André Limede Publicado Junho 17, 2009 Publicado Junho 17, 2009 (editado) Boas eu já pesquisei pelo forum, formas de manter riccia como tapete...e talvez use o método com rede mosquiteira ou parecido...(flutua???) mas a minha duvida maior: a riccia depois de plantada na rede, propaga-se pelo areão? ou fica lá no sítio? E também já li que quando utilizada como tapete precisa de mais luz...o meu aqua (ainda em "pausa" só falta acabar o suporte da calha ) vai ter 72 watts de luz, e tem 96 litros de água (+/- 80 no total) será que chega? Gotaria de ver umas respostas Obrigado Cump Editado Junho 17, 2009 por André Limede
Luís Fortunato Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Olá André. A Riccia não se fixa ao substracto/areão... Quando ela já tiver uns 2 cm de altura, deves podá-la. Porquê? Caso contrário, as folhas debaixo que estão presas à rede não recebem luz, e vão apodrecer facilmente. Isto faz com que a Riccia se solte, e depois terás de começar tudo de novo. Quanto à luz, para Riccia presa no fundo, é mais do que suficiente. Toma atenção que com essa luz toda, e por ser uma planta de crescimento rápido, necessitarás de uma boa injecção de CO2. Com boa, não quero dizer muita... apenas tem é de ser eficaz. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
André Limede Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 Obrigado vou usar CO2 caseiro...o dinheiro não dá para mais se ela não se prende ao substracto, então secalhar não preencho o fundo todo Obrigado pela ajuda, fiquei mais descansado...eheh Cump
André Limede Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 (editado) Esqueci-me de perguntar: Como se poda? Cump edit: já me disseram também, que na rede ela cresce prós lados, certo? formando um tapete maior Editado Junho 17, 2009 por André Limede
CostaAzul Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Poda-se com uma tesoura como se estivesses a cortar o cabelo. Para os lados cresce mas pouco , como não podes manter muita altura, ao crescer para os lados começa tambem a soltar-se aos bocadinhos porque parte-se as ramificações fininhas. consegues manter + - 1cm alem da rede. ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s
André Limede Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 Ok, fiquei esclarecido eu vou comprar em príncipio um já feito de 10x5 a um membro d forum, seeu quiser maior tenho de tirar deste e pôr na rede maior...certo? Cump
André Limede Publicado: Junho 23, 2009 Autor Publicado: Junho 23, 2009 Ningue sabe se posso fazer o que disse no post anterior? tenho medo de ainda fazer asneira...eheh Cump
Nuno Toste Publicado: Junho 23, 2009 Publicado: Junho 23, 2009 Eu se compra-se esse tapete deixava crescer e depois podava e colocava as podas noutra rede se nao ela vai enfraquecer um pouco
André Limede Publicado: Junho 23, 2009 Autor Publicado: Junho 23, 2009 A riccia só vai crescer mais um pouco...não vai abranger a área toda que quero mas as poas que depois fizer é só as folhas de cima para deixarem luz para as debaixo e não apodrecerem.... Cump
Recommended Posts