Recommended Posts

Publicado

Boas,

podem por favor informar-me se é normal um discu (que adquiri faz hoje 5 dias)ainda não comer? já tentei dar-lhe artemia congelada, larvas vermelhas,papa caseira, granulado...e ele não come....

Obrigado

Cumprimentos

Paulo Costa

Publicado:

Boas

Diz uma coisa ele foi introduzido num aquario onde existem outros discus maiores do que ele ? se foi o caso e normal que ainda possa estar assustado, ele é perseguido pelos outros habitantes do aquario ?

Cump.

Marques

Publicado:
Boas,

podem por favor informar-me se é normal um discu (que adquiri faz hoje 5 dias)ainda não comer? já tentei dar-lhe artemia congelada, larvas vermelhas,papa caseira, granulado...e ele não come....

Obrigado

Boas há mais discus mas nenhum maior que ele. Anda um leopardo atrás dele.

Cumprimentos

Paulo Costa

Publicado:
Tenta dar vitaminas para lhe aumentar o apetite

Boas,

como fishtamine por exemplo?

Cumprimentos

Paulo Costa

Publicado: (editado)

eu penso que ele não comer é normal pois ainda se está a ambientar...agora convem é veres se onde o compras te ,o pH era o mesmo do que estas a usar ..se ja vem desparazitado,temperatura, etc etc...

eu ja tive um sem comer quase duas semanas mas estava cheio de parasitas quando veio...era asiático..

Editado por fuzi
Publicado:

Boas,

eu aconteceu-me o mesmo e não tinha discos no aquario...

comprei 2 discos vai fazer 6 dias, e um deles já anda à vontade e vem comer à mão o outro esconde-se e não come...

Stressaram um pouco com a mudança da loja para a nova casa, e os dois até escureceram um pouco, ganharam uma mancha escura, um deles já está à vontade e normalizou o outro está timido.

mas penso ser normal, são sensíveis e demoram mais a habituar-se.

no meu aquario de 120l tenho :

2 Corydoras

2 kuhli negras

2 kuhli bangkok

2 Neons negros

3 Neons Rosa

E agora os Discus

2 Red Cover com 7 cms

é ir monitorando para ver se algo grave se passa, e intervir, tirando isso é paciência para que se adaptem ao seu novo habitat.

um abraço e que corra tudo bem

Publicado:

Boas, o discu começou a comer ontem...meti fishtamine no aquario de manhã (coincidencia ou não) de tarde dei-lhe papa da stendker e comeu...

obrigado pelas dicas (informações)

Um abraço

Cumprimentos

Paulo Costa

Publicado:

Vou dentro de uns meses montar um aqua de 200l, mas é dentro de alguns meses...

se tudo correr como planeado... :D

sendo mais pequeno,necessita de mais atenção e TPA´s mais regulares.

NO2 e NO3 =0

PH = 6,5

Este é o meu actual ainda sem a introdução dos discus...

Publicado:

Peço desculpa, eu tentei inserir o meu aqua, mas ainda não sei como se faz e então não entrou na msg anterior.

tal como a minha imagem também ainda não descobri como fazer.

ainda sou um humilde aprendiz em busca de sapiencia...

Publicado:

Vejamos,

Não é o ideal para 2 Discus...

Também me surgiu essa duvida e bem pior que essa... Quando se é aprendiz, passa cada coisa pelo pensamento...no meu passou... :D

O pior que eu estava a dizer era o de introduzir mais, mas de tamanho menor... de 3 cms e perguntei a quem sabe.Mas no meu caso será temporário o de 120l, pois dentro de algum tempo vou montar um de 200l, como havia dito antes.

Vou deixar estes habituarem-se e que o outro mais timido comece a comer, e depois vou introduzir mais 2 dos de 3 cms.

Que penso adquirir a um membro do forum.

Penso que 120l será mesmo o minimo dos minimos.Pelo que já li cada um necessita de pelo menos 50l.

Como a pressa nunca foi amiga da natureza nem da perfeição, vou por etapas.

Espero ter ajudado na minha qualidade de humilde aprendiz, no meio de tantos membros com experiencia muito superior à minha...

Publicado:

O que fazer?

Como já havia mencionado, tenho 2 discus ainda em fase de adaptação, um deles é mais timido e desde ontem que um deles empurra o outro para a parte traseira do aquario.

Dança e empurra o outro com o corpo, e não deixa o outro comer nem passear pelo aquario, será melhor separá-los ou dar tempo para se habituarem.

é que não tarda vai para uma semana que um deles continua timido.

Caso possam dar dicas para ultrapassar este caso...

E na mudança da loja para o novo habitat, ambos ganharam umas manchas escuras simetricas (de cada lado) perto da barbatana traseira.

A aquarifilia é um hobby para relaxar, mas os discus andam stressados e depois acabam por me stressar... :animal_fish:

Publicado:

bem rapaziada 120 litros só dá para dois discus adultos , devem se lembrar que para os manter são 50 l por cada ...para os manter temporariamente , enquanto juvenis ainda dá mas adultos quase de certeza vão padecer de stress , porque ? porque os discus são peixes que se mantem em cardumes de 6 , agora 6 x 50 ....300 litros

os discus em pequeno numero ficam stressados , escuros e normalmente adoecem , outro factor é que em pequenos numeros vão perseguir sempre o mais fraco que acaba por morrer.

Para manter discus adultos num aquario de 120 l devem ser um casal ... e um casal adulto custa bastante, mais do que o vidro de um aquario grande...

Eu ja fiz todas essas coisas ao longo dos anos e acreditem que só vos toma é o tempo e a paciencia pois os peixes irão estar constantemente a morrer... desesperante

Atenção ao ph , e gh a agua deve ser macia e acida , e a iluminação não deve ser muito forte , ou terem zonas de sombra no aquario , fishmin ou protovic -n na comida e uma temperatura estavel 27-30º , bastantes plantas e troncos .

Lembrem-se que o stress é o que mais mata estes peixes , e são peixes que exigem aquarios grandes , estaveis com muito esforço e dedicação.

Cumprs Filipe Cruz

Publicado:
O que fazer?

Como já havia mencionado, tenho 2 discus ainda em fase de adaptação, um deles é mais timido e desde ontem que um deles empurra o outro para a parte traseira do aquario.

Dança e empurra o outro com o corpo, e não deixa o outro comer nem passear pelo aquario, será melhor separá-los ou dar tempo para se habituarem.

é que não tarda vai para uma semana que um deles continua timido.

Caso possam dar dicas para ultrapassar este caso...

E na mudança da loja para o novo habitat, ambos ganharam umas manchas escuras simetricas (de cada lado) perto da barbatana traseira.

A aquarifilia é um hobby para relaxar, mas os discus andam stressados e depois acabam por me stressar... :animal_fish:

em aquario pequeno podes manter um pequeno cardume de 6 minimo

2\3 cm, vais ver que se tornam muito menos timidos e esse deixa de levar pancada , senão provavelmente acaba por morrer , as manchas escuras acabam por desaparecer e começam a revelar as suas cores , o problema é que mais tarde vais precisar de um grande aquario para os manter 300litros ou parecido ( podes manter num com um pouco menos tipo 240 litros , mas não e o ideal ) a proporção de agua para cm de peixe discus são 2,5 litros para cada cm de peixe , que é mais do dobro das especies pequenas de peixes. e um disco cresce 20 cm ...

Publicado:
em aquario pequeno podes manter um pequeno cardume de 6 minimo

2\3 cm, vais ver que se tornam muito menos timidos e esse deixa de levar pancada , senão provavelmente acaba por morrer , as manchas escuras acabam por desaparecer e começam a revelar as suas cores , o problema é que mais tarde vais precisar de um grande aquario para os manter 300litros ou parecido ( podes manter num com um pouco menos tipo 240 litros , mas não e o ideal ) a proporção de agua para cm de peixe discus são 2,5 litros para cada cm de peixe , que é mais do dobro das especies pequenas de peixes. e um disco cresce 20 cm ...

Pois...

Eu neste momento tenho 2 de aprox. 7cm, mais coisa menos coisa...

e estou a fazer de tudo para que o "timido" deixe de o ser, mas depois fico na duvida se ele "não se aguentar" e RIP.

Se irei arriscar em colocar outros (de 3cm) no aqua.Este sendo maior não fará o mesmo aos recém chegados e mais pequenos? do tipo, quem manda sou eu e vocês que se aguentem...

Publicado:
Pois...

Eu neste momento tenho 2 de aprox. 7cm, mais coisa menos coisa...

e estou a fazer de tudo para que o "timido" deixe de o ser, mas depois fico na duvida se ele "não se aguentar" e RIP.

Se irei arriscar em colocar outros (de 3cm) no aqua.Este sendo maior não fará o mesmo aos recém chegados e mais pequenos? do tipo, quem manda sou eu e vocês que se aguentem...

Epa vai fazer , mas não se vai concentrar só num , fica autoritario como todos os ciclideos são , mas não agressivo com um mas com todos de modo bem mais leve.

ora ja tens peixes que necessitam neste momento de 17,5 litros cada e podes inserir mais quatro de 3 cm que ainda ficas nos 65 litros , mas isto não vai durar muito... se bem que optava por peixes de tamanho similar que ficavam em 105 litros ( praticamente no maximo do teu aquario) .

Agora duas sujestões

Que tal desistires de ter discus no teu aquario , sei que isto é um pouco chato mas para não teres de andar a devolver discus á loja (quando são grandes demais para esse vidro ) ou a retirar bichos mortos do aquario( porque é muito provavel que o que tens morra ... sem querer agoirar , os discus são de uma dura realidade...) tem de ser dito .

Ou montares um aqua com mais litros tipo minimo 240 l ? acabas por perder muito menos dinheiro com os bichos e quem sabe não consigas fazer criação recuperando parte do dinheiro investido.

Mas de qq forma com 7 cm ainda os podes manter aos seis e assim recuperares esse timido, mas como te digo eles vão crescer...