Opinião sobre mini-projecto =)


4strings

Recommended Posts

Boas meus senhores e minhas senhoras, na primeira vez que postei, fiz uma descrição vaga daquilo que tinha mas com o que me foi respondido logo percebi, que tinha pouco espaço para os peixes (que venero) e más condições de filtragem lá com as malditas "aquaboxs" ou "bioboxs".

Vinha então deixar uma descrição mais detalhada e pormenorizada daquilo que tenho e daquilo que tenciono fazer e claro pedir a opinião de todos vocês.

 

----------------------------------------------------------------

 

Aquario

- 100x40x30 cm

- 100litros

----------------------------------------------------------------

Filtragem

- Aquabox - Cap 150 lts

---------------------------------------------------------------

Fauna

1 Tubarão Martelo (Pangasius hypophthalmus) - 13cm

2 Barbos (Barbonymus schwanenfeldii)- 10cm

1 Plecostomus albino - (Hypostomus plecostomus albino) - 8cm

1 Plecostomus comum - (Hypostomus plecostomus) - 16cm

4 Danios zebra - (Brachydanio rerio) - 3cm

1 Labeo negro (Labeo chrysophekadion) - 10cm

3 Peixes de agua fria - 1 Kinguio 12cm, 2 que desconheço a especie 9cm/3cm

2 Gouramis Pérola (macho/femea) - (Tricogaster leeri) 6cm/4cm

3 Bótias Palhaço (Chromobotia macracanthus) - 5cm/5cm/3cm

1 Labeo Albino (Labeo Frenatus Albino) - 6cm

1 Labeo Bicolor (Epalzeorhynchus frenatus) - 4cm

1 Tubarão Bala (Balantiocheilus melanopterus) - 9 cm

1 Colisa chuna (Trichogaster chuna) - 2cm

2 Plati Espada (Xiphophorus hellerii) - 4/5cm

1 Corydora (corydora melanistius) 4cm

----------------------------------------------------------------

Iluminação

1 Lampada 100w

----------------------------------------------------------------

 

 

Tencionava mandar fazer um aqua por medida, e gostava de saber qual o melhor tamanho/capacidade, e a melhor filtragem que eu podia ter para os meus meninos, é que não queria mesmo desfazer-me deles..

Gostava também de saber exactamente como plantar, os cuidados a ter com as plantas.

Se alguém me poder ajudar agradeço.

 

Cumps

 

André Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uiii, tens ai especies que precisam de muito espaco, esses tubaroes vao crescer bastante, os labeos sao extremamente territoriais apesar de nao crescerem tanto como os outros, peixes de agua fria, nao devem estar em aguas quentes, o seu metabolismo e extremamente acelerado, crescendo muito depressa, o que pode causar deformacoes no peixe e encurta o seu tempo de vida!

Essas plati mais cedo ou mais tarde vao ser comidos pelos grandalhoes, assim como a cory, que por ser um peixe de cardume deve ser mantido com pelo menos 5 outras corydoras da mesma especie(minimo de 6) mas sinceramente mais valia ofereceres a alguem, porque mais tarde ou mais cedo vai ser comida, assim como qualquer peixe que caiba na boca dos tubaroes

 

 

Quanto ao tamanho do aqua que precisas para isso tudo:

Lista de peixes ornamentais

 

Pesquisa nessa lista, que ja vais ter uma ideia!

 

 

P.S- Nem tinha reparado nos danios, nos barbos... vao pelo mesmo caminho de todos os outros pequenos, vao ser comidos se couberem na boca dos grandes! e sim, esse aquario esta cheio, a rebentar pelas costuras!

 

 

Espero ter ajudado,

NunoCAST

 

 

EDIT: para manter isso tudo, vai ser qualquer coisa, mas nunca um mini projecto! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem deixa-me lá admitir que já vi mesmo que de mini-projecto não tem quase nada...

 

Quanto ao que me disses-te das especies... bem, elas até agora tem vivido todas bem... acho que vou tratar de oferecer os danios zebra, as platis e talvez os de agua fria, e monte um aquario aí com 300lts... penso já ser algo melhor não sei...

 

De qualquer modo obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300 litros e claramente melhor do que os 120 que tens, mas nao sei se chegaste a reparar na ficha do pangassius! lool acho que era melhor ofereceres os tubaroes ( com 300 litros penso que mantes os labeos sem problemas nenhums!) e materes os pequeninos em vez de fazeres o que estas a pensar... é que um animal que atinge 100 cm, tem k se lhe diga, o bixo nem daria a volta no aquario, mesmo o de 300 litros! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, os pangasius tem uma particularidade de crescer conforme o espaço que têm para dar. Se ele não tiver muito espaço irá começar a comer menos e parar o seu crescimento. Em aquário o crescimento médio é de 50cm, a menos que o aquário lhe dê capacidade para crescer mais.

