amns Publicado Junho 27, 2009 Share Publicado Junho 27, 2009 Olá! Estou a tentar reproduzir bettas, mas deparei-me com um cenário que não esperava.. Apesar de custar a que o casal se entendesse (a fêmea ficou sem algumas partes das barbatanas ), ao segundo dia de estarem juntos, lá se entenderam.. depois de nascerem os alevinos, estavam muitos no fundo e o pai lá andava a apanhá-los e a mandá-los para o ninho de bolhas.. Durante a noite, deixei uma luz ligada, para ele ver os alevins do fundo.. Mas quando cheguei no outro dia de manhã não havia nenhuns alevinos, nem no fundo, nem nas bolhas!.. o betta comeu os filhos!! Fiquei chocada, ele é muito 'bruto', mas até tinha um ninho de bolhas enorme e andava sempre ocupado com os ovos.. Isto já aconteceu a mais alguém? Alguém sabe o porquê de acontecer?.. Outra coisa, deve-se fazer algum tipo de tratamento à fêmea, se a fêmea sair do acasalamento com algumas barbatanas mordidas?.. Obrigado Fotos da minha 1ª criação de Bettas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
meninamaria86 Publicado: Junho 27, 2009 Share Publicado: Junho 27, 2009 Olá!Estou a tentar reproduzir bettas, mas deparei-me com um cenário que não esperava.. Apesar de custar a que o casal se entendesse (a fêmea ficou sem algumas partes das barbatanas ), ao segundo dia de estarem juntos, lá se entenderam.. depois de nascerem os alevinos, estavam muitos no fundo e o pai lá andava a apanhá-los e a mandá-los para o ninho de bolhas.. Durante a noite, deixei uma luz ligada, para ele ver os alevins do fundo.. Mas quando cheguei no outro dia de manhã não havia nenhuns alevinos, nem no fundo, nem nas bolhas!.. o betta comeu os filhos!! Fiquei chocada, ele é muito 'bruto', mas até tinha um ninho de bolhas enorme e andava sempre ocupado com os ovos.. Isto já aconteceu a mais alguém? Alguém sabe o porquê de acontecer?.. Outra coisa, deve-se fazer algum tipo de tratamento à fêmea, se a fêmea sair do acasalamento com algumas barbatanas mordidas?.. Obrigado Olá.. Que estranho. Realmente n é mt normal.. :/ Só uma pergunta, há algum aqua proximo do de reprodução? Estou a perguntar isto porque o papa ao ver outros peixes, ainda q n estejam no mesmo aqua, podem ficar em stress... Não vejo assim muito mais expicações para o que aconteceu :/... Em relação à femea, eu quando criava bettas nc fiz tratamento às femeas. Uns dias com uma boa alimentação e algumas vitaminas elas recuperavam bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pjmartins Publicado: Junho 27, 2009 Share Publicado: Junho 27, 2009 Boas, O que te aconteceu não é muito normal, suponho que alguma coisa distraiu ou stressou o Macho duarante a fase de tratar dos filhotes. Podes descrever mais promenorizadamente os passos que seguis-te desde que os juntas-te até ao momento em que ficas-te sem alevins? cumps A minha criação de BettasOS primeiros alevins de BETTA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
amns Publicado: Junho 28, 2009 Autor Share Publicado: Junho 28, 2009 Então vou tentar descrever melhor os passos e condições: - no 1ºdia que os juntei o macho continuou a fazer o ninho que já tinha começado quando os aquários dele e da fêmea estavam lado a lado - para que as bolhas se mantivessem juntas, como tinha só uma pequena planta no aquário, coloquei um bocado de esferovite em forma de anel e apanhei com uma colher tds. as bolhas lá para dentro.. ficaram 1 dia juntos e nada.. então decidi tirar o esferovite e deixá-lo refazer o ninho à sua vontade.. deixei um dia, ele refez o ninho e quando cheguei a casa, já tinha lá os ovinhos e andava a tratar deles.. tirei a fêmea com muito cuidado e coloquei noutro aquário que não está próximo deste. e deixei uma luz. Depois de um dia, já tinham nascido os alevins e o macho andava a cuidar deles, apanhando-os do chão e 'cuspindo-os'' para o ninho que até era enorme..e no dia seguinte de manhã estava a aqua limpo, ainda o vi a ''arrotar'' uns 2 ou 3 alevins que voltou a apanhar e aí viu-o comê-los.. - outra coisa que fiz, que não sei se poderá influenciar, é que quando chegava a casa, via que eles 2 não se tinham entendido e dava-lhes alguma comida (larvas secas), eles comiam sempre. - uma coisa que não sei se terá a ver, mas a temperatura da água ao final do dia como a casa aquece muito e fica tipo efeito estufa, ficava por volta dos 28, 29.. - O aqua está sozinho num móvel, não tem nenhum poutro peixe ao pé.. a não ser que seja um aqua que tenho do outro lado da sala com um peixe de água fria, mas estão a uns 2,5 metros de distância.. Agora vou esperar uns tempos ou até comprar outra fêmea e experimentar com um outro macho que tenho, pode ser que tenha mais sorte. Fotos da minha 1ª criação de Bettas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pjmartins Publicado: Junho 29, 2009 Share Publicado: Junho 29, 2009 Aparentemente a única coisa que pode ter influenciado o seu apetite é o facto de os teres alimentado. Nunca os alimento desde o momento que os junto até que os separo. Cerca de 3 dias. A minha criação de BettasOS primeiros alevins de BETTA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Bento Publicado: Junho 29, 2009 Share Publicado: Junho 29, 2009 (editado) Então vou tentar descrever melhor os passos e condições:- no 1ºdia que os juntei o macho continuou a fazer o ninho que já tinha começado quando os aquários dele e da fêmea estavam lado a lado - para que as bolhas se mantivessem juntas, como tinha só uma pequena planta no aquário, coloquei um bocado de esferovite em forma de anel e apanhei com uma colher tds. as bolhas lá para dentro.. ficaram 1 dia juntos e nada.. então decidi tirar o esferovite e deixá-lo refazer o ninho à sua vontade.. deixei um dia, ele refez o ninho e quando cheguei a casa, já tinha lá os ovinhos e andava a tratar deles.. tirei a fêmea com muito cuidado e coloquei noutro aquário que não está próximo deste. e deixei uma luz. Depois de um dia, já tinham nascido os alevins e o macho andava a cuidar deles, apanhando-os do chão e 'cuspindo-os'' para o ninho que até era enorme..e no dia seguinte de manhã estava a aqua limpo, ainda o vi a ''arrotar'' uns 2 ou 3 alevins que voltou a apanhar e aí viu-o comê-los.. - outra coisa que fiz, que não sei se poderá influenciar, é que quando chegava a casa, via que eles 2 não se tinham entendido e dava-lhes alguma comida (larvas secas), eles comiam sempre. - uma coisa que não sei se terá a ver, mas a temperatura da água ao final do dia como a casa aquece muito e fica tipo efeito estufa, ficava por volta dos 28, 29.. - O aqua está sozinho num móvel, não tem nenhum poutro peixe ao pé.. a não ser que seja um aqua que tenho do outro lado da sala com um peixe de água fria, mas estão a uns 2,5 metros de distância.. Agora vou esperar uns tempos ou até comprar outra fêmea e experimentar com um outro macho que tenho, pode ser que tenha mais sorte. Boa noite Nunca alimentar durante o acasalemnto nem nos dias seguintes á eclosão, insentiva o macho a comer os pequenos. Para evitar a morte durante esse periodo sem alimentação, alimentar bem e ricamente variado, tanto macho como femea durante uma semana e depois por a reproduzir. Quanto á femea sai sempre mal tratda, é o macho a subjuga-la Não mantenhas uma luz acessa durante a noite stressa muito o betta, deixa o aquario ser iluminado paenas pela luz exterior... Editado Junho 29, 2009 por Jorge Bento Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
amns Publicado: Junho 30, 2009 Autor Share Publicado: Junho 30, 2009 Boa noite Nunca alimentar durante o acasalemnto nem nos dias seguintes á eclosão, insentiva o macho a comer os pequenos. Para evitar a morte durante esse periodo sem alimentação, alimentar bem e ricamente variado, tanto macho como femea durante uma semana e depois por a reproduzir. Quanto á femea sai sempre mal tratda, é o macho a subjuga-la Não mantenhas uma luz acessa durante a noite stressa muito o betta, deixa o aquario ser iluminado paenas pela luz exterior... Obrigado pela dica, deve ter sido isso então. Fotos da minha 1ª criação de Bettas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts