Montagem de aquário de 240 L


Recommended Posts

Olá a todos! É a primeira vez que comunico por aqui..:character0050: e na aquariofilia também ainda não tenho muito tempo de experiência.. ofereceram-m o primeiro aquário há 3anos e a partir daí nunca mais parei..

 

Agora queria aventurar-me num projecto mais a sério.. quero montar um aquário de água doce com 120X50X40 (CompXLargXAlt), 240 litros.. o problema é que nunca fiz isto antes.. mas tenho pesquisado bastante.. Decidi fazê-lo porque acho que é estimulante e maravilhoso ter uma coisa que posso dizer que fui eu que consegui fazer.. e além disso queria poupar algum dinheiro..

 

Mesmo apesar de já ter pesquisado gostava de recolher mais opiniões e esclarecer algumas dúvidas.. Vou apresentar isto por tópicos senão ninguém tem paciência para ler.. :)

 

1. O tipo de vidro mais aconselhável (do que tenho lido acho que pode ser vidro normal, comprado em qualquer vidraceiro, mas não tenho a certeza)

 

2. Espessura do vidro (10 mm? haverá necessidade do fundo ter 12 mm por segurança?)

 

3. Qual é o silicone que me aconselham? ouvi falar do Silastic 732, do Siltrade manutenção, do Elch Pro Aquarium e do Dana Lim 579.. e portanto com tantos fiquei baralhada..ainda mais confusa do que já estava..:alberteinstein: Eu queria o melhor, para que ficasse um aquário seguro.. E não sei onde posso comprar.. haverá em lojas de aquariofilia?

 

4. Pensei pôr a toda a volta do aquário uma estrutura em metal ou plástico para suportar melhor o peso da água

 

5. Assim acham necessário colocar travessas? Não queria nada ter de colocar.. acho que o aquário fica muito mais feio.. :?

 

Além disso se for mesmo necessário não sei como colocá-las.. nem que largura hão-de ter..

 

Obrigada pela paciência e pela ajuda.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cleopatra vou resumir :

 

1: Pode ser vidro normal.

2: 8mm deve chegar mesmo sem traves mas eu iria para os 10mm para segurança

3: Não sei mesmo nada de marcas :) mas optaria por preto mas é mais arriscado se não o colares mesmo,nota-se mais as falhas de colagem.

4: Acho extremamente feio e desnecessário.Já vi isso em 2 aquários e achei super feio :alberteinstein: mas são gostos.

5: 10mm de certeza que não precisas de traves.

 

Apoio a 200% esta tua escolha,também fiz o meu e poupei bastante dinheiro :character0050: só te aconselharia era 50cm de altura é que no futuro podes querer escalares/discus ou outros peixes de dimensões parecidas e não tens altura.Existem sempre alguns cm de substrato + uns cm sem água e pensa só quantos Cm os peixes podem ter,vais ter que reduzir a tua escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essas medidas 10mm chega sem travessas, mas também te aconselho 50cm ou mais de altura, assim uns 55cm ou 60cm. Se tiveres mais tardes discos ou escalares ajuda ter uma boa altura. Com esta altura talvez seja melhor vidro de 12mm e ja ficas mais segura, nao precisas de travessas nem nada em ferro.

 

deixo-te aqui um link que te ajuda com a espessura do vidro http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry239696

 

O silicone, qualquer um de uma loja de aquariofilia proprio pra colar aquarios dá. A cor é ao gosto.

 

Força com o projecto :medieval_mace:

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que quando aconselhamos ou temos a certeza do que falamos ou então ficamos calados,tenho mesmo pena que passado 2 meses fora do fórum alguns membros continuem iguais.

60cm é uma boa altura,melhor seria em base pois os peixes aproveitam mais a base que a altura.Associado aos 60cm exige logo uma expessura bastante superior aos 12mm,isso garanto eu.Para não falar que iluminação seria HQI e se em 50cm é á "rasca" que se mexe no fundo com 60cm e se tiveres os habituais braços de rapariga andas com a cabeça lá dentro...

Mas isto sou eu a falar que não percebo nada disto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela vossa ajuda! Para quem está a tentar avançar em algo novo é essencial alguma orientação.. e todas as opiniões são bem vindas! :D

 

Por agora não estou a pensar adicionar novos peixes.. mas também até o aquário estar construído e montado muito pode acontecer.. neste momento tenho um aquário de 25 litros (um mini comparado com o quero montar agora..).. com guppies (a maior parte já nascida lá) e uma ancistrus que é a empregada de limpeza..:) então aconselham-se em optar por um de 120X50X50 (CompXLargXAlt)? não queria muito alto porque acho que dificulta mais as operações de manutenção.. mas se calhar estou enganada.. então o aquário fica completamente seguro com vidro normal de espessura 12 mm, sem haver necessidade de travessas? mesmo não colocando uma estrutura a toda a volta do aquário acho que podia reforçar com uma moldura só na parte de baixo e por cima, como os que se vê nas lojas.. é que tenho mesmo bastante receio de um dia chegar a casa e ter o meu lindo aquário partido, os meus peixes enfim.. e o chão todo ensopado de água.. deve ser o pior pesadelo de qualquer aquariófilo.. :) e por isso não me importo de gastar um pouco mais em espessura por exemplo e garantir que isso não acontece..

 

E também já li por aí que aquários DIY com 13 anos de um dia para o outro rebentaram e lá se foi tudo.. E que muitas vezes é mesmo necessário fazer-se uma manutenção..como mudar algum vidro se necessário..

 

Gostava também de ouvir a opinião de alguém que já tenha feito um aquário para saber onde é que me vou meter! :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge! Pois era o que eu queria dizer com "dificultar as operações de manutenção".. é difícil chegar lá abaixo.. :sunbathing: eu concordo com isso dos peixes aproveitarem melhor a largura que a altura por isso inicialmente tinha pensado numa largura de 50 cm e altura 40 cm.. mas depois aconselharam-se a aumentar a altura.. porque poderia vir a querer discos ou escalares que necessitam de mais espaço.. e visto que o substrato já ocupa alguns cm..

 

Mas agora voltei a ficar na dúvida.. então as melhores hipóteses seriam 120X40X50 ou 120X50X60 (CXAXL)? e para a primeira hipótese bastaria vidro de 10 mm e para a segunda hipótese 12mm ou mais? sem travessas e com a moldura na base e na face superior? Ou aconselham outra coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da largura eu na altura só ia para 50cm,mais que isso já expliquei os motivos de não apostar numa altura maior.Uma boa base é sempre melhor para os peixes e não influência tanto a espessura do vidro.Uma cena que já vi que decidiste é a "extrutura" :sunbathing: na minha misera opinião isso é só para "inglês ver" eu odeio ver isso e acho que não faz praticamente nada.Se for bem colado nem precisa de nada e para isso ter algum efeito prático teria que ter uns 2cm de largura a cantoneira o que além de feio tapa logo um pouco da frente e laterais.Se queres optar por um aquário sem traves eu ia para 12mm para o vidro o que me parece já ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não decidi nada quanto à estrutura..até prefiro sem nada, como disseste.. só tenho é medo que apenas silicone e vidros de 12 mm não seja suficiente para suportar o peso da água.. quero fazer uma coisa em condições, para não me arrepender. Então não me aconselhas mesmo as dimensões anteriores (120X40X50) não é? E com as novas dimensões alguém sabe em quanto, aproximadamente, é que me ficavam os vidros? Só para ter uma ideia.. Ainda não fui ver preços aqui em Lisboa.. tenho andado com pouco tempo.. tenho de tratar disso nos próximos dias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Equipamento:

- Iluminação2 lampadas T8 32 W (1 Aqua Glo 18000k e 1 Flora Glow com 2800 K) + 4 lampadas PLL de 4500 K ( Obrigado Sergio Caneca pela alteração)

 

Fertilizações:

- Seachem Flourish Iron diáriamente

- Seachem Flourish Potassium bi-diáriamente

- Seachem Flourish Excel diáriamente

- Aquacare Tropica Semanalmente

 

Tenho medo de fazer as contas mensais disso,bastante medo mesmo.É evidente que isso é possível os custos é que são capazes de ser o dobro.

 

Eu nunca ia para os 40 de altura e já te disse o motivo.Se não te achas com confiança suficiente tenta a Aquavitro dizem que tem preços excelentes e é de Lisboa.Após teres o orçamento deles mandas mails a vidrarias e decides conforme achares melhor.Eu tenho o meu com 120 x 50 x 50 só com silicone,sem a tal armadura e até hoje 0 problemas em 2 anos e meio :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja viram o topico? pois é, mas isto sou eu que só escrevo coisas que já vi que funcionam.

