Temp. Elevada ?

Recommended Posts

Hoi, finalmente tenho o meu primeiro aquario a trabalhar, de momento tenho apenas 2 Invertidos =P

O meu grande problema é que como muito já se devem ter percebido o calor (pelo menos onde eu vivo) é coisa que não falta, logo a água do meu aquário em vez de estar a 26 graus como é devido está cada vez mais elevada (entre os 28 e 29 graus de momento!), começo a ficar com medo, pois não faço idea como posso baixar a temperatura! >.<

Partilhar nas redes sociais

A mim acontece exactamente o mesmo. Já tenho o termoestato desligado da ficha há quase 2 semanas.

Começa a meter umas garrafas cheias de gelo no aqua para baixar a temperatura e tenta não ligar as luzes no período de maior calor.

Alguém sabe dizer qual é a proporção de gelo que devemos meter no aquário? Umas pedrinhas só, ou outro método? É que eu hoje dei conta que os meus peixes, especialmente uma molly, estavam um pouco parados e já andava a reparar que o termoestato não ligava há já algum tempo. E hoje lembrei-me de ver a temperatura da água e estava nos 29/30º. Mas tenho medo de meter muito gelo, porque pode fazer mal...Não sei. Qual a quantidade que se deve meter por cada litro de água, mais ou menos?

Boas tambem tenho o mesmo problema como comprei um aqua novo tenho á algum tempo apenas com agua e só com o filtro a fazer agua circular , sem termostato tenho a temperatura a 30 graus :shock: este aqua tem 100x40x40 tenho um mais pequeno que tem a temperatura a 26/27 com termotasto!!! como é possivel haver uma diferença tao grande de temperatura , apesar de o maior ter uns 90 litros a mais sem ter termostato ter 3/4 graus de diferença?????

Boas tambem tenho o mesmo problema como comprei um aqua novo tenho á algum tempo apenas com agua e só com o filtro a fazer agua circular , sem termostato tenho a temperatura a 30 graus :shock: este aqua tem 100x40x40 tenho um mais pequeno que tem a temperatura a 26/27 com termotasto!!! como é possivel haver uma diferença tao grande de temperatura , apesar de o maior ter uns 90 litros a mais sem ter termostato ter 3/4 graus de diferença?????

Estão os dois no mesmo lugar, um ao lado do outro? Não percebo muito disto, que sou novato, mas pode ser por um estar com maior exposição ao calor (o grande aquário pode estar ao pé de uma parede mais virada para o sol, mais quente portanto). O facto de ter o termoestato penso que não altera nada, pois com a temperatura alta, o termostato desliga-se (pelo menos o meu é assim, só liga quando a temperatura arrefece, o que não acontece agora), portanto ter ou não ter termostato neste momento, é indiferente...

Estão os dois no mesmo lugar, um ao lado do outro? Não percebo muito disto, que sou novato, mas pode ser por um estar com maior exposição ao calor (o grande aquário pode estar ao pé de uma parede mais virada para o sol, mais quente portanto). O facto de ter o termoestato penso que não altera nada, pois com a temperatura alta, o termostato desliga-se (pelo menos o meu é assim, só liga quando a temperatura arrefece, o que não acontece agora), portanto ter ou não ter termostato neste momento, é indiferente...

estao a coisa de 1 metro um do outro e o mais pequeno é o que está mais perto da parede que dá para o exterior ..... como tenho 2 termometros ,pois comprei um novo para o novo aquario , troquei os termometros o que estava no pequeno pus no grande , e vice versa...... pois nao tem logica uma diferença tao grande......

quantos mais litros mais inercia tem o aquario. Isto funciona para o bem como para o mal. Ou seja, o pessoal recomenda aquas grandes, porque com tanta agua, é preciso acontecer muita porcaria para os parametros da agua se alterarem.

Agora a temperatura, tens montes de agua a 30ºC custa mais a arrefecer do que menos agua, embora a superficie de contacto com o ar seja ligeiramente superior a quantidade de agua é muito maior, dai ser preciso mais tempo pra arrefecer.

tanto funciona para aquecer como para arrefecer. É preciso dar ou tirar muita energia à agua pra temperatura mudar.

quantos mais litros mais inercia tem o aquario. Isto funciona para o bem como para o mal. Ou seja, o pessoal recomenda aquas grandes, porque com tanta agua, é preciso acontecer muita porcaria para os parametros da agua se alterarem.

Agora a temperatura, tens montes de agua a 30ºC custa mais a arrefecer do que menos agua, embora a superficie de contacto com o ar seja ligeiramente superior a quantidade de agua é muito maior, dai ser preciso mais tempo pra arrefecer.

tanto funciona para aquecer como para arrefecer. É preciso dar ou tirar muita energia à agua pra temperatura mudar.

pois mas acho que é problema de termometro , pois se assim for é um sério problema , pois estamos confiantes a leitura deles , até este momento o termometro do pequeno que mudei para o grande marca 26 ...... vamos ver se assim se mantem se assim for 1 dos 2 tem de estar errado .... resta-me saber qual???????

O aquecimento dos aquas até os 30 graus no Verão até que é normal...

Este ano vou por umas ventoinhas nos 2 aquas que tenho...

Editado por miltonleopoldo

São termometros de mercurio? Esses nao costumam avariar :medieval_mace:

os digitais são mais propicios a erros de calibração, falta de pilha, etc.

Ve com um termometro de mercurio qual é o que está certo.

è mesmo um dos termometros de mercurio as temperaturas estao mais ou menos iguais mas no inverso .... mais alta no aqua pequeno 30 graus e uns 25/26 no grande ..... agora é descobrir qual dos 2 tem razao......

cump

Opa vai ao continente, tem lá montes de termometros pra meter no aquario, vez se têm todos a mesma temperatura e trazes mais um... e já tiras as teimas. TAva a pensar sugerir um termometro pra medir a febre, mas a escala desses é de 35ºC pra frente.

Opa vai ao continente, tem lá montes de termometros pra meter no aquario, vez se têm todos a mesma temperatura e trazes mais um... e já tiras as teimas. TAva a pensar sugerir um termometro pra medir a febre, mas a escala desses é de 35ºC pra frente.

pois o que me está a dar temperatura mais alta foi comprado no Feira Nova..........

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!