Recommended Posts

Publicado

boas

alguem usa terra vegetal como substrato?

quais os resultados?

é que vi num hipermercado, terra vegetal de 25kg por cerca de 2euros...nao chega a 4euros...

se desse resultado, compraria e utilizaria como substrato:)

Publicado:
boas

alguem usa terra vegetal como substrato?

quais os resultados?

é que vi num hipermercado, terra vegetal de 25kg por cerca de 2euros...nao chega a 4euros...

se desse resultado, compraria e utilizaria como substrato:)

se a tua terra vegetal for biológica, é boa, pois não tem pesticidas nem adubos.

vê neste link aqui em baixo onde diz 1º Aquário 40 Litros neste link aparece fotos do meu aquário, e aparece fotos do substrato que eu irei por e é parecido com teu, o meu é feito de restos de relva, 100% biológico...

1º Aquário 40 Litros

boa aquariofilia...

Publicado:

podes usar se disser 100% natural , geralmente usa-se humos de minhoca, convem é ferveres antes e decantares 2 ou 3 vezes para retirar o lixo que fica em suspenção e matar alguma coisa indesejada.

Podes dar uma olhada no topico do meu aquario aqui na assinatura que tens la uma receita com fotos.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:
podes usar se disser 100% natural , geralmente usa-se humos de minhoca, convem é ferveres antes e decantares 2 ou 3 vezes para retirar o lixo que fica em suspenção e matar alguma coisa indesejada.

Podes dar uma olhada no topico do meu aquario aqui na assinatura que tens la uma receita com fotos.

certo!

obrigado aos dois...ja agora, qual é a diferença entre humus de minhoca e terra vegetal? o humus tem mais nutrientes?

quanto ao ser 100% natural, na embalagem tem essa descrição :medieval_mace:

que outro componente poderia unir à terra vegetal? tenho visto post's de users que utilizaram barro (talvez por causa do ferro)...será viável?

cumprimentos

Publicado:
aquele substrato que eu irei usar que deves ter visto as fotos, hoje tive a ver o rótulo que estava na saca, e reparei que la dizia, rico em Ferro e nutrientes.

Boa aquariofilia...

1º Aquário 40 Litros

entao deve ter os nutrientes necessarios...quando voltar ao hipermercado, vou ler a descrição da embalagem :confused4:

Publicado:

pois é melhor...mas olha se tiveres alguma florista perto de tua casa, passa por lá, pois as floristas vendem fertilizantes e substratos, é só procurares um indicado que dê para pores no aquário....

olha...fiz uma experiência, pôs o tal substrato da siro terra vegeta, dentro de um recipiente tipo aquário, pus a areia que irei utilizar no meu aquário, e fiz o teste, e a terra vegetal não se misturou com a areia, mas eu irei fazer outro teste com a terra vegetal uma camada fina de areão e depois por cima areia branquinha....

depois eu mostro o resultado...ok....

boa aquariofilia....

1º Aquário 40 Litros

Publicado:
pois é melhor...mas olha se tiveres alguma florista perto de tua casa, passa por lá, pois as floristas vendem fertilizantes e substratos, é só procurares um indicado que dê para pores no aquário....

olha...fiz uma experiência, pôs o tal substrato da siro terra vegeta, dentro de um recipiente tipo aquário, pus a areia que irei utilizar no meu aquário, e fiz o teste, e a terra vegetal não se misturou com a areia, mas eu irei fazer outro teste com a terra vegetal uma camada fina de areão e depois por cima areia branquinha....

depois eu mostro o resultado...ok....

boa aquariofilia....

1º Aquário 40 Litros

boas

o problema do uso desses substratos é o excesso de matéria orgânica e o problema de subida de nitratos e fosfatos na coluna de agua,o teste que fizeste apenas é só para a matéria que visivel experimenta fazer o teste de nitratos e fosfatos, ai é que se vê o verdadeiro resultado.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
boas

o problema do uso desses substratos é o excesso de matéria orgânica e o problema de subida de nitratos e fosfatos na coluna de agua,o teste que fizeste apenas é só para a matéria que visivel experimenta fazer o teste de nitratos e fosfatos, ai é que se vê o verdadeiro resultado.

e com sucessivas lavagens, isso nao vai ao sitio?

Publicado:
e com sucessivas lavagens, isso nao vai ao sitio?

usa-se essas lavagens com humus de minhoca ou seja é fervido até a agua ficar negra, com outro tipo de substrato nunca vi utilizar.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

• 2 semanas depois...
Publicado:

boas

comprei hoje um substrato de plantas (de jardim), e queria colocar tmb no aquario...na embalagem, diz substrato biológico...passo a indicar os componentes:

pH - 5,5-6,5

Humidade- 50-60%

Condutividade- 0,6 - 1,2 CE

Azoto - 80 -150mg/l

Fósforo- 80-150 mg/l

Potássio- 300-500mg/l

Matéria Orgánica >70%

será que posso utilizar?

é um saco de 10litros...como é obvio nao o irei utilizar todo

cumps