 

Acho que devias de moderar o tom da tua escrita, não és dono da verdade absoluta, ninguem é. Só estamos aqui a aprender com quem tem mais experiencia, e pelos vistos não é preciso HQI para 70cm de altura, porque haveria de ser para 55cm ou 60cm?

 

Quanto à manutenção, se tens dificuldade em chegar ao aquario opta por 50cm de altura, o movel normalmente tem 70cm de altura, não sei quanto medes, mas é facil fazer as contas.

 

Podes sempre meter um aqua mais alto e quando tiveres que fazer a montagem utilizar um pequeno escadote ou mesmo para aspirar o areao, mas ai já é preciso ter mais trabalho e veres se tens tempo e vontade para o fazer.

 

Um tamanho standard de aquario é o 120x40x55 ou 120x40x50, mas quanto mais largo for melhor para os peixes. 120x40x50 podes meter 10mm, mais tem que ser 12mm e não precisas de travessas.

 

tenta ver como se fazem as contas pra calcular a espessura do visro para as medidas que quiseres no topico que mandei em cima.

 

Bom projecto, tamos aqui para ajudar :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vimos que é possivel ter 70cm sem HQI, o custo já é outra conversa.

 

Mas ela ate pode gostar de cicledeos africanos e não precisa de tanta luz.

 

Já pensaste na fauna e flora que pretendes? Ou só vais manter os guppys? Depois também tens que ver as despesas mensais em electricidade e adubantes que não ficam baratos... Mas se tiveres disponibelidae força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que aconselhas mal,é a minha opinião.Sentes-te ofendido?Tens ai o botão "alertar".Não te faltei ao respeito nem tão pouco mais ou menos.

Ao aconselhar devemos explicar o porquê de tudo,creio eu.Se me perguntassem um bom carro eu diria Audi,mas depois tenho que pensar isso é um balurdio é melhor dizer Seat.Aqui foi a mesma coisa.Aconselhas uma coisa com custos brutais,é possivel o que disseste mas custos bem altos.Mas claro o dinheiro é dela.

O Standart é 120 x 50 x 50 , se for para os 40 pode esquecer no futuro discus e escalares.Ao fazer evita voltar a gastar dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[OFFTOPIC-ON]

Achas aquilo que quiseres, eu não sou queixinhas, os moderadores que vejam como o forum anda, ultimamente tem andado muito agressivo.

Dizes que achas que quem nao sabe deve de tar calado, e pelo post que te mostrei parece que sempre é possivel alturas de 70cm sem HQI que é o que defendes ser impossivel.

 

Achas isso correcto? Dizer para tar calado se sei por experiencia de outros que é possivel? tem CO2 e fermentação, muita gente também o faz em aquas sem ser com aquela altura.

 

O que eu digo é baseado no pouco que sei, para ajudar as pessoas, é triste virem membros dizer que os outros haviam de tar calados e "eu é que sei". é a minha opinião vale o que vale e é baseada no que mostro e justifico.

 

agora para ajudar a colega, que é a finalidade do forum.

 

[OFFTOPIC-OFF]

 

as medidas standar aqui do catalogo da aquatlantis são 120x40x55 ou 150x50x60 (comprimento, largura, altura) como vais ser tu a fazer podes conjugar estes valores. Quanto mais largo e comprido poderes fazer melhor, para poderes ter especies maiores. Se poderes mete algo do tipo 120x50x55 em vidro de 12mm deve de chegar, mas posso fazer as contas se depois quiseres que te confirme.

 

A altura de 55cm não é muito mesmo para T5, pois nunca enches o aqua até cima e o substrato também sobe o nivel a que as plantas se encontram, por isso nunca vai ter os 55cm de coluna de agua reais.

 

Não te esqueças de um movel forte que aguente com esses quilos todos.

 

Para te ajudar melhor preciso de saber que especies pretendes mantes de flora e fauna e qual o teu orçamento. Tem em conta que o aquario para alem do preço inicial tem a conta da EDP eheheh, precisas de um termostato de perto de 300W, o filtro sempre a funcionar 24h e depois à a questão da iluminação, mais ou menos intensa dependendo da flora.

