Ruy81 Publicado Junho 18, 2009 Publicado Junho 18, 2009 Boas pessoal...depois de alguns anos de agua doce, resolvi render-me aos salgados. Tenho um aqua de 54l e estava a pensar monta-lo com agua salgada. A minha ideia é um layout daqueles luxuriantes com 2 palhaços, mais a equipa de manutenção. Gostava de saber se alguem me pode ajudar nesta nova aventura e que me diga o qu devo fazer passo a passo, assim como o material necessario para a agua salgada. Ja li e pesquisei muito, mas confesso que cada vez estou mais confuso. Abraço e aguardo pela preciosa ajuda e dicas. Rui Citar
Pedro Conceição Publicado: Junho 18, 2009 Publicado: Junho 18, 2009 Estás a pensar fazer sump? Citar MEGA ARQUIVO
Ruy81 Publicado: Junho 20, 2009 Autor Publicado: Junho 20, 2009 Quanto à sump, estou na duvida, pois se por um lado poderia servir para aumentar a capacidade do aquario dos 54l brutos para uma litragem um pouco superior, por outro ouvi dizer que tinha de furar o aquario principal (não é probelma), que também teria de criar um sistema de queda de agua que poderia vir a tornar-se barulhento... No entanto, tb me disseram que tinha de ter iluminação na sump o que no meu ver seriam mais uns gastos energeticos e de investimento extras. Assim estou na duvida... Quais são as vantagens/desvantagens da sump na relação peço e equipamento extra/ efiacia e sucesso do aqua? Neste momento disponho do seguinte material, se me poderem dizer o que posso aproveitar para a agua salgada... _Aquario da Aquapor de 54l (60x30x30) (Tanque principal) _Aquario 15l (suposta sump) _Tampa com calha de iluminação da Aquapor, com uma so lampada _Filtro de caixa (decantação) da biospace + _Bomba de circulação/elevaão de agua da Micra 6W Q50-400l/h Hmax60cm (esta talvez servisse para repor a agua da sump para o agua, mas os 60cm parecem-me pouco. _Termostato da Jager 100w _Termostato da Aquamatic 75w _Termostato da Tetra 25w _caximbo de vidro de co2 _sistema de co2 pastilhas das sera _Ceramicas de fltragem da Bioser plus _Bomba de ar da Elite801 1000cc/min _Cabeça de circulação da Shark 400l/h Aguardo pela vossa preciosa ajuda. Estás a pensar fazer sump? Citar
pjorgerocha Publicado: Junho 20, 2009 Publicado: Junho 20, 2009 Quanto à sump, estou na duvida, pois se por um lado poderia servir para aumentar a capacidade do aquario dos 54l brutos para uma litragem um pouco superior, por outro ouvi dizer que tinha de furar o aquario principal (não é probelma), que também teria de criar um sistema de queda de agua que poderia vir a tornar-se barulhento... No entanto, tb me disseram que tinha de ter iluminação na sump o que no meu ver seriam mais uns gastos energeticos e de investimento extras. Assim estou na duvida... Quais são as vantagens/desvantagens da sump na relação peço e equipamento extra/ efiacia e sucesso do aqua? Neste momento disponho do seguinte material, se me poderem dizer o que posso aproveitar para a agua salgada... _Aquario da Aquapor de 54l (60x30x30) (Tanque principal) _Aquario 15l (suposta sump) _Tampa com calha de iluminação da Aquapor, com uma so lampada _Filtro de caixa (decantação) da biospace + _Bomba de circulação/elevaão de agua da Micra 6W Q50-400l/h Hmax60cm (esta talvez servisse para repor a agua da sump para o agua, mas os 60cm parecem-me pouco. _Termostato da Jager 100w _Termostato da Aquamatic 75w _Termostato da Tetra 25w _caximbo de vidro de co2 _sistema de co2 pastilhas das sera _Ceramicas de fltragem da Bioser plus _Bomba de ar da Elite801 1000cc/min _Cabeça de circulação da Shark 400l/h Aguardo pela vossa preciosa ajuda. ola dá uma olhadela neste aquario e vai esclarecer muitas das tuas duvidas http://www.reefforum.net/f18/recife54-setup-e-diario-13282/ abraço Paulo Rocha Citar NanoReef 20 litros http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124206 Nano do Rocha http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=164090
arty77 Publicado: Junho 21, 2009 Publicado: Junho 21, 2009 (editado) Boas Ruy81, Esse aquário tem exactamente as mesmas dimensões do meu nano banana rock Recomendo um setup mais ou menos assim: Aquário Calha de iluminação com aprox. 50W (por exemplo 2 x T5 24W) e uma temperatura de cor em volta dos 14000K para um tom marinho Escumador, que até pode não ser indispensável mas ajuda a manter a água em ordem Filtro de mochila tipo Aquaclear com macro-alga Chaetomorpha (ajuda a reduzir nitratos e fosfatos) Bombas de circulação num total de aprox. 30x volume aqua (30 x 50 = 1500l/h) Aparelhos essenciais tipo termostato 50W +-, Densimetro daqueles flutuantes com termómetro Para filtragem biológica, usa-se a Rocha Viva, de preferência já maturada, que normalmente se recomenda uns 10 a 20% do volume, ou seja, entre 5 a 10kg de rocha viva. É uma das partes mais caras do hobby, mas pode-se ir adquirindo às prestações (pedaços), durante a fase inicial tipo uns 2 meses. Em termos de água recomendo a natural colectada no mar. Para manter os parâmetros mais importantes (kH entre 7 e 9 ºd, pH dentro de 8.1 a 8.4, Ca em 400 a 450ppm) uma solução é adicionar Kalkwasser, mas pessoalmente acho que pode ser arriscado para volumes de 50 litros, pessoalmente optei por adicionar biocálcio para manter o Ca tipo duas vezes por semana e um Tripple Buffer para manter o kH uma vez por semana. A àgua evaporada terá de ser reposta com água doce; pode ser da torneira, convém é tirar o cloro e metais pesados, bem como fosfatos, para isso uso uns acondicionadores da Sera, um para anular cloro + metais pesados, outro para aglutinar os fosfatos. Os nitratos devem ser no máximo 10ppm e a longo prazo deverão rondar os 0ppm. Sobre a dúvida entre usar Sump ou não, basicamente, uma sump, além de permitir esconder algum equipamento tipo termostato, densimetro, etc. e facilitar as TPA, tem uma grande vantagem de que os sedimentos na água serem acumulados na sump e desta forma é uma espécie de filtro externo para remover a sujidade. No caso de não se optar por sump, que no caso destes nanos provavelmente não compensa, há que ter outra forma de fazer a tal filtragem mecânica, e no caso poderá ser através do tal filtro de mochila Aquaclear ou outro filtro, tendo sempre o cuidado que as esponjas deverão ser limpas semanalmente pois se não limparmos com frequência têm tendência a acumular nitratos, que é mau para os reef com corais. Editado Junho 21, 2009 por arty77 Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Ruy81 Publicado: Junho 21, 2009 Autor Publicado: Junho 21, 2009 Boas pessoal, està a valer a ajuda. Continuo a contar convosco. Isto de querer começar e nao saber por onde é tramado...mesmo as pesquisas na net não são garnde ajuda, pois cada caso é um caso e or vezes falamse de coisas que a malta nao consegue apanhar. Sou de lagos e hoje andei na ria de alvor...vi um carradao de ermitas que noutras circunstacias teriam vido comigo...mas ainda nem comecei a montar o aqua. Abraço Citar
PLECOS Publicado: Junho 21, 2009 Publicado: Junho 21, 2009 Boas pessoal, està a valer a ajuda.Continuo a contar convosco. Isto de querer começar e nao saber por onde é tramado...mesmo as pesquisas na net não são garnde ajuda, pois cada caso é um caso e or vezes falamse de coisas que a malta nao consegue apanhar. Sou de lagos e hoje andei na ria de alvor...vi um carradao de ermitas que noutras circunstacias teriam vido comigo...mas ainda nem comecei a montar o aqua. Abraço Boas Também comecei com um nano +/- das dimensões do teu. Como não queres furar o aquário deixo-te aqui alguma informação sobre uma das muitas hipóteses de fazeres um overflow barato: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95874 (as imagens estão no último post) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113075 (as imagens estão no último post) Abraço e boa sorte com o projecto AF Citar
paulojbsilva Publicado: Julho 10, 2009 Publicado: Julho 10, 2009 Boas Rui. Também estou a montar o meu nano-reef e dei com um site engraçado. http://www.nano-reef.com/ Tem boa informação e algumas ideias que para mim foram uma novidade. Boa sorte. Paulo Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...150384&st=0
Recommended Posts