Fotografias...(ranhosas) & desfocadas


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Viva.

Eu tenho andado de volta do aquário com o meu chaço fotográfico... E o problema sr. doutor é que eu não consigo simplesmente tirar MACROS decentes e as gerais são um bocado :shock: .

E agora não sei muito bem ainda se é a minha máquina fotográfica que não presta ou sou eu que não pesco nada disto ?

As máquinas são :

uma benQ

e uma canon

a benq é a pior ....apesar de ser a mais novinha...

quando chegar a casa logo meto aqui o modelo...

Aqui fica um exemplo!

gallery_26497_843_901647.jpg

gallery_26497_841_819666.jpg

Esta apesar de sssssser melhorsita ainda...deixa muito a desejar !

Opinados precisam-se ....!

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  • 2 semanas depois...

Tirar fotos a aquas com máquinas onde não se controla nem a velocidade nem a focagem, é, na minha opinião, uma verdadeira prova de paciência. Presumo que seja o caso das tuas 2 máquinas, já que não referes o modelo.

 

O problema é que os animais normalmente mexem-se, e para os "fixar" é necessário utilizar velocidades relativamente elevadas. E como a iluminação é sempre fraca (a não ser que seja utilizado flash), as câmaras automáticas usam as velocidades mais baixas que têm. Resultado - ver foto 2, onde a planta que está quieta ficou, mas o peixe que anda ...

 

Outra questão é a focagem - a meu ver o problema da foto 1 (é um camarão ?). O animal está claramente desfocado, porque não está no centro da imagem, e as máquinas automáticas normalmente focam para o centro.

 

Conclusão: com máquinas automáticas, é tirar muuuuitas fotos, tentar ter boa iluminação para a velocidade ser elevada, centrar os animais na imagem, e depois escolher a que ficar melhor !

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Viva.

Obrigado pela explicação !

Os modelos são :

BENQ DC C740i

e uma

Canon PowerShot A520

 

A Canon é mais antiga mas a meu ver talvez seja melhor....

A benq foi 100€ e a canon foi 500 €

Já notei alguma melhoria nas fotos....

gallery_26497_843_507032.jpg

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Boas.

Se tiveres mais luz (nem que seja temporária) deve melhorar. Por isso vê se tens por aí algo que te possa fornecer mais luz ao aquário.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Boas.

Se tiveres mais luz (nem que seja temporária) deve melhorar. Por isso vê se tens por aí algo que te possa fornecer mais luz ao aquário.

 

Cumps

 

Mais ?! starwars

Eu tenho 24 w de luz para uns 18 l brutos

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Mais ?! starwars

Eu tenho 24 w de luz para uns 18 l brutos

Pois...

Posso estar errado, claro, mas muitas vezes a luz que é mais que suficiente para o aquário pode não ser suficiente para a fotografia.

Quando há pouca luz (para a máquina e isso depende muito da máquina) a máquina tenta compensar estando mais tempo "aberta" e isso leva a que os peixes fiquem "arrastados".

 

Ou seja, se não pensares que tens 24W para 18 litros, mas sim que tens apenas 24 W para fotografar, talvez já chegues à conclusão que não é assim tanto!

 

Eu para fotografar no meu Malawi tenho 320 W em T5 e não é demasiado. (tenho que puxar no ISO e tal...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Mais ?! starwars

Eu tenho 24 w de luz para uns 18 l brutos

 

Boas Hugo,

Vê o cenário desta forma: Fotografia = Contrastes de luz

Dizeres que tens 24w para 18L não quer dizer nada. Por exemplo eu tenho 114w e levo horas para tentar sacar uma boa foto ao meu aquário.

Há coisas básicas que se aprendem quando queres tirar boas fotogrfias a aquários.

Velocidade = Possibilidade de regular o tempo que o obturador está aberto para entrada de luz

Profundidade de campo = os famosos f's. Em português corrente é a forma de dizeres à máquina onde queres que ela se foque

Balanço dos Brancos (White Balance) = regulação do tipo de luz onde vais fotografar

 

Depois tens as Macros, Super Macros, Flash próprios para macros e um sem fim de material próprio que os profissionais usam para este tipo de fotos.

As fotografias que vemos em revistas ou sites da especialidade não são tiradas com as máquinas "simples" que temos nas nossas casas. São verdadeiros "canhões" totalmente equipados. Depois é todo o cenário que é montado à volta do aquário, com flash próprios, reduções de luz, contrastes, etc.

 

Começa por exprimentar tirar umas panorâmicas. Apaga todas as luzes ambientes, fecha os estores e deixa apenas a luz do aqua ligada. Se puderes usar mais uns candeeiros para ajudar a criar mais luz aponta sempre por cima. Nunca apontes luz para os vidros, vão fazer efeito de espelho e reflectir pontos brancos. ATENÇÃO: Como tens muito movimento no aquário, usa sempre um Tripé, ou um substituto (tipo um banco). Depois usa o modo de dispário automático (normalmente 10 seg, dependendo da máquina). Isto vai evitar que a máquina "trema" e que fique desfocado.

 

Dizes que tens uma Canon que custou 500€. Não sei o modelo, mas vou arriscar que nessa máquina podes brincar com a Velocidade e a Profundidade de Campo. Tenta ler o manual de instruções para veres como podes alterar os parametros.

Depois é ires percebendo os resultados e fazeres MUITASSSSSS tentativas.

 

Se falares com fotografos profissionais vais perceber que para chegar a 1 foto, ele se calhar tirou 200 :laugh:

 

Espero ter contribuido de alguma forma para melhorares um bocadinho a qualidade das tuas fotos.

 

Abraços!

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Boas Hugo,

Vê o cenário desta forma: Fotografia = Contrastes de luz

Dizeres que tens 24w para 18L não quer dizer nada. Por exemplo eu tenho 114w e levo horas para tentar sacar uma boa foto ao meu aquário.

Há coisas básicas que se aprendem quando queres tirar boas fotogrfias a aquários.

Velocidade = Possibilidade de regular o tempo que o obturador está aberto para entrada de luz

Profundidade de campo = os famosos f's. Em português corrente é a forma de dizeres à máquina onde queres que ela se foque

Balanço dos Brancos (White Balance) = regulação do tipo de luz onde vais fotografar

 

Depois tens as Macros, Super Macros, Flash próprios para macros e um sem fim de material próprio que os profissionais usam para este tipo de fotos.

As fotografias que vemos em revistas ou sites da especialidade não são tiradas com as máquinas "simples" que temos nas nossas casas. São verdadeiros "canhões" totalmente equipados. Depois é todo o cenário que é montado à volta do aquário, com flash próprios, reduções de luz, contrastes, etc.

 

Começa por exprimentar tirar umas panorâmicas. Apaga todas as luzes ambientes, fecha os estores e deixa apenas a luz do aqua ligada. Se puderes usar mais uns candeeiros para ajudar a criar mais luz aponta sempre por cima. Nunca apontes luz para os vidros, vão fazer efeito de espelho e reflectir pontos brancos. ATENÇÃO: Como tens muito movimento no aquário, usa sempre um Tripé, ou um substituto (tipo um banco). Depois usa o modo de dispário automático (normalmente 10 seg, dependendo da máquina). Isto vai evitar que a máquina "trema" e que fique desfocado.

 

Dizes que tens uma Canon que custou 500€. Não sei o modelo, mas vou arriscar que nessa máquina podes brincar com a Velocidade e a Profundidade de Campo. Tenta ler o manual de instruções para veres como podes alterar os parametros.

Depois é ires percebendo os resultados e fazeres MUITASSSSSS tentativas.

 

Se falares com fotografos profissionais vais perceber que para chegar a 1 foto, ele se calhar tirou 200 :laugh:

 

Espero ter contribuido de alguma forma para melhorares um bocadinho a qualidade das tuas fotos.

 

Abraços!

 

 

Off topic..

 

Acho que até até a mim me serviu para aprender alguma coisa..

Eu tambem só tenho uma Nikon D40, que custou bastante menos do que isso.. e já acho que não entendo metade de aquilo... starwars

Já agora qual será a melhor maneira ( velocidade e abertura ) que se deve de usar em aquas? ... Essa parte é que ainda não cheguei lá..

 

E mais uma vez.. desculpa Hugo o OFF TOPIC, mas tambem é capaz de te poder ajudar a ti..

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

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Já agora qual será a melhor maneira ( velocidade e abertura ) que se deve de usar em aquas? ... Essa parte é que ainda não cheguei lá..

 

Ora aí está uma pergunta que não tem resposta tipo "chapa 5". ´Tudo depende do que queres tirar. A possibilidade de "mexer" na abertura e velocidade é essa mesma. Se queres apanhar uma promenor de um peixe e esse peixe está em movimento, a velocidade tem que ser bastante rápida, pois se deixas o obturador aberto tempo demais, vais queimar a foto ou fica desfocada e com "arrasto", se me faço entender.

 

Aquilo que aconselho é fazerem experiências. Com um caderninho ao lado, vão apontando a velocidade e abertura que estão a colocar na máquina. Limpam o cartão de memória da máquina e depois apontam por exemplo:

Foto 1 - Abertura - X, Velocidade - Y

Foto 2 - Abertura - X, Velocidade - Y

 

Tenta começar com grandes planos, que são sempre mais fáceis do que promenores com ou sem macros. Andar com a máquina atrás dos peixes não dá.

Se tirares fotos por planos é mais fácil. Tipo, colocas a máquina no tripé. Divides o aqua em 3 zonas imaginárias. Tiras várias, senão muitas, fotos a esse plano. Depois podem-se fazer vários enquadramentos em software próprio.

 

Relembro mais uma vez que as fotos que vemos por aí espalhadas não saem à primeira. Quando era mais novo vi um documentário sobre os fotógrafos da National Geographic que, ainda no tempo dos rolos, gastavam cerca de 300/400 rolos para se aproveitarem 2 ou 3 fotografias para a revista. Agora imaginaem o que é ir para a selva com 300 rolos atrás.

Agora é tudo mais simples. Podemos exprimentar sem custos. Fazer asneiras só para ver como fica.

 

Relembro que não sou nenhum expert. Apenas um curioso na matéria ;)

 

Abraços!

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Aquilo que aconselho é fazerem experiências. Com um caderninho ao lado, vão apontando a velocidade e abertura que estão a colocar na máquina. Limpam o cartão de memória da máquina e depois apontam por exemplo:

Foto 1 - Abertura - X, Velocidade - Y

Foto 2 - Abertura - X, Velocidade - Y

 

A máquina também deve guardar esses dados no ficheiro, para quem quiser ter menos trabalho. Assim é só preciso estar preocupado em experimentar com vários valores. Não precisam de estar sempre a apontar.

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Aquilo que aconselho é fazerem experiências. Com um caderninho ao lado, vão apontando a velocidade e abertura que estão a colocar na máquina. Limpam o cartão de memória da máquina e depois apontam por exemplo:

Foto 1 - Abertura - X, Velocidade - Y

Foto 2 - Abertura - X, Velocidade - Y

 

Sem duvida uma grande ideia...

Com tempo e paciencia (muita ;) ), é sem duvida uma boa ideia..

Assim torna se mais facil ter ideia das especificações que se utilizaram...

 

Relembro que não sou nenhum expert. Apenas um curioso na matéria :P

 

Podes não ser expert, tal como dizes, mas no meu entender tens uma coisa que ajuda bastante, gostas e não te importas de explicar e ensinar ( quem sabe menos ) e isso para mim é muito mais importante que ser muito expert...

 

 

 

Obrigado.. Aprendi umas coisas mais..

 

 

EDIT : Erro

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

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Deixo aqui mais umas perguntas:

A resolução da minha vai de VGA a 7 M.....deve estar a quanto ?

A qualidade vai de normal a exelente.... deve estar a quanto ?

O Equil branco deve estar aonde ? No automático ?

A minha tem o ISO de automático a 1000 Deve estar a quanto?

O que é o AEB ? deve estar ON ou OFF ?

A exposição deve estar a quanto ?

A nitidez vai de baixa definição a alta definição ...Deve estar a quanto?

O que é o estabilizador ? deve estar ON ou OFF ?

 

A QUEM PERCEBA DO ASSUNTO E POSSA PERDER 5 MINUTOS ..... :D

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Deixo aqui mais umas perguntas:

A resolução da minha vai de VGA a 7 M.....deve estar a quanto ?

A qualidade vai de normal a exelente.... deve estar a quanto ?

O Equil branco deve estar aonde ? No automático ?

A minha tem o ISO de automático a 1000 Deve estar a quanto?

O que é o AEB ? deve estar ON ou OFF ?

A exposição deve estar a quanto ?

A nitidez vai de baixa definição a alta definição ...Deve estar a quanto?

O que é o estabilizador ? deve estar ON ou OFF ?

 

A QUEM PERCEBA DO ASSUNTO E POSSA PERDER 5 MINUTOS ..... :bs_quesexclaim:

 

A resolução quanto maior supostamente melhor é. Deves usar a resolução do sensor, claro que quanto maior mais tamanho ocupa. Mas em princípio consegues melhor zoom digital.

A qualidade tem a ver com a compressão jpeg. Isso na minha opinião deve estar sempre em excelente. Notas mais a qualidade perdida na compressão que em diminuíres a resolução (diminuir pouco, tipo entre 6 e 7 MPx).

O ISO é a sensibilidade do sensor. Valores mais altos precisas de menos luz, mas tens mais grão na imagem.

O estabilizador deve estar ligado, pois se for o que penso deve compensar movimentos pequenos da câmara quando dispara.

Equilíbrio de brancos tem a ver com a luz com que fotografas. Não sei bem te explicar como configurar, pois só meto em manual na câmara do telemóvel.

O resto não sei ou não tenho a certeza do que é.

 

Cumps

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  • 4 semanas depois...
Deixo aqui mais umas perguntas:

A resolução da minha vai de VGA a 7 M.....deve estar a quanto ?

A qualidade vai de normal a exelente.... deve estar a quanto ?

O Equil branco deve estar aonde ? No automático ?

A minha tem o ISO de automático a 1000 Deve estar a quanto?

O que é o AEB ? deve estar ON ou OFF ?

A exposição deve estar a quanto ?

A nitidez vai de baixa definição a alta definição ...Deve estar a quanto?

O que é o estabilizador ? deve estar ON ou OFF ?

 

A QUEM PERCEBA DO ASSUNTO E POSSA PERDER 5 MINUTOS ..... :thumbup3:

 

 

O equilibrio de brancos tem a ver com a temperatura de cor da fonte de luz, tipo Sol (médio), luz de vela ou lampada incandescente (quente) ou lampada fluorescente (fria). Se a máquina tem modo automático, por no automático. Se não, ou se sabe a temperatura da fonte de luz, ou se faz manualmente este equilibrio, que implica apontar a câmara para uma superficíe "branca padrão" (atenção que não é papel branco !!! - é um cartão acinzentado) e marcar a leitura como branco.

 

O Auto Exposure Bracket (AEB) tem a ver com compensar para mais ou para menos a leitura que o fotometro da máquina faz da cena. Um AEB de 0 faz a máquina usar a exposição lida, se for -2, por exemplo, vai ficar "escura", se for positivo vai ficar clara. A usar somente em situações de elevados contrastes de luz dentro da foto, por exemplo por-do-sol, contraluz, sujeito ao sol/ fundo à sombra, etc.

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