Recommended Posts

Publicado

Esta planta está assim o que é isto???? Falta-lhe o Quê???? alguem sabe???? Obrigada

plln.jpg

Publicado: (editado)

ESTÁ muito pior

Editado por ecavaco
Publicado:

Viva,

Parece-me falta de magnésio.

Magnesium Yellow patches with veins remaining green

Similar to iron as it prevents plant from absorbing iron

Distorted leaf growth

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Olá.

Existem algum site tipo FAQ para os sintomas e as possíveis doenças das plantas ?

Não é preciso site... há um tópico aqui no Fórum escrito pelo André Silvestre.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

por aquilo que percebi deve ser falta de potássio

Boas

Pode ser que este esquema tambem ajude em algo

3591814040_bc03c264a5_o.jpg

falta de potassio poderia ser uma possiblidade, mas nao noto a planta esburacada e com os rebordos amarelados.

eu diria que é deficiencia em fosfatos.

Editado por krypticall
  • 2 semanas depois...
Publicado:

tem buracos sim e cada vez mais não sei se é melhor cortar as folhas danificadaas ... O que me aconselham????

Publicado:

Pronto eu sei que sou muito chata mas a sério que me está a doer a alma ver as plantas assim e ninguem me dá mais uma dica... vá lá que não tenho tempo para grandes pesquisas... professora trabalha muuuuuuuuuuuito nestas alturas... e quando tiver tempo a planta já era

obrigada

Publicado:

Quais sao as medidas da altura do aquario, que iluminação tens e quanto tempo está a luz acesa?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

tem 50 altura.

uma flora glo de 1m e 2 PLL de 36, mas já tive 4 pll de 36 e uma t8 normal de 36 w e ficou pior do que está.... acendo durante 10h ou mais. Tenho Co2 botija

Publicado:

punha ferro e agora ponho uma coisa da sera para fertilizar.... não tenho subtrato fertil

Publicado:

Se não deres "papinha" ás plantas elas não crescem como deve ser. Isso é carências de alguns nutrientes...

Que "coisa da sera" é que estás a usar?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Florena da sera. Será que preciso de desmanchar aquilo tudo e comprar subtrato???? Estou mesmo triste e sem jeito.... E quanto a cortar as folhas velhas o que dizem????' tinha que tirar as plantas e cortar muiiiiiiitas.... será que não acabo com o resto???? as plantas tem mais de 3 anos e erão mesmo enormes e lindas

vais ao supermercado, compras barras de fertilizante tipo substral(há outra marca com melhor composição, mas não me lembro do nome agora), cortas cada barra em pedaços pequenos ( 3 bocados por barra) e coloca 1 enterrado(fundo) ao pé de cada raiz, resolve-te o problema por agora. Compra barras verdes, não vermelhas que são para ajudar á floração.

Utiliza esta solução que te dei em cima, só se não tiveres nenhum invertebrado sensivel, se tiveres, corta em 3-4 bocados por barra e vai colocando 1-2 bocados no aquario por dia, começando pelas plantas em pior estado geral, até atingires 2 bocados por planta, vai verificando a reacção dos invertebrados, o ideal será colocar quando chegas a casa, e vigiar de 30-30m ou 1h-1h até ires dormir, se começarem a dar maus sinais, troca de água... e um produto para eliminar metais pesados.(daqueles para usar nas trocas de água).

As folhas quando atingem esse estado não recuperam, podes podar já, ou podes deixar a planta continuar a tirar os nutrientes das folhas velhas e passa-los para as novas ( os móveis), e podar mais tarde.

as fotografias não ajudam em nada... mas é claramente um dos macro.

basicamente tens de responder a estas perguntas:

1-as folhas novas estão normais? ou apresentam algo estranho, o que?

2-as folhas afectadas caem facilmente, ou ficam vários dias?

3- caso fiquem vários dias, continuam verdes, mas com buracos que vão crescendo com rebordo amarelo/acastanhado , ou simplesmente ficam com mau aspecto ,muito amareladas ou mesmo castanhas, e vão ficando com partes transparentes?

responde com respostas sintéticas a cada pergunta.

podes baixar a iluminação para 8 horas...

em termos de fertilizações a Sera, na minha opinião, (fundamentada) é para esquecer...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

1-as folhas novas estão normais? ou apresentam algo estranho, o que?-Estão normais mas mais pequenas

2-as folhas afectadas caem facilmente, ou ficam vários dias?Ficam muito tempo

3- caso fiquem vários dias, continuam verdes, mas com buracos que vão crescendo com rebordo amarelo/acastanhado , ou simplesmente ficam com mau aspecto ,muito amareladas ou mesmo castanhas, e vão ficando com partes transparentes? Buracos vão ficando tranparentes e com o meioainda meio verde

Não sei se fiu clara. Nem as anubias crescem, nem o musgo de java sequer..... vou comprar as barritas já hoje obrigada

Publicado:

as barras vão ajudar, é falta de azoto disponivel.

Mede os nitratos devem estar em zero ou próximos.

Mesmo com niveis diferentes de zero, essas plantas á medida que crescem tornam-se cada vez mais dependentes da raiz para absorver certos nutrientes como neste caso, o azoto.

nao te esqueças de enterrar bem os bocados das barras, com o auxilio de uma pinça por exemplo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

MUITO OBRIGADA mesmo muito. Acho que vou cortar pelo menos as folhas de uma delas para comparar o que vai acontecendo.....

Publicado:

então, como está a correr?

Publicado:

ainda não vi grande coisa... Cortei as folhas mais feias e fiz o que disses-te .

Agora estou de ferias uma semana e só para a proxima vou ver o qyue deu