Recommended Posts

Publicado

É mesmo assim!! Como é que se vê se um escalar é macho ou femea??? Já agr se tiverem fotos de machos ou femeas podem posta-las tambem!!!!Portem-se. Obrigado

Hugo M. Viana

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Publicado:

como é que eu sei se o escalar esta na hora da postura dos ovos????

Hugo M. Viana

Publicado:

ok naysel obrigado. Porte-te bem e um bom resto de dia

Hugo M. Viana

Publicado:

Sim... O naysel esta correcto! podes tentar fazer uma identificacao a "olhometro", mas e' quase certo que vais falhar :roll::lol::lol: TEnta olhar para eles e ver quais os mais machoes :lol: eu consigo com algum sucesso.

Mas 100% so na postura!

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Boas,

A unica forma que eu encontro para distinguir o sexo entre escalares é só mesmo na postura, a femea coloca os ovos e o macho fecunda-os.

A olho nú nunca consegui distinguir até porque à femeas maiores e outras menores que os machos, basta um deles ser de veu e o outro não.

Cumprimentos,

Publicado:

Ola

Vou tentar descrever como distinguia um macho da femea. Mas, atenção não é 100 por cento.

Quando dois peixes se isolam a um canto e começam a limpar qualquer objecto, por exemplo o vidro, o termostrato ou tubo ou mangueira é sinal que vai haver desova.

Então é procurar descobrir o sexo (tem outro nome cientifico) e verificar que o do macho é mais pequeno e a femea é maior e mais largo. Também para os entendidos pode-se dar um palpite pela curvatura da saida da cauda ou mais conhecida o véu. Tenho uma ideia que a femea faz mais direito a junção da cauda ao corpo e o macho faz um pequeno angulo.

Mas de facto a 100 por cento só na desova.

Lamento não ser mais preciso mas, já deixei de fazer criação de escalares há mais de 7 anos e, como tal estou já esquecido.

Também considero muito dificil que uma desova tenha um final feliz num comunitário, pois quando os alevins começarem a nadar serão um petisco muito saboroso para os outros.

Eu preparava um aquário quando um casal começava a limpar um local, ou aliás tinha a preocupação de meter no aquário diversas peças, como(cone, um pequeno tubo de pvc, um vaso de flores posto ao contrário, etc) para que eles desovassem. Então para os pais ou os outros peixes não comessem esses ovos, retirava a peça e metia num outro aquário aonde estaria com a mesma agua. E esperava com muita paciência. Ao principio tive certos desaires mas depois era criações em serie.

Julgo que transmiti a mensagem. Se assim não foi, estou cá para as dúvidas

Até sempre.

Rui