Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Comprei á pouco tempo um aqua panorâmico 100cm(comp) x 45cm(altura) x 25cm(largura nas laterais) 45cm(largura ao centro) não sei ao certo quantos litros leva (penso que deve andar á volta dos 150).

Por dentro tenho uma biobox ao centro com 3 divisões,na primeira pus o termostato (200w) a 26ºc, na do meio pus as matérias filtrantes (esponja no fundo,um saco daquelas bolinhas da eheim castanhas claras por cima da esponja e por cima destas até ao cimo da divisória pus daqueles anéis esbranquiçados também da eheim (desculpem mas não me recordo do nome destas matérias), na última divisória está a bomba que já vinha com o aqua (penso que seja de 300l/h) a meu ver é um muito fraca e penso comprar outra, mas antes de ir a uma loja gostaria de saber a opinião de pessoal do forum.Aqui deixo as minhas duvidas:

-alguem me sabe dizer a capacidade real do aquário?

-a disposição dos elementos na biobox é esta?

-as matérias filtrantes são as correctas?

-qual será a bomba indicada para a biobox?

desculpem a minha ignorância neste assunto mas é o meu primeiro aquário (que se possa chamar aquário) e apesar de ter pesquisado a cerca destes assuntos ainda não encontrei respostas concretas.

Agradeço a vossa atenção (todas as respostas são bem vindas)

cumps

Paulo

Editado por paulo26

Paulo

Publicado:
alguem me sabe dizer a capacidade real do aquário?

real não sei :mrgreen:

mas aproximada:

(100x45x25) / 1000 = 112,5

depois tens de descontar o espaço ocupado pelo areão, etc....

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Publicado: (editado)

para saberes a capacidade real do aquário só com água, basta tirares as medidas pelo lado de dentro do aquário, a altura, largura e comprimento.

depois multiplicas isso tudo (medidas em cm) e divides por mil.

Desta forma obtens a litragem só com água, depois terás que dar descontos à camada de areão, materiais inertes (decoração) que coloques, plantas etc etc.

Quanto às matérias filtrantes acho que estão correctas, apesar de se fosse eu colocaria tb uma "lã" branca, antes das cerâmicas.

Vê se o que tens é isto:

Eheim Ehfi-Mech (cerâmicas tubulares brancas)

Eheim Ehfisubstrat PRO (cerâmicas redondas)

Eu retirar a ehfi-mech e colocaria no seu lugar Eheim Ehfisubstrat PRO

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Acho que ninguém leu o problema que aqui se coloca

O aqua é panoramico, não basta multiplicar as medidas como habitualmente se mede em aquas com arestas rectas....será que ninguém leu?

A bomba seja ela qual for deverá fazer 5x o volume do aqua por hora

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
A bomba seja ela qual for deverá fazer 5x o volume do aqua por hora

De ter em conta que se trata de uma biobox, logo não existem mangueiras nem necessidade de elevação da água, motivo pelo qual a bomba não precisa de ser assim tão potente. Julgo que 3x será suficiente.

Tenho num aquário uma biobox com uma bomba de 600l/h que tem um caudal largamente superior a um JBL externo de 900l/h (JBL CristalProfi e900).

Aliás, no próprio manual do JBL diz qua a capacidade de 900l/h é medida sem mangueiras e sem matérias filtrantes. Com as matérias, mangueiras e necessidade de elevação da água, a capacidade real é apenas de 300 a 450l/h.

Publicado:

jcrelha

Provavelmente estás correcto, realmente estou mais habituado a filtros externos, mas achas que só pelo facto de não ter mangeiras passarias de 5x para 3x?

Na realidade o que provoca maior impedimento de passagem de água são as matérias filtratantes, de qualquer forma, dada à tua maior experiencia com Bioboxs...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
jcrelha

Provavelmente estás correcto, realmente estou mais habituado a filtros externos, mas achas que só pelo facto de não ter mangeiras passarias de 5x para 3x?

Na realidade o que provoca maior impedimento de passagem de água são as matérias filtratantes, de qualquer forma, dada à tua maior experiencia com Bioboxs...

Não é só o comprimento das mangueiras que causa problemas. A biobox está dentro do aquário, logo não é necessário elevar a água, apenas fazê-la circular. O filtro externo normalmente está colocado a mais de 1m abaixo da superfície da água, sendo necessário empurrar a água para cima e é isto que causa grande resistência, para além das matérias filtrantes. Não é por acaso que os fabricantes contra-indicam a colocação do filtro abaixo da superfície do aquário a mais de 1,50m ou 1,70m. É que se assim for o motor não tem força suficiente para fazer circular a água.

Dou-te um exemplo: Para fazer as TPA uso uma mangueira do aquário para a casa de banho. Despejo a água para a sanita por gravidade e encho os aquários (180l e 120l) a partir de um depósito de 60l onde a água esteve a preparar. Para fazer subir a água uso uma bomba de água de 600l/h colocada dentro do depósito. Um dos aquários (120l) tem a superfície da água a cerca de 90cm do solo e a bomba debita um determinado caudal para dentro do aquário. O outro aquário tem a superfície da água a cerca de 130cm do solo e o caudal debitado pela bomba reduz para menos de metade.

Publicado:

Obrigado pelas dicas pessoal.

Tou a ver que para descobrir a capacidade do aqua vou ter de ir metendo 10l de cada vez (é o maior recipiente que por cá tenho) vai dar uma trabalheira, mas são ossos do oficio :)

Eu também faço as tpa assim jcrelha,a única diferença é que tenho posto água da rede e adiciono anti-cloro (até agora não me tenho dado mal, ela tem +ou- 7.3ph), e realmente deves ter razão, só preciso de fazer circular a água.

Acho que vou primeiro ter a tal trabalheira de encher o aqua "balde a balde" e depois de saber a real capacidade dele compro uma bomba 3ou4x superior.

Já agora alguem conhece uma loja baratinha onde possa comprá-la?

Eu sou cliente da Tropical (na estrada de Odivelas para Caneças) mas para material acho que é um pouco cara.

Mais uma vez obrigado a todos e mais novidades são sempre bem vindas!

Paulo

Publicado:

por que não experimentas colocar um cm de agua e multiplicar pela altura, um abraço

Publicado:
Tou a ver que para descobrir a capacidade do aqua vou ter de ir metendo 10l de cada vez (é o maior recipiente que por cá tenho) vai dar uma trabalheira, mas são ossos do oficio :P

Depois de encheres com os primeiros 10l só tens que medir o nível da água, supondo que dá, por exemplo, 1,5cm ficas a saber que a capacidade máxima = 45cm / 1.5cm * 10l

Nota: isto é a capacidade máxima, mas tens que descontar depois o espaço ocupado pelo areão e o facto de não poderes encher até mesmo acima, deverás deixar talvez uns 3cm a 5cm.

Eu também faço as tpa assim jcrelha,a única diferença é que tenho posto água da rede e adiciono anti-cloro (até agora não me tenho dado mal, ela tem +ou- 7.3ph), e realmente deves ter razão, só preciso de fazer circular a água.

Funciona sim. Só preparo a água num recipiente à parte para evitar gastar dinheiro em anti-cloro. Entenda-se como preparar, deixar a água destapada durante 48h.

Acho que vou primeiro ter a tal trabalheira de encher o aqua "balde a balde" e depois de saber a real capacidade dele compro uma bomba 3ou4x superior.

No meu caso, tenho um aqua de 200l brutos, ou seja, 180l líquidos (cada cm do aquário são 4l - 100x40), com uma bomba de 600l e tenho sempre a água limpa.

Já agora alguem conhece uma loja baratinha onde possa comprá-la?

Eu sou cliente da Tropical (na estrada de Odivelas para Caneças) mas para material acho que é um pouco cara.

Como certamente sabes, tens que ter a certreza que a bomba encaixa na tua biobox, logo, não podes comprar um bomba qualquer.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!