Faixa para a Fotossintese


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Boas :medieval_mace:

 

 

Muito se tem falado sobre os Kelvins, sua disposição no aquário, que faixas utilizar etc e na verdade nota-se diferença no desenvolvimento das plantas de kelvins para kelvins... sendo assim pergunto, qual é a faixa ideal para a fotossíntese ?

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é jogar não só com a intensidade da luz mas também com a frequência (ou comprimento de onda da radiação emitida). Isso vai depender do tipo de plantas que tens no aquário. Ou melhor, dos cromóforos que elas contêm. Vê uma destas figuras:

 

http://biogilde.files.wordpress.com/2009/0...w=578&h=453

http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/le...on-spectrum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

onde as plantas realizam melhor fotossintese e na zona do verde do grafico anterior (grafico do link), ou seja entre os 500 e 600nm (comprimento de onda)

Lê lá com melhor atenção... não é bem isso que está lá escrito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :P

 

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas, demorei um pouco a responder novamente porque tive a ler e a reler, mas mesmo assim torna-se um pouco confuso...

 

Eu tinha falado em kelvins, e a sua relação para fazer a fotossíntese, vocês responde-me em comprimentos de onda ;) pelo que entendi o que interessa realmente para as plantas fazerem a fotossíntese é o nm (comprimento de onda) sendo assim eu pergunto:

 

Uma lâmpada T5 de 39W com 6500K qual é o seu comprimento de onda ?

 

Outra coisa que desconhecia era isto "A fotossintese processa-se em organelos intracelulares com o nome de cloroplastos que são ricos em clorofila, um pigmento de cor verde. O facto de possuir cor verde, significa que absorve todos os comprimentos de onde excepto o verde, ou seja, devemos evitar fornecer às plantas luz colorida e em particular a verde que não é utilizada no processo fotossintetico." interessante... então e as plantas vermelhas ? absorvem todo o comprimento de onda menos o vermelho ?

 

Para concluir, isto segundo a minha conlcusao depois da leitura, o que é realmente importante é o comprimento de onda emitido pela lâmpada, mas tanto as T8, T5, PLL e as HQI, nunca vem a falar de comprimento de onda, mas sim em kelvins e Watts :S posto isto, e se o que realmente interessa para a fotossíntese é o comprimento de onda, é nos tentar-mos fornecer a faixa certa do comprimento de onde, porque é que as lâmpadas não vem especificadas qual é o seu comprimento de onda ? só falam em Watts e kelvins ?

 

que coisa ... :)

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma lâmpada T5 de 39W com 6500K qual é o seu comprimento de onda ?

 

são vários, misturados e com diferente intensidade em cada um deles, normalmente num espectro mais ou menos continuo.

 

Outra coisa que desconhecia era isto "A fotossintese processa-se em organelos intracelulares com o nome de cloroplastos que são ricos em clorofila, um pigmento de cor verde. O facto de possuir cor verde, significa que absorve todos os comprimentos de onde excepto o verde, ou seja, devemos evitar fornecer às plantas luz colorida e em particular a verde que não é utilizada no processo fotossintetico." interessante... então e as plantas vermelhas ? absorvem todo o comprimento de onda menos o vermelho ?

 

as plantas vermelhas teem clorofila e normalmente outros pigmentos fotossintéticos acessórios, betacarotenos, ficobilinas, que fazem decomposição da luz de maneira a que a mesma possa ser absorvida por pigmentos fotossintéticos "primários".

 

como há predominância destes, quer por condições de luz, quer por condições sazonais externas (as folhas no outono) a cor que tu vês é vermelha, no entanto a maior parte das plantas tem pigmentos principais e acessórios sempre presentes mas em proporções diferentes. Estas proporçoes ditam a cor percebida pelos nossos olhos. (não linearmente, já que os nossos olhos não teem curva de resposta linear ao espectro visivel).

 

Para concluir, isto segundo a minha conlcusao depois da leitura, o que é realmente importante é o comprimento de onda emitido pela lâmpada, mas tanto as T8, T5, PLL e as HQI, nunca vem a falar de comprimento de onda, mas sim em kelvins e Watts

 

Como disse em cima, as lampadas emitem vários comprimentos de onda (normalmente em toda a faixa do visivel e fora dela, infravermelhos, uv's próximos), o que pode ser visto nos gráficos de espectro de emissão. Os graus kelvins são obtidos por algoritmos a partir destes gráficos, e relacionam a percepção da luz á radiação emitida por um corpo negro quando aquecido a esta temperatura.

 

resumindo para não complicar muito.

 

Olha para o espectro de emissão e comparando lampadas e gráficos de absorção de clorofilas, percebes quais teem emissão mais proxima e quais não teem. (isto é uma simplificação grosseira, mas simples).

 

só falam em Watts e kelvins ?

 

Muita gente nem sabe interpretar esta informação...para que colocar mais informação que ninguem percebe. No entanto a maior parte dos sites dos fabricantes tem mais informação sobre a mesma, nomeadamente o gráfico de emissão, eficiencia do sistema usando as lampadas, lumens, etc... quem se quer informar, procura. :shocked028:

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são vários, misturados e com diferente intensidade em cada um deles, normalmente num espectro mais ou menos continuo.

 

Mas... uma única lâmpada tem vários comprimentos de onda é isso ?

 

Entao o fundamental para se ter uma iluminação ideal para um aquario plantado foi dito aqui :

 

"Olha para o espectro de emissão e comparando lampadas e gráficos de absorção de clorofilas, percebes quais teem emissão mais proxima e quais não teem. (isto é uma simplificação grosseira, mas simples)."

 

Todo o espectro que passar fora da absorçao de clorofilas nao interessa em nada as plantas ?

 

Acho que já estou a entender o esquema disto :thumbup3:

 

Entao é dai que vem a enorme faixa de kelvins (4000 a 20000K) e do seu crescimento/desenvolvimento das plantas ...

 

Logo, talvez o ideal, isto assim meio teórico será ter o numero maximo de lampadas todas elas com Kelvins diferentes.

 

Sendo assim posso concluir que Kelvins mais elevados estão mais "próximos" do espectro ideal (absorção de clorofilas)porque a planta tem tendencia a crescer mais depressa dai o chamado CREEPING.

 

Acertei ? :drool3:

 

Obrigado pela resposta elaborada :laugh: ja fiquei com mais LUZES :tapfoot:

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa, mas....

 

Todo o espectro que passar fora da absorçao de clorofilas nao interessa em nada as plantas ?

 

não, por isso é que disse que era uma aproximação grosseira e falei dos pigmentos acessórios que "moldam a luz", mas tipicamente "moldam" apenas radiação mais energética para menos energética (simplificando, violetas e azuis para o azul correcto, ou directamente para o vermelho correcto, e do laranja para o vermelho)

 

Entao é dai que vem a enorme faixa de kelvins (4000 a 20000K) e do seu crescimento/desenvolvimento das plantas ...

 

kelvins e fotossintese são duas coisas muito distintas, kelvins é como nós percebemos a luz branca, branco mais frio(mais azulado) ou mais quente (mais alaranjado). As plantas não querem saber de kelvins para nada, querem saber de gamas de radiações muito especificas.

 

É como os nossos olhos , por mais uv e mais infra-vermelho que haja na radiação nós não a vemos, já a nossa pele sente muito os infra-vermelhos para perceber o calor e sofre com os UV's que causam escaldões.

Logo, talvez o ideal, isto assim meio teórico será ter o numero maximo de lampadas todas elas com Kelvins diferentes.

 

não, há quem defenda que sim, mas são ideias ultrapassadas, o ideal da iluminação para qualquer aquario é ter iluminação suficiente, com boa reprodução cromática, para ver o aquario como deve ser, E para as plantas, tentar perceber se tem azuis e vemelhos suficientes.

 

Sendo assim posso concluir que Kelvins mais elevados estão mais "próximos" do espectro ideal (absorção de clorofilas)

 

não... como já disse anteriormente é possivel lampadas com espectro diferente terem os mesmos kelvins, tipicamente uma 6500 é suficiente porque teem espectros completos e com azuis e vermelhos ,...isto é tipicamente, se querem aprofundar mais, vejam o gráfico da lampada.

 

 

porque a planta tem tendencia a crescer mais depressa dai o chamado CREEPING.

 

creeping e crescer mais depressa não teem nada a ver com nada, elas crescem rápido quando teem luz nutrientes e co2.

 

o creeping, ou rastejar, que é a tendência para alterar a direcção de crescimento, é fomentada pela luz, sim, mas pela proporção de espectros.

 

Tipicamente numa planta de caule, muita luz faz a planta compactar, pouca luz faz a planta ter grande distancia entre nós, muito azul e pouco vermelho faz algumas plantas mudarem a direcção principal de crescimento. Podes aprofundar mais pesquisando a sério sobre fototropismo.

 

Não tomes estes nãos como chatice, mas como estimulo, temos todos ainda muito que aprender...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais