Acumulação de dúvidas


crazy_bernas

Recommended Posts

Bem, hoje chateei-me com o trabalho que tive a podar as minhas Egeria densa e decidi perguntar umas coisas aqui no fórum.

 

O aquário que tenho tem 80cm de comprimento, 30 de largura e 50 de altura com pouco mais de 60 litros de água. Tenho areão fino com uma altura de 8cm. Usei as bolas da JBL como fertilizante.

A iluminação é feita por uma TL8 de 18W de 6500K.

As plantas que eu tenho são umas quantas Egeria densa, uma que depois "semeou" outra ao lado Echinodorus 'Ozelot Green' e uma Anubias nana.

 

1º Podas

Gostaria de saber como se poda a Egeria densa pois o que eu tenho feito é cortar a meio/perto da superfície da água e voltar a plantar. Mas isto às vezes faz com que a parte de baixo da planta morra no sentido em que as folhas ficam pequenas e não cresce mais.

 

Outra que gostava de saber era a Echinodorus 'Ozelot Green' que cresce bastante no meu aquário e as folhas grandes tapam a luz às folhas mais pequenas e à Anubias nana (quando plantei a Echinodorus 'Ozelot Green' não sabia que iria ficar tão grande). Eu de vez em quando corto com uma tesoura o mais rente possível à origem o caule de algumas das folhas grandes. Mas não sei se isto será a melhor opção.

 

2º Iluminação

Eu já sei que 18W é pouco, gostava de saber quantos Watts preciso mais ou menos para este tipo de plantas para quando arranjar tempo de fazer uma tampa nova mudar a iluminação (já sei que 1W/L é demais para este tipo de plantas).

 

3º Kh e CO2

Outra dúvida que tenho é conversão de mg/L de Kh para graus alemães, é multiplicando por 0.056? É que se for tenho um Kh de 2.8º (ando a experimentar aumentar nas TPAs com bicarbonato de sódio). E através de uma aplicação calculei um valor teórico de CO2 de 12.5mg/L, que seguindo as indicações da aplicação é muito baixo. Pergunta, eu acho que já li a dizer que sim aqui no fórum, mas queria confirmar, as plantas consomem Kh se houver falta de CO2? É que eu vou comparar o Kh depois da TPA (com adição de bicarbonato) e antes.

 

Agradecia então que me pudessem ajudar nestes problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais