Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas :blush:

eu já pesquisei pelo forum, formas de manter riccia como tapete...e talvez use o método com rede mosquiteira ou parecido...(flutua???)

mas a minha duvida maior: a riccia depois de plantada na rede, propaga-se pelo areão? ou fica lá no sítio? ;)

E também já li que quando utilizada como tapete precisa de mais luz...o meu aqua (ainda em "pausa" :) só falta acabar o suporte da calha ) vai ter 72 watts de luz, e tem 96 litros de água (+/- 80 no total) será que chega?

Gotaria de ver umas respostas :blush: Obrigado

Cump

Editado por André Limede
Publicado:

Olá André.

A Riccia não se fixa ao substracto/areão...

Quando ela já tiver uns 2 cm de altura, deves podá-la. Porquê?

Caso contrário, as folhas debaixo que estão presas à rede não recebem luz, e vão apodrecer facilmente. Isto faz com que a Riccia se solte, e depois terás de começar tudo de novo.

Quanto à luz, para Riccia presa no fundo, é mais do que suficiente. Toma atenção que com essa luz toda, e por ser uma planta de crescimento rápido, necessitarás de uma boa injecção de CO2. Com boa, não quero dizer muita... apenas tem é de ser eficaz.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado :)

vou usar CO2 caseiro...o dinheiro não dá para mais ;)

se ela não se prende ao substracto, então secalhar não preencho o fundo todo :blush:

Obrigado pela ajuda, fiquei mais descansado...eheh

Cump :blush:

Publicado: (editado)

Esqueci-me de perguntar: Como se poda?

Cump :puppydogeyes:

edit: já me disseram também, que na rede ela cresce prós lados, certo? formando um tapete maior

Editado por André Limede
Publicado:

Poda-se com uma tesoura como se estivesses a cortar o cabelo.

Para os lados cresce mas pouco , como não podes manter muita altura, ao crescer para os lados começa tambem a soltar-se aos bocadinhos porque parte-se as ramificações fininhas. consegues manter + - 1cm alem da rede.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:

Ok, fiquei esclarecido :medieval_mace:

eu vou comprar em príncipio um já feito de 10x5 a um membro d forum, seeu quiser maior tenho de tirar deste e pôr na rede maior...certo?

Cump ;)

Publicado:

Ningue sabe se posso fazer o que disse no post anterior? :( tenho medo de ainda fazer asneira...eheh

Cump

Publicado:

Eu se compra-se esse tapete deixava crescer e depois podava e colocava as podas noutra rede se nao ela vai enfraquecer um pouco

Publicado:

A riccia só vai crescer mais um pouco...não vai abranger a área toda que quero :( mas as poas que depois fizer é só as folhas de cima para deixarem luz para as debaixo e não apodrecerem....

Cump