paulodospardais Publicado Junho 28, 2009 Share Publicado Junho 28, 2009 Boas, o caudal do meu eheim 2213ta um pouco forte, os peixes são arrastados naquela zona...como poderei reduzir o caudal? Paulo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Junho 28, 2009 Share Publicado: Junho 28, 2009 Se tiveres torneiras na saida do filtro podes cortar um bocado a saida, ou então na flauta fazes buracos maiores e a intensidade diminui Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe_cruz Publicado: Junho 28, 2009 Share Publicado: Junho 28, 2009 Talvez seja melhor abrir realmente mais os buracos na flauta , assim não forças o motor...ou apontar a flauta para baixo direcção do fundo... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Junho 28, 2009 Share Publicado: Junho 28, 2009 Forçar na saida nao prejudica o filtro, nao nos esqueçamos que quando as matérias filtrantes ou os tubos estão cheios, o filtro já só por sim está a ser estrangulado e nao é por isso que queima ou avaria, estrangular por uma torneira nao faz mal nenhum. Tens as 3 opções, alargar os furos da flauta, fazer mais furos ou usar as torneiras Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulodospardais Publicado: Junho 28, 2009 Autor Share Publicado: Junho 28, 2009 Acho que vou fechar um pouco as torneiras de saida... Forçar na saida nao prejudica o filtro, nao nos esqueçamos que quando as matérias filtrantes ou os tubos estão cheios, o filtro já só por sim está a ser estrangulado e nao é por isso que queima ou avaria, estrangular por uma torneira nao faz mal nenhum. Tens as 3 opções, alargar os furos da flauta, fazer mais furos ou usar as torneiras Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gsassetti Publicado: Junho 28, 2009 Share Publicado: Junho 28, 2009 Põe uma esponja no tubo de entrada da água... Para além de reduzir o caudal não deixa que entre sujidade para dentro do filtro... Assim não precisas de limpar o filtro tantas vezes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe_cruz Publicado: Junho 29, 2009 Share Publicado: Junho 29, 2009 (editado) Seja como for , tens varias opções para reduzir o caudal , embora dizer que aumentar a tensão sobre uma maquina seja ela qual for não a prejudica para mim é errada , todo e qq componente mecanico sujeito a tensão sobre um longo periodo de tempo ira ser prejudicado , perderá eficiencia e a longo termo ja desgastado irá avariár. No caso dos filtros externos pode provocar sobreaquecimento e queimar os respectivos componentes electricos(ou pelo menos afectar a sua eficiencia) , poderá fazer flutuações na corrente magnética que faz o impeler rodar ,prejudicando assim o veio do impeler de varios modos como levando-o a ficar oval e em ultima consequencia partir , podendo tb partir o proprio impeler ... Um exemplo que me aconteceu , tive um temp da luz que se avariou quando fui para fora e deixou as luzes do aquario ligadas durante 20h diarias , resultado fiquei com o aquario e os tubos do filtro cheios de algas (porque tinha muitos fosfatos etc e uma luminaria nova mais potente) o fluxo de agua no filtro ficou sobre tensão e passado pouco tempo (num filtro igual ao teu) partiu-se o veio do impeler , num filtro com 4 meses... tenho outro que dura a 12 anos ,porque sempre foi limpo e nunca teve obstruções de fluxo.. Uma coisa são os filtros controlados electronicamente que reduzem o seu caudal outra coisa são as reduções de fluxo que aumentam a tensão do intake do filtro. Para diminuir o caudal eu simplesmente aumentaria os furos da flauta como ja tinha dito , pois assim a corrente de saida é menos intensa e não se provoca tensão no motor do filtro . Quanto as camadas de detritos que se acumulam nos tubos do filtro , no filtro ou na cavidade do impeler eles devem ser limpos regularmente pois assim verás a longevidade do filtro aumentar significativamente... Se não me engano no manual de quase todos os filtros vêm uma advertencia para isto e , pelo menos em alguns ,vem esplicitamente descrito que não se deve obtruir o fluxo de entrada para o filtro, pois a longo termo pode e causa problemas .... Algumas pessoas trocam de filtro a cada 4-5 anos e outras têm filtros a durar 12 ... acho que expliquei o meu ponto de vista não? Cumprs Filipe Cruz Editado Junho 29, 2009 por Filipe_cruz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Junho 29, 2009 Share Publicado: Junho 29, 2009 Se não consegues aumentar os furos na flauta, pura e simplemente tira a tampa da flauta (ou tira a flauta). Opcionalmente coloca a flauta fora da água e faz cascata. (apontando para o ar e deixando a água fazer uma curva....) PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Manuel Martins Sousa Publicado: Junho 29, 2009 Share Publicado: Junho 29, 2009 Olá Qualquer sobrecarga provocada no motor do filtro, ou por excesso de sujidade, ou por estrangulamento do caudal pelo fecho da tubagem com uma torneira, provoca danos no motor que encurta a sua vida útil. A melhor solução é fazer um by-pass entre a tubagem de entrada e de saída do filtro com a interposição de uma torneira que regulará o fluxo de água que chega à flauta, sem qualquer sobrecarga para o motor do filtro. Cumprimentos Martins de Sousa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts