Nim Publicado Junho 29, 2009 Publicado Junho 29, 2009 (editado) Boa noite. "Herdei" um aquário de um amigo que desistiu de ter peixes. Nunca tive um aquário antes, embora já andasse a ponderar o assunto há uns bons tempos, pelo que pelo menos algumas coisinhas sobre o assunto eu já sei, embora claramente não seja o suficiente para lidar com este caso. Aquário: medidas: 62x33x33 Filtro: tetractec in400plus (400L/hora) termostato tetratec 75W iluminação: o suporte diz 15W mas não consegui abrir aquilo para ver a potência da lâmpada ainda estou a estudar o caso Entretanto, como o aquário estava em muito mau estado no que diz respeito aos valores da água (tinha 200mg/L de NO3) tenho estado a fazer TPA de aproximadamente 10% de dois em dois dias, será que estou a fazer mal? Não posso simplesmente limpar tudo e por o aquário a ciclar porque ele já vinha com três peixes - um tubarão martelo, um danubio zebra e um molly - e eu não tenho onde os colocar. Há uma superpopulação de caracóis planorbis corneus e eu não sei o que fazer com eles. Há também musgo Christmas em demasia há solta pelo aquário mas já li uns tópicos por ai que dizem para amarra-lo a um tronco ou a uma pedra para ele pegar mas não percebi que tipo de "linha" uso para o fazer. Esta pergunta provavelmente é um bocado parva (mas mais vale fazer figura de ursa que matar os poucos peixinhos que ainda tenho): Queria trocar o areão e plantar o aquário (arranjei um substrato da sera). Posso tirar temporarimanente os peixes do aqua para fazer isto e depois reintroduzi-los (utilizando a água que já estava no aquário anteriormente)? E já agora, como faço com o tubarão? Ele é claramente grande de mais para o aquário e não sei se o posso entregar numa loja de peixes ou se há algum local onde se possa colocar um "anúncio" para o oferecer a quem tenha condições Entretanto, quando os valores da água normalizarem, estava a pensar introduzir (a pouco e pouco) um betta (macho), um casal de colisas, um cardume de falsos narizes de bêbado (uns...8?), 3 platys, 2 neretinas. São peixes a mais? É que ainda me faltam peixes de fundo. Qual o pH ideal para um aquário comunitário com estas espécies? Serão a melhor escolha, tendo em conta que o pH da água da minha torneira anda à volta dos 7.5? Ainda não decidi a flora porque ainda não decidi a fauna (nem tão pouco sei os valores da iluminação) mas estava a pensar em plantas de fácil manutenção. Um tapete de Riccia, musgo christmas, anubia nana, vallisneria, Hygrophila e algo por ai. Estou a cometer algum erro enorme nas escolhas? ou no resto? Enfim, não percebo exactamente muito disto, tenho-me ficado pela literatura apenas. Desde já, obrigada Editado Junho 29, 2009 por Nim Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 30, 2009 Publicado: Junho 30, 2009 Bem vindo. Boa noite."Herdei" um aquário de um amigo que desistiu de ter peixes. Nunca tive um aquário antes, embora já andasse a ponderar o assunto há uns bons tempos, pelo que pelo menos algumas coisinhas sobre o assunto eu já sei, embora claramente não seja o suficiente para lidar com este caso. Aquário: medidas: 62x33x33 Filtro: tetractec in400plus (400L/hora) termostato tetratec 75W iluminação: o suporte diz 15W mas não consegui abrir aquilo para ver a potência da lâmpada ainda estou a estudar o caso Entretanto, como o aquário estava em muito mau estado no que diz respeito aos valores da água (tinha 200mg/L de NO3) tenho estado a fazer TPA de aproximadamente 10% de dois em dois dias, será que estou a fazer mal? Não estás a fazer mal, mas podes aumentar um pouco a % pq 200mg/l é muito mesmo). Não posso simplesmente limpar tudo e por o aquário a ciclar porque ele já vinha com três peixes - um tubarão martelo, um danubio zebra e um molly - e eu não tenho onde os colocar.Há uma superpopulação de caracóis planorbis corneus e eu não sei o que fazer com eles. Há também musgo Christmas em demasia há solta pelo aquário mas já li uns tópicos por ai que dizem para amarra-lo a um tronco ou a uma pedra para ele pegar mas não percebi que tipo de "linha" uso para o fazer. Fio de pesca, o mais fino possível e bem preso (para não se soltar). Esta pergunta provavelmente é um bocado parva (mas mais vale fazer figura de ursa que matar os poucos peixinhos que ainda tenho):Queria trocar o areão e plantar o aquário (arranjei um substrato da sera). Posso tirar temporarimanente os peixes do aqua para fazer isto e depois reintroduzi-los (utilizando a água que já estava no aquário anteriormente)? Podes mas mais importante que aproveitares a água, seria aproveitares o filtro, tenta-o manter ligado dentro de um balde durante o tempo que levares a realizar essa operação. E já agora, como faço com o tubarão? Ele é claramente grande de mais para o aquário e não sei se o posso entregar numa loja de peixes ou se há algum local onde se possa colocar um "anúncio" para o oferecer a quem tenha condições Podes perguntar em lojas se to aceitam, podes colocar um anúncio aqui no fórum a oferecer/vender. Entretanto, quando os valores da água normalizarem, estava a pensar introduzir (a pouco e pouco) um betta (macho), um casal de colisas, um cardume de falsos narizes de bêbado (uns...8?), 3 platys, 2 neretinas. São peixes a mais? O aquário terá 67 litros brutos, ainda tens que descontar areão, decorações, plantas etc etc a tua lista claramente tem peixes a mais. É que ainda me faltam peixes de fundo. Qual o pH ideal para um aquário comunitário com estas espécies? Serão a melhor escolha, tendo em conta que o pH da água da minha torneira anda à volta dos 7.5?Ainda não decidi a flora porque ainda não decidi a fauna (nem tão pouco sei os valores da iluminação) mas estava a pensar em plantas de fácil manutenção. Um tapete de Riccia, musgo christmas, anubia nana, vallisneria, Hygrophila e algo por ai. Estou a cometer algum erro enorme nas escolhas? ou no resto? Não estás a cometer nenhum erro, a não ser na lista de peixes. Enfim, não percebo exactamente muito disto, tenho-me ficado pela literatura apenas. Desde já, obrigada Ler é muito importante, quando colocamos nas nossas mãos seres vivos ainda mais, por isso estás no bom caminho. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts