Quanto e quando meter CO2

Recommended Posts

Publicado

Estou a meio do processo de montagem do meu aquario (tem plantas e água até meio :P )

O aquario tem 120x40x50, 120w de iluminação (4x30w) e um bom substrato.

Estou a pensar injectar CO2 atraves do metodo caseiro, mas não sei quando devo começar a faze-lo (logo no primeiro dia, passado umas semanas?), nem em que quantidade, estou indeciso entre 1 garrafa ou duas garrafas em ciclos diferentes (quando uma está a meio a outra começa a trabalhar).

Sugestões?

Obrigado

rui

Publicado:

Boas,

Primeiro enches o aquario, e depois se já tiveres muitas plantas aplicas o CO2. Vai controlando os valores da agua (ph,kh,no3,etc) antes de adicionares os peixes.

Convem adquirires pratica e experiencia na aplicação do CO2 (quantidade a aplicar, quando trocar a garrafa, etc) antes de adicionares os peixes senão estes é que vão sofrer. :P

Publicado:

Oi Rui

Eu tb sou novato nestas coisas do co2, no entanto aconselho-te a pesquizares primeiro, e depois se achares necessario sim adicionares o co2.

1- O co2 é necessário, se colocares plantas, e mesmo assim só se estas forem mais exigentes.

2- Outro aspecto é a adição de fertilizantes liquido, comprimidos e substrato (pois as plantas vão aumentar a fotosintese ).

3- importantissimo é o controle prévio dos parametros da água, pois o co2 baixa consideravelmente o ph, dizem os livros que o se o ph estiver equilibrado ex: 7 significa a dose certa de co2 , se estiver baixo ou alto é sinónimo de falta ou excesso de co2.

4- É preferivel adicionar pouco de inicio, e dp de o aqua já estar estabilizado, (e conforme o ph ir aumentando progressivamente.)

cumprimentos

agostinho mgm

Publicado:

Colocar CO2 depende das plantas que colocares, para plantas que formam tapete o CO2 é imprescindível. Iluminação elevada, precisas CO2, se a água da rede tiver muitos carbonatos podes fazer mudas regulares e até é possível passares sem o CO2, mas mal não faz (a menos que os peixes comecem a vir muito à superficie.

Quanto à altura em que deves colocar depende, podes colocar logo de inicio, mas como no principio do aquário as algas estão em alta o CO2 pode ajudá-las, portanto deves colocar muitas plantas logo de início, se não tiveres essa hipotese e preferires ir acrescentando plantas aos poucos não ponhas logo o CO2, tenta primeiro controlar as algas e fazer muitas mudas de água a partir logo do 3 ou 4 dia após a montagem

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

É engraçado esta dualidade entre plantas e algas no inicio da plantação do aquario. Comigo aconteceu que quando utilizei o fertilizante liquido no dia seguinte todos os vidros do aquario foram invadidos por uma pelicula de algas catanhas... Foi o Boom ! esperado que passou com o tempo. Aos poucos as plantas ganharam terreno e a ajuda das mudas de agua e limpeza dos vidros com uma gaze (removendo a tal pelicula ) foi fundamental. Hoje em dia apenas umas ligeiras nevoas nos vidros me incomodam !

Abraços !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

Nunca tive problemas de algas no aqua de metro.

Quando montei o aqua introduzi fetos de java (que retirei de um aqua mais pequeno e que deixei ficar tipo floresta para ter plantas para o plantar em quantidades razoáveis). Creio que o ideal para as algas não aparecerem é a introdução de plantas, ter um "come algas" e claro, manter a água com boa qualidade.

Agora em relação ao tópico:

Os fetos de java neste aquario desenvolvem-se mt lentamente, enquanto que no pequeno "crescem a olhos vistos", e apresentam também pequenos pontos pretos.

Surgem-me assim algumas dúvidas e também algumas certezas.

Em primeiro lugar, e por aquilo que li, falta de iluminação - tenho apenas uma lampada(power glo). Esta iluminação é de facto insuficiente pelo que penso colocar mais duas lampadas(talvez uma especifica para as plantas e uma tipo solar), preciso por isso construir uma tampa para o aqua(andei a investigar no mercado e não encontro senão de uma lampada - como o que tenho actualmente da aquapor).

Em segundo lugar as pequenas pintas pretas que aparecem nos fetos de java devem ser falta de ferro(ainda não comprei o teste fe), se for o caso creio que talvez resolva o problema com mudas mais frequentes(tenho feito cerca de 2 mudas em cada 3 semanas de cerca de 20-25%).

Em terceiro lugar, estou tentado a injectar co2 mas... aqui as dúvidas são muitas. Para começar, tento antes corrijir as falhas descritas anteriormente ou não? Tenho um Ph de 7 e não tem sofrido alterações à cerca de 6 meses, o que leva a perguntar se não poderei aqui arranjar maneira de perder esta estabilidade.

Bem já me está demasiado longo e talvez mesmo chato por isso fico por aqui.

Agradeço desde já todas as ajudas possíveis que me possam dar.

Publicado:

viva, essa pintas pretas que falas, podem ser esporos, apartir destes é que os fetos se multiplicam.

A iluminação é o factor mais importante mas tb o CO2, nutrientes e temperatura, a relação entre estes deve ser equilibrada para que se posso realizar fotossintese, não adianta meter pastilhas ou fertilizantes liquidos se não tens luz suficiente, por e simplesmente as plantas não tiram partido disso sem luz, tal como nos aquários de corais a luz é extremamente pensada e é neste factor que reside o sucesso.

26675160.img.jpg

Publicado:
Estou a meio do processo de montagem do meu aquario (tem plantas e água até meio :D  )

O aquario tem 120x40x50, 120w de iluminação (4x30w) e um bom substrato.

Estou a pensar injectar CO2 atraves do metodo caseiro, mas não sei quando devo começar a faze-lo (logo no primeiro dia, passado umas semanas?), nem em que quantidade, estou indeciso entre 1 garrafa ou duas garrafas em ciclos diferentes (quando uma está a meio a outra começa a trabalhar).

Sugestões?

Obrigado

rui

eu tenho um 100*50*40 cheio de plantas e uso duas garrafas de CO2, uma com difusor de niveis e outra ligada a uma pedra difusora. a agua na minha zona (almada) é uma bela treta banana rock sai da torneira a 6.5 no fds e vai até aos 7 no final da semana, mas 2 dias depois de sair da torneira já está perto do 8 e por isso tive de optar por duas garrafas para baixar o ph no aqua.

Como fertilização usei substrato da jbl e turfa, tudo debaixo de umas placas de filtro de fundo para não se misturar com o areão quando planto. a fertilização liquida ( ferreal, floreal e um composto carbonico ) é diária com conta-gotas ( demorei algum tempo a acertar com as medidas e agora vou demorar mais algum tempo a acertar um conta-gotas automático ), assim evito o choque da fertilização "semanal" em que se enfia para o aqua tudo de uma vez. A iluminação foi um castigo :wink: mas resolvida com uns bons reflectores da Arcadia que permitem aproveitar todos os angulos da iluminação fluorescente ( a treta comercial de que com aqueles reflectores se tem um aumento de 100% do rendimento da lampada é QUASE verdade ).

E assim, sem grande preocupações de manutenção, tirando a mudança semanal de 20% da água, consigo ter um belo jardim com efeito frize.