 

Mas depois tem aquele toque de que o peixe não se sentirá tão à vontade como se tivesse mais espaço para crescer.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300 litros e claramente melhor do que os 120 que tens, mas nao sei se chegaste a reparar na ficha do pangassius! lool acho que era melhor ofereceres os tubaroes ( com 300 litros penso que mantes os labeos sem problemas nenhums!) e materes os pequeninos em vez de fazeres o que estas a pensar... é que um animal que atinge 100 cm, tem k se lhe diga, o bixo nem daria a volta no aquario, mesmo o de 300 litros! lol

 

 

 

Quanto a isso, é lógico que se ambos os tubarões atingirem 30cm/40cm provavelmente tenho mesmo que me desfazer deles, mas também quero ter essas especies porque eu sempre gostei mais desse tipo de peixes, ha especies que podem viver um tempo até crescerem... é obvio que para habitat natural seria no minimo 1000lts para os tubarões, mas imagine-se la a trabalheira cuidar disso.. lol para a minha inexperiencia é demasiado... além disso não desponho do tempo que gostava para poder faze-lo sem falar fundamentalmente no poder de capital xD...

 

Fora isso vou tentar fazer o melhor.. já agora sabes que tipo de filtro externo e iluminação mais indicado para um aquario desse genero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, os pangasius tem uma particularidade de crescer conforme o espaço que têm para dar. Se ele não tiver muito espaço irá começar a comer menos e parar o seu crescimento. Em aquário o crescimento médio é de 50cm, a menos que o aquário lhe dê capacidade para crescer mais.

 

Mas depois tem aquele toque de que o peixe não se sentirá tão à vontade como se tivesse mais espaço para crescer.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

 

 

Por acaso já me tinham falado dessa particularidade.. talvez consiga trocar com alguem assim que ele precisar de crescer mais...

 

 

cumps

 

André Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso, é lógico que se ambos os tubarões atingirem 30cm/40cm provavelmente tenho mesmo que me desfazer deles, mas também quero ter essas especies porque eu sempre gostei mais desse tipo de peixes, ha especies que podem viver um tempo até crescerem... é obvio que para habitat natural seria no minimo 1000lts para os tubarões, mas imagine-se la a trabalheira cuidar disso.. lol para a minha inexperiencia é demasiado... além disso não desponho do tempo que gostava para poder faze-lo sem falar fundamentalmente no poder de capital xD...

 

Fora isso vou tentar fazer o melhor.. já agora sabes que tipo de filtro externo e iluminação mais indicado para um aquario desse genero?

 

 

1000 litros da tanto ou menos trabalho do que 100 litros, e um sistema mais estavel, logo precisa de menos TPA e afins, o problema e mesmo o capital, porque senao que tinham uma piscina em casa era eu, tambem tenho muitos projectos, mas pouco dinheiro! :medieval_mace: lool

 

Define primeiro as medidas do aqua entao, e depois falamos dos filtros e iluminacao!

Para mim, a volta de 300 litros seria com 100x60X60 (360l).... mas depois tens que ver que tipo de plantas queres por, para ver se precisas de Hqi ou se as t5/t8 chegam... esse tipo de coisas, comeca pelas medidas, que depois dentro do possiel o pessoal ajuda te por aqui! :animal_fish:

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem... acho que até poderia fazer 120x60x60 seriam já uns 400 não ? digo eu.. lol, mas também eu se o fizer vou mandar fazer por medida a um vidraceiro, porque ficaria mais barato mas ainda penso em como iria por calhas para tampas etc.. tenho pouca informação pelo menos aqui onde vivo "esmoriz", pouca gente conhece... e se interessa por aquariofilia... quanto ao que me falas-te Hqi t5/t8.. isso a mim nao me diz grande coisa xD desculpa la a ignorancia mesmo.. isso tem a ver com a eluminação para as plantas certo?

 

 

cumps

obrigado pela ajuda

 

André Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao varios tipos de lampadas, sendo as hqui mais potentes, e mais indicadas, para alturas superiores a 50 cm, mas para esses dados, fala com o membro sergiocaneca (carrega em cima do nome) que ele ajuda te com isso, e envia por correio, se nao estou em erro!

 

120x60x60=432000/1000= 432 litros, é muito facil saber a litragem, e so seguir essa formula.

 

Quanto ao mandar fazer, se tiveres conhecimentos para, o melhor e comprar o vidro e fazer em casa, nao tendo, um idraceiro é o mais indicado, mas tem o cuidado de lhe dizer que o silicone tem que ser proprio para aquarios, se existe essa falta de conhecimento, nunca e demais prevenir, por outro lado, podes pedir orcamentos aqui pelos patrocinadores do forum que ja deram mais do que provas que sabem o que estao a fazer, e com excelente qualidade!

 

Ainda relacionado com as plantas, dependendo das que queiras por, vais ter exigencias diferentes de luz, e isso reflecte se no fim do mes, e no investimento inicial! lol da uma vista de olhos por este site, e ve o que achas que querias:

AquaticPlantCenter

 

de referir que normalmente se considera luz forte quando se tem 1w/l ou mais, luz media de 0,5w/l ate 1 w/l e tudo quanto seja menos de 0,5 w/l inclusive, e considerado luz fraca, isto tem milhoes de outras formas, e varia de pessoa para pessoa, mas o que mais comum tenho lido tem sido isto!~

 

 

Bem penso que nao me esqueci de nada, boa sorte com o teu projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se estão a dar seguimento às respostas, cliquem em t_reply.gif !

 

Quando clicam em p_quote.gif a resposta fica automaticamente com um "quote", que 99% das vezes é desnecessário! Apenas devem utilizar este botão se a resposta se querem dar realce a algo que está em respostas mais acima, ou a parte da resposta anterior!

 

Estou a ficar "ligeiramente" farto de editar tópicos...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.