Recommended Posts

Publicado

Tenho um cubo de 30 litros de água com red cherrys, há cerca de 1 ano. Perfeitamente estável...

Acabei de fazer uma TPA, de 10 litros, como é costume. Água + condicionador.

Tenho diversos camarões aos saltos, tortos, enfim, acho que a descrição abunda pelo fórum.

Que pode estar errado?

Publicado:

Era. Não mudei absolutamente nada em relação ao que faço há cerca de 1 ano. Será que a água da torneira está "afectada" pela onda de calor?

Publicado:
O Hugo pode aconselhar melhor que eu mas 30L para inverts?Não será extremamente pouco ?E TPA de 10% é bem mais que 30%.Não seria preferível uma casa maior e TPA's menores mas 2x á semana por exemplo ?

30 L não é mau de todo (para o que se costuma ver).

A questão é que me parece que os camarões foram envenenados, isso pouco terá a ver com a litragem, mas sim com alguma coisa que vinha na água.

Publicado:

Pelo que li e conversei na época, o cubo dá para camarões desde que não escolha espécies mais exigentes.

Também tenho de ser criterioso com a comida, desde a qualidade à quantidade.

Consciente da limitação da volumetria, passei à fase de manter a água com qualidade aceitável para os meus inquilinos.

Tenho um filtro mochila, 150 l/h, com esponjas (2 tipos), lava e lã. Este filtro apenas vê limpo o veio e as esponjas, mantendo a lava as suas colónias intactas.

A água sofre uma TPA de 10 litros por semana. Esta opção deveu-se a um conjunto de artigos que defende ser preferível uma grande TPA que 2 ou 3 pequenas. Sendo matemático vale o que vale, pois todos sabemos que a aquariofilia viola muitas vezes todo o conhecimento académico :tie-emoticon3: mas adoptei este esquema há cerca de 10 meses e está (desculpem, tem estado...) a correr bem.

A colaborar com tudo isto tenho 2 porções generosas de Musgo de Java, entre outras plantas, que colaboram bastante para a filtragem dos resíduos.

Enfim, eis o meu 'testemunho'...

Publicado:

Não sei se retira a cloramina, mas foi-me dito que sim. Em tempos...

De qualquer forma é o que costumo usar e nunca correu mal.

Concordo, evidentemente, com o envenenamento

Publicado:
Mete mais condicionador,acho que existem vários casos desses.Por vezes perto do fim de semana os tipos da câmara abusam no tratamento da água :medieval_mace:

Alguém tem informação sobre se estes produtos "de fim de semana" também se evaporam como o hipoclorito normal ?

Ou será apenas sobredosagem ?

Já agora, entre deixar a água repousar 1-2 dias, e adicionar condicionadores na hora, qual pensam ser a melhor opção ?

Publicado:
Alguém tem informação sobre se estes produtos "de fim de semana" também se evaporam como o hipoclorito normal ?

Ou será apenas sobredosagem ?

Já agora, entre deixar a água repousar 1-2 dias, e adicionar condicionadores na hora, qual pensam ser a melhor opção ?

Olá, nunca se sabe ao certo o que mete nas águas, não só no fim de semana, como na altura das primeiras chuvas tal como em tempos de muito calor, o que sabemos é que leva um reforço, se for só à base de cloro menos mal, mas pode (e nalguns casos não é só).

Eu prefiro escolher o condicionador (depende do produto).

Publicado:

Eu também prefiro o condicionador, mas porque (podem chamar-me maluco :P ) acho que estará melhor oxigenada mal sai da torneira que uns dias ou horas depois.

Em nenhum aquário uso bomba de ar, recorrendo aos filtros para provocarem a oxigenação necessária. Fazendo TPAs com frequência, especialmente neste cubo, a qualidade da água é superior ao nível do oxigénio. Através de condicionadores e outros produtos podem eliminar-se na hora gases e metais maléficos.

Claro que agora tenho de rever as minhas opções, pelo menos até descobrir o que aconteceu :medieval_mace:

Publicado:

Não sei quantos morreram, mas a coisa ficou estável.

As baixas serão consumidas pelas ampulárias.

Tenho de encontrar uma justificação para esta 'anormalidade'

Publicado:
Nao acho 30litros mau

o meu aqua e de 11litros faço TPA de 4 em 4 dias e desde esse dia so morreram ibericos devido ao calor (temp subio demasiado)

A mim também me morreram alguns ibéricos devido ao calor, mas sempre machos ! As fêmeas adultas são maiores e parecem aguentar-se melhor ...

Por outro lado, podem estar a morrer de velhos ! Se nascem sempre no Verão, têm agora 1 ano ou 2 anos (aos 3 penso que não chegam ...). Ora com 2 anos, também podem morrer de velhice (penso que já li que a vida média era de 1,5 a 2 anos).