 

Espero ter ajudado no melhor do meu conhecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui um aquario 120x40x50 com discos e muito bonito onde não vejo ninguem a queixar-se que só tem 40cm de largura.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...123809&st=0

 

É para te dar uma ideia do bonito projecto que podes fazer metendo discos com outras especies. Tá muito bonito na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Vá tenham calma.. estamos todos aqui para aprender (eu mais que vocês he he.. ainda sou um pouco verdinha nesta área..).. e obrigada pela vossa ajuda..tem sido muito importante!

 

Então o que acham de fazer com 120x50x50, com vidro de 12mm sem travessas? De qualquer forma vou pedir orçamentos à Scalare e à Aquavitro (também já ouvi falar da Aquamoldura.. acham que também é de confiança?) e depois comparo-os com o de uma vidraceira para ter noção do que vou gastar de uma forma e de outra.. mas deve ser sempre mais barato fazê-lo eu não? Só quero ter a certeza.. Há alguns dias atrás não tinha dúvidas, sabia que queria ser eu a fazê-lo, mas tenho lido tantas coisas.. que não é assim tão fácil colar os vidros, que já surgiram casos em que o aquário se descolou, rebentou, etc.. e fiquei com algum receio.. mas ainda não decidi nada em concreto..

 

No entanto estou na dúvida se hei-de pedir também orçamento para 120x40x50.. não tenho um orçamento muito grande..mas por outro lado quero ficar com um aquário que seja mais definitivo e que tenha um bom tamanho para não ter que gastar dinheiro num futuro próximo.. Mas se calhar o preço de cada um é bastante diferente.. têm alguma noção dos preços que eles pedem? ou mesmo do preço dos vidros?

 

Em termos de fauna nos próximos tempos não vou pensar em peixes novos.. depois do aquário montado quero manter os meus guppies e a ancistrus até tornar o aquário estável e amadurecido..talvez adquira outro ancistrus antes de pôr os guppies para ajudar a que já tenho a ciclar mais rapidamente o aquário.. acho que os ancistrus até são bastante resistentes.. não sei se concordam.. depois mais tarde logo penso em adquirir novos habitantes..bigsmile

 

Relativamente à flora queria plantas fáceis de manter e que não necessitassem de muitos adubos.. e iluminação que me elevasse pouco a conta da electricidade..bigsmile como ainda não estou a trabalhar (estou quase mas ainda não estou..) não posso abusar.. Gostava de começar por criar um habitat mais direccionado para os guppies.. que plantas me aconselham então? Além disso, não tenho experiência com planta naturais, vai ser a primeira vez que contacto com elas..

 

Em relação à calha de iluminação o que me aconselham? disso é que não percebo mesmo nada.. e mesmo se por fim optasse por encomendar o aquário tinha de escolher a calha que quero que eles ponham não é? e não entendo nada disso.. como disse queria algo com qualidade (mas também não demasiado caro ou que gaste muito) e que satisfaça as necessidades dos peixes e das plantas.

 

Um aspecto que acho importante referir é que tenho uma casa quente.. o aquário que tenho agora (25 L) está na sala, no lado oposto ao da janela, e mesmo sem aquecedor (já o retirei há bastante tempo..) a água está sempre entre os 29 e os 31º..

 

Graças a isso no fim-de-semana passado morreu-me uma fêmea (eu pelo menos acho que foi por causa disso).. Há 2 dias que não comia, não tinha qualquer mancha ou algo que indicasse doença.. mas estava mais parada e sempre cá em cima e parecia ter uma respiração mais ofegante..

 

Acho que é falta de O2. Como a água está mais quente há menos O2.. tanto que à noite quando apago a luz vejo-os quase em filinha junto à superfície.. Além disso como o aquário tem uma superfície pequena, e eles já são mais do que deviam para o espaço disponível (andaram a reproduzir-se como se não houvesse amanhã!) há menos O2 disponível..

 

Na 2a vou passar pela loja e comprar uma bomba de ar.. Gostava era de comprar uma que desse para o novo aquário também..porque senão agora gasto dinheiro numa bomba e depois quando tiver o novo montado tenho de gastar dinheiro noutra.. o que é que me aconselham?

 

Só referi esta questão porque não gostava de ter o mesmo problema no novo aquário.. é que para além da casa ser quente eu acho que a iluminação que tenho actualmente também aquece muito a água..mas posso estar enganada..supostamente a iluminação era a correcta.. eu comprei um daqueles kit's que têm o aquário e os acessórios tds incluídos.. Mas já li sobre isso e segundo o que li n me parecem ser uma escolha certa pois os acessórios nunca são de muita qualidade..

 

0ri0nte, já estive a ver o aquário do Okocha.. está muito bonito mesmo.. e ainda me aumenta as dúvidas sobre se hei-de optar por um de 120x50x50 ou um de 120x40x50.. se não pensasse nos custos seria o de 120x50x50 ou até de 120x50x60, ou maior ainda, sem pensar duas vezes.. mas assim tenho de pensar bem e comparar os preços.. Mas tendo sempre como referência que o 120x50x50 é preferível não?

 

Bem eu entusiasmo-me e depois saem mensagens enormes............. desculpem.. :P

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se respondo a tudo, a esta hora vai ser dificil.

 

depois faço-te as contas, mas quase de certeza absuluta que 120x50x50 com vidro de 12mm chega e sobra, não precisas de travessas. Pede orçamentos Às lojas que disseste, nunca mandei lá fazer nada, mas devem ser de confiança, e têm experiencia em aquarios, podes sempre confirmar que vidro de 12mm é suficiente.

 

Seres tu a fazer sai mais barato, porque não pagas mão de obra, tens que ver se queres mesmo fazer pelo gosto de fazer, ou se também é pelo aspecto economico. Quanto maior o aquario, mais consome para aquecer, melhor tem que ser o filtro, mais iluminação tem que ter... Tens que ver o €€€ disponivel para o projecto. 120x50x50 (300L) também pouca diferença em preços de manutenção fica para um de 120x40x50 (240L).

 

o termostato em ambos os casos 300W chega. Iluminação para plantas pouco exigentes como musgo de java, fetos de java, valisnerias, anubias, 2x54W T5 de 120cm acho que chega, para uma coisa melhorzinha podes por o dobro e já metes plantas mais exigentes 4x54W. Mas o preço das calhas começa a disparar e a EDP também agradece :character0050:

 

Essa temperatura é muito elevada para manter diariamente guppys, mete gelo na agua, ou uma garrafa com agua congelada para ir arrefecendo a agua até aos 25ºC. Não convem arrefecer bruscamente. 2ºC por dia. Os guppys a 29ºC aceleram o metabolismo e encortam o periodo entre nascimentos, vais começar a ter guppys que nunca mais acabam eheheh.

 

Essa morte pode ter sido por estar gravida e ter corrido mal, mas com essa temperatura também é suspeito. Eles quando ficam mais paradas e a respirar mais ofegantemente é quando estão para ter alevins.

 

O2 não deve de ser necessário, as trocas gasosas com a superficie devem de chegar, elas andam mais à superficie por causa da temperatura, tenta baixar com as tecnicas que te disse a ver se elas voltam ao normal, se não resultar tenta o O2.

 

Por fim, se eu tivesse espaço e podesse ia para o 120x50x50, mas com 120x40x50 já dá para fazer coisas muito bonitas como te mostrei naquele outro nosso colega do forum. Tens que ver o €€€€.

 

conta com uns 500€ para cima, para teres movel, aquario, filtro, termostato, iluminação, substrato, materias filtrantes, plantas e novos peixes. Para alem de uma conta acrescida de uns 10€ por mês da EDP, fora a agua...

 

Espero ter ajudado qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos esclarecimentos 0ri0nte.. Eu gostava de fazer o aquário pelo prazer de o fazer e também pelo aspecto económico.. mas vou pedir orçamentos para decidir bem.. além disso o aquário vai ser montado com calma.. vou juntando dinheiro e vou fazendo.. vou comprando aos poucos, também porque quero escolher os acessórios com calma e montar um aquário bonito.. (quanto a este aspecto não sei se consigo mas vou tentar.. :ohmy: )

 

Então quando tiveres tempo podias fazer-me as contas para calcular a espessura sff.. para ambas as dimensões 120x50x50 e 120x40x50.. agradeço a ajuda!

 

E já agora antes de pedir orçamentos também precisava de saber que calha pedir para me colocarem (para o caso de decidir encomendar o aquário..).. posso pedir apenas para me porem uma de 2x54W T5 de 120cm ou uma de 4x54W? Não preciso de especificar a marca? acho que vou pedir o orçamento com uma e com outra.. apesar de eu inicialmente querer plantas fáceis de manter (não tenho experiência..prefiro ir dando um passo de cada vez e não um passo maior que a perna..:ohmy: ).. não sabes por acaso o preço médio e o consumo das 2 hipóteses de iluminação que referiste? para eu ter uma ideia.. é que se for muito diferente eu prefiro instalar a de 2x54W T5.. desde que isso seja suficiente para as plantas e peixes.. E como é com a questão da tampa? a calha pode substituir a tampa ou é melhor pedir um aquário com tampa?

 

Se alguém tiver outras opiniões ou sugestões está à vontade.. sou toda ouvidos! :slbsmile:

 

Bem..não sabia que a conta subia tanto! lol 10€ por mês não é brincadeira... :shock4:

 

Mesmo se optar por mandar fazer o aquário o móvel faço eu, tenho ajuda.. tem é de ser uma estrutura forte.. aconselham-se alguma coisa? materiais, reforços, etc..

 

Então achas que a bomba não vem solucionar nada? Mas no aquário novo vou ter de ter uma não é? Como vou ter plantas naturais e elas consomem O2 durante a noite tenho mesmo de fornecer O2 suplementar com a bomba certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Associado aos 60cm exige logo uma expessura bastante superior aos 12mm,isso garanto eu.Para não falar que iluminação seria HQI e se em 50cm é á "rasca" que se mexe no fundo com 60cm e se tiveres os habituais braços de rapariga andas com a cabeça lá dentro...

 

 

...

Tenho medo de fazer as contas mensais disso,bastante medo mesmo.É evidente que isso é possível os custos é que são capazes de ser o dobro...

 

 

....Aconselhas uma coisa com custos brutais,é possivel o que disseste mas custos bem altos.Mas claro o dinheiro é dela...

 

 

[OFFTOPIC-ON]

Achas aquilo que quiseres, eu não sou queixinhas, os moderadores que vejam como o forum anda, ultimamente tem andado muito agressivo.

Dizes que achas que quem nao sabe deve de tar calado, e pelo post que te mostrei parece que sempre é possivel alturas de 70cm sem HQI que é o que defendes ser impossivel.

 

4lsig2.jpg

 

E com esse assunto não perco mais tempo,não tenho tempo para essas cenas,o pior cego é o que não quer ver.

 

A tua temperatura ambiente não influência da mesma maneira um aquário de 25L como um de 300L,tens é que ver se sentes calor na secção ou então medir com um termometro.Como percebes basta uma luz fraca para te aquecer logo o aquário de 25L e o mesmo não acontece num de 300L.

A bomba de ar é dispensável pois basta teres movimento á superficie da água para existir as trocas gasosas,isso seria desperdicio de dinheiro.

O gasto em termostatos para os 240L e para 300L seria igual assim como pouco varia de 40 para 50cm a iluminação mas já dei a minha opinião atrás sobre os 40cm.Não esquecer é que nas lampâdas convém não teres só um cor de lâmpada.

O filtro aconselhava a comprares na aquaristic,são bastante em conta e aconselho também a ver os JBL que vêm completos,

Deixo-te umas imagens do meu aquário que tem 120 x 50 x 50 com um filtro Eheim 2217 e um 2026 , um UV de 36W ligado ao 2217.A iluminação são 3xT5 de 54W com balastros electrónicos.A cor das lâmpadas são 8400k á frente ao meio 6500k e no fundo 4200K.

 

picture003aix.th.jpg imagem180.th.jpg picture006pbd.th.jpg imagem048w.th.jpg th_00158_Imagem_074_122_366lo.jpg th_96910_Imagem_049_122_181lo.jpg

 

Espero que tenha servido de algo a minha informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do teu aquário Jorge! omg Em relação ao movimento na água, praticamente não existe.. comprei o meu aquario actual num kit e trazia daqueles filtros que têm uma bomba, metade submersa na água, puxa a água que vai circular sobre 2 esponjas (para tratamento químico e biológico) e depois sobre uma roda que tem mais 2 esponjas pequenas e depois cai novamente no aquário, no lado oposto áquele em que a água foi puxada.. espero que tenhas entendido mais ou menos.. o problema é que a água cai sem provocar praticamente nenhum movimento na água.. agora tenho mantido a tampa do aquário aberta para que não aqueça tanto e a água tem evaporado mais, como é normal, e quando desce alguns cm aí a água que cai provoca algumas bolinhas na água, mas raramente acontece.. por isso é que achei que seria importante.. e como a guppy morreu fiquei com receio de que comecem a morrer mais.. tenho 7 pequenos (que já nasceram no aquário) e quando forem maiores vão necessitar de mais O2 e tenho receio de que não consigam obter o necessário.. Se a diferença em termos de custos entre o de 120x40x50 e o de 120x50x50 for pequena é claro que opto pelo maior.. só estou mesmo limitada em termos de custos..

 

Não percebo bem as cores das lâmpadas.. o meu só tem uma lâmpada fluorescente.. como é que isso funciona? Então eu quer para uma dimensão quer para outra também tenho de ter 3 lâmpadas? Como já disse vou querer manter plantas fáceis de manter.. ainda não tenho experiência com plantas naturais e quero ir com calma.. Qual foi o critério que usaste para escolher as cores? É que estou mesmo a zeros no que diz respeito a isso..

 

Em relação ao filtro porque é que tens 2? É necessário? Pensava que só era necessário um.. Eu prefiro um filtro externo..é melhor não é? além disso os internos ocupam muito espaço e fica pouco estético no aquário.. Já andei a pesquisar há algum tempo e também encontrei um da Tetra.. É o Tetratec EX 1200 com desempenho de 1200 l/h e é mais ou menos o mesmo preço.. num site encontrei a 84,95€.. achas que também é bom? é só para ir sodando..assim na altura de montar ja sei o que escolher.. Em relação aos produtos da marca JBL sabes em que lojas estão à venda cá em Lisboa?

 

Uma última coisa.. o sistema de UV de 36W que tens ligado ao filtro é mesmo necessário? Ainda não li muito sobre isso mas pensei que fosse mais para aquários de água salgada..

 

Obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge se meter anuncios da multiopticas é de bom tom para ti continua assim e que tenhas muitos amigos. Não deixas de ter um aquario engraçado por causa disso.

 

As ditas contas:

calculo para o aquário (120*40*50) dará:

 

Pressão : 9671,7 * 0,5 = 4835,85 Pascal

Relação lado maior / lado menor : 120/40 = 3.

Área : o maior vidro será o da frente (120*50) : 1,2*0,5 = 0,6m2

 

Espessura: SQRT(0,6*4835,85/72) = SQRT(40,29875) = 6,34 mm.

 

aplicando o factor para vidro normal em vez de temperado (1.3): 8,24mm - > 10mm

Escolhendo os 8mm tens necessidade de travas francesas, 10mm já não deves de necessitar

 

calculo para o aquário (120*50*50) dará:

 

Pressão : 9671,7 * 0,5 = 4835,85 Pascal (a altura é a mesma)

Relação lado maior / lado menor : 120/50 = 2.4. (podemos continuar a usar a formula mais abaixo)

Área : o maior vidro será o da frente (120*50) : 1,2*0,5 = 0,6m2

 

Espessura: SQRT(0,6*4835,85/72) = SQRT(40,29875) = 6,34 mm.

 

aplicando o factor para vidro normal em vez de temperado (1.3): 8,24mm - > 10mm

Escolhendo os 8mm tens necessidade de travas francesas, 10mm já tens alguma folga e também não deves de necessitar de travessas.

 

Ou seja acho que o factor aqui dominante é a altura, quanto mais alto mais pressão mais grosso tem que ser o vidro. Por estas contas qualquer um dos aquas dá para meter com vidro de 10mm sem travessas. Mas ao pedires os orçamentos nas lojas podes confirmar esta indicação.

 

A diferença maior vai ser no filtro, e mesmo assim não é muita, são mais uns 60L de agua. Se fosse eu talvez fosse pro aqua maior. termostato 300W, filtros depende do bolso de cada um, assim baratos hà os JEBO 819B que tem 9L de material filtrante (pelo que li) e faz 1500L/h custa +/- 70€ e ja vem pronto a funcionar (com material filtrante). Já se sabe que o material não é topo de gama, mas por 70€ e para o que faz é bem bom. para 300L ficas com uma filtragem de 5x o teu aquario o que já é bom, os discos são um bocado cagões convem ter uma boa filtragem, mas para guppys tas à vontade. mesmo 5x pros discos deve de chegar, a não ser que metas muitos.

Depois discos também gostam muito de TPA (troca parciais de agua) por isso também tas sempre a renovar a agua desse modo.

 

iluminação, segundo este site http://www.fitchfamily.com/lighting.html (Amano é um gajo conhecido (génio) no meio dos aquariofilistas) para 300L precisas de 169W. Ele usa CO2 e tem plantas exigentes, se quiseres uma coisa já preparada pro futuro compra já 3x54W de 120cm ou mesmo 4x54W. Podes é não ligar as lampadas todas para poupar na luz (edp). Metes 2 e vez se as plantas se dão bem.

 

Como o jorge disse a temperatura também convem variar. Procura por kelvins na net para teres uma ideia do que é. mete uma de 6500K e outra de 10000k, algo deste genero, neste campo também não sou especialista. Se meteres 3 lampadas mete outra mais baixa que 6500k.

 

UV é controverso, há quem diga que é benefico, outros que nem por isso. O UV mata os microorganismos todos, estereliza a agua. Uns dizem que os peixes benefeciam dessa agua, outros que os peixes ficam fragelizados. É dividido pelo que tenho lido. Como tas a conter custos aposta na opção mais barata, não meter... Pelo menos para já. Podes acrescentar sempre mais tarde se assim decidires.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Desculpem o Off-Record, esta resposta destina-se ao OriOnte e ao Jorge Oliveira:

 

Caros, conforme poderão confirmar in '[regras] Genéricas/Gerais Do Fórum':

 

  • Espera-se dos membros, um comportamento adulto e civilizado, pois acima de tudo, o fórum é um local onde o respeito pelas opiniões das outras pessoas impera! Todos nós gostamos de ter direito à nossa opinião, e aceitamos de bom grado tudo o que nos possam dizer, desde que seja feito com bom senso e com educação

 

E reforçada nas condições de aceitação aquando da inscrição no site, in 'Termos De Aceitação De Utilização Do Fórum De Aquariofilia':

 

  • Aceita também não colocar qualquer mensagem abusiva, obscena, insultuosa, ...

 

Chamo a atenção para o que está exposto e à consciência de cada um dos intervenientes para que corrijam as suas acções futuras independentemente de gostarem ou não do que a outra parte diz ou aconselha.

 

Faço mais uma chamada de atenção que este fórum como todos os outros é uma plataforma onde diversas opiniões são válidas e onde ninguém é dono de uma verdade universal. de facto só após discussões civilizadas e apresentações construtivas é que se poderá chegar a um consenso.

 

Agradeço ajam em conformidade.

 

Cumps,

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Jorge é mais experiente que eu nestas andanças pensei em pôr o mesmo tipo de iluminação..

 

Para o aquário de 120x50x50 3 lâmpadas T5 de 54W cada, de 120 cm, com as cores 8400 para a frente, 6500 para o meio e 4700 para o fundo.. o que acham? é uma boa escolha? ou deveria escolher uma superior a 8400? estava a pensar se esta iluminação seria adequada a plantas como as anubias, Echinodorus, Egeria densa (Elodea), Cryptocoryne nevillii, Vallisneria spiralis (Valisnéria), Eleocharis parvula, Hidrophila polysperma "rosa nervig" (Higrófila Sunset).. sim.. andei a pesquisar ;) :D acho que estas são fáceis de cuidar e se adaptam à iluminação que quero pôr.. o que acham?

 

Em termos do aquário 120x40x50 a iluminação seria a mesma? estou a perguntar para quando pedir orçamento saber o que pedir.. ou acham que pode sair mais barato pedia a calha com 120 cm mas depois comprar as lâmpadas à parte? onde se puder poupar é óptimo..:) é de aproveitar..

 

Obrigada a todos pela óptima ajuda :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah..esqueci-me de perguntar outra coisa.. em relação à utilização de uma bomba de água para aumentar a concentração de O2 na água não é mesmo necessária? mesmo quando tiver o aquário novo com plantas naturais? nem apenas durante a noite? as plantas absorvem O2 durante a noite para realizar a fotossíntese.. isso não exige que eu reponha a concentração de O2 na água? ou o filtro externo pode fazer esse papel? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.