Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tinha o meu aqua montado à cerca de ano e meio. Nunca desde o seu inicio consegui manter a água cristalina, sem impurezas. Sempre que limpava o filtro as esponjas estavam cobertas de uma camada castanha, parecia chocolate.

Farto desta situação, resolvi modificar o meu setup e tentar descobrir a origem do meu problema. Quando retirei o tronco reparei que em certas zonas estava coberto por uma "lama" igual à que sempre encontrava nas esponjas do filtro. Aí está o responsável pela porcaria no meu aqua.

Agora que o deixei uns dias a secar e lhe passei com lixa reparo que aínda continua a largar um pó castanho.

O que devo fazer ? Devo voltar a colocar no aqua depois de bem limpo ? Porque terá acontecido isso ?

Ahh já me esquecia, o tronco foi comprado numa loja da especialidade, e foi bem caro, não sei bem que de que madeira se trata.

Pode ser que consigam identificar na foto.

DSCN0121.jpg

Publicado:

Simples. Arranja tu próprio um tronco que te agrade, em que a madeira já esteja seca. Não uses madeira de resinosas. Oliveira, carvalho (incluindo azinheiras e sobreiro), videira, raízes de canas são madeiras bastante boas. Depois é só fazer uma busca aqui na monutençã e ver como se prepara um tronco para meter no aquário.

Publicado:
Agora que o deixei uns dias a secar e lhe passei com lixa reparo que aínda continua a largar um pó castanho

Esse pó depois acaba por desaparecer...

Os meus também ficam assim depois de serem "esfregados".

Podes "deixar de molho" uns dias dentro de um recipiente/banheira e fazer trocas de água para ver se deixa de sujar a água.

O problema da tua água pode ser o excesso de matéria orgânica dentro do aquário. Podes além disso ter um filtro muito fraco para esse aquário ou o mesmo pode estar a levar pouco material filtrante (o que satura rapidamente e não "apanha" tão bem os detritos).

Fazes aspiração ao areão? Se não fazes aconselho-te a fazer (nem que seja mais superficial). Arranja um aspirador (aconselho-te a pilhas). