pelo menos da zona onde estão as Xénias, compra 2, mesmo das baratas tipo estas,

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=959

de 8,88€uros só para fazer o ciclo sem perder as Xénias. Estas lâmpadas, em 54W são as que eu tenho usado. Em 39W tenho Aquamedic, Blau e outras. Usas estas durante o ciclo inicial e depois substituis pelas actinicas e voltas a ligar as HQIs.

Os ermitas e os caracóis precisam de luz para o ciclo biológico de noite e dia mas não importa o tipo de luz, até poderia ser T8.

Quando estive nas Maldivas em 2002, levantava-me as 4:30 para tomar um cafezito e ficar na varanda do quarto, sobre o mar, a ver o nascer do Sol. Às 18H era de noite. No fundo penso que haverá um ciclo de cerca de 12 horas de dia e 12 horas de noite mas claro que com diferentes intensidades entre o nascer, meio-dia e por do Sol. Penso que 8 a 9 horas de luz diurna num aquário podem ser suficientes mas se alguém quiser ir até as 12 também não deve haver problema desde que não existam muitos nutrientes no aquário para as algas e desde que não sejam 12 horas seguidas de HQIs mas sim com um período inicial de actinicas ou LEDs bem como um igual período final.

 

De qualquer modo, o principal factor para uma exagerada proliferação de algas será o excesso de nutrientes na águas e isso deverás corrigir com muitas mudas de água nesta fase inicial e tendo muito cuidado com tudo o que introduzes no aquário, incluindo a comida e aditivos.

 

Quanto à questão da iluminação, indica as dimensões do aquário e equipamento utilizado e entretanto vamos aguardar por melhores opiniões.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então cá vai:

 

Aqua: 120*60*60

 

Sump: 80*40*30

 

Apf 600 deltec

 

Calha blau: 2*54 e 2 HQI 150

 

retorno lifetech 3600

 

circulação 2* sunsun 6000 1* sunsun 5000

 

é o que está.

 

falta o reactor de kall

e o repositor e mais.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dias, bom dia.

Penso que o escumador será bom e adequado ao aquário. O aquário terá cerca de 400l de água (mais a existente na caixa depuradora) e penso que pelas bombas terás uma circulação de 17000l/h acrescido da bomba de retorno o que representa à volta de 40 vezes a quantidade de agua o que é bom. Só tens de cuidar para que não existam zonas mortas dentro do aquário (“poças” entre rochas onde não exista circulação).

 

Quanto a calha, terá 300w de HQI para 400litors de água o que é bom. Imagino que as T5 sejam actinicas pelo que poderás ir para HQIs de 10000K que penso serem as melhores para desenvolvimento (crescimento) de corais e complementado com o azul das actinicas. Mas sendo assim penso de só 4 horas de HQI será pouco. Fico na duvida se as tuas T5 são brancas, azuis ou uma de cada.

Eu tenho um aquário com um pouco menos de 120cm comprimento e um pouco menos de 40cm de largura e com cerca de 50cm de altura e está a funcionar só com 2 T5 brancas de 54W e os corais crescem.

Penso que no futuro terá de equacionar a questão das T5 (brancas ou actinicas) e o período de luz das HQIs (maior se usares 2 T5 actinicas e menos se forem brancas) mas espera por melhores opiniões sobre esta matéria.

 

No presente, quanto a proliferação de algas e cãs pretendas, começa por fazer uma correcta identificação do tipo de algas para saber quais os melhores animais para se alimentarem desse tipo concreto de alga para poderes equacionar a aquisição de um.

Procura medir os phosfatos, nitratos, nitritos, amónia, silicatos e se houver valores muito elevados introduz na caixa depurador uma resina anti-phosfatos ou outra.

A Seachem tem boas resinas e outros produtos complementares a começar pelo Chemi-pure (no RuiMar ou FishPlanet onde habitualmente compro anda pelos 20€uros a embalagem maior). Mas atenção que há muitas outras marcas com produtos idênticos (uns melhores do que outros) pelo que procura na tua loja habitual quais os existentes e selecciona um. De qualquer modo, se o aquário apenas tem um mês penso que estás a passar por uma situação perfeitamente normal pelo que deves aguardar pacientemente (muito importante em aquariofilia de recife este factor da “paciência”). No teu lugar, eu desligava as HQIs e neste período inicial iria ter a funcionar apenas as 2 T5 em branco mas a este respeito espera por outras opiniões. Faz muitas mudas de água e procura começar a usar um bom tamponador (ou “buffer”) para ajudar a estabilizar o Ph por volta dos 8,1 ou 8,2. A adição de “KalkWasser” no período nocturno pode ajudar e enquanto não tiveres reactor podes deixar um garrafão ou garrafa a pingar gota a gota com uma mangueira das utilizadas nas bombas de ar e respectivo controlador de quantidade a passar (pequena peça em plástico e barata).

 

De qualquer modo, o mais importante de tudo o que atrás foi escrito está em teres paciência e não entrares em pânico porque me parece que esta tudo dentro da normalidade. Essa “explosão” de algas penso ser natural num aquário com apenas um mês. E ainda poderão vir as horríveis algas viscosas verdes ou castanhas.

 

Resumindo, atenção à iluminação porque podes estar as gastar energia que alem de desnecessária na fase inicial te está a aumentar as algas. Muitas mudas de água, pouquíssima alimentação e MUITA PACIENCIA E OBSERVAÇAO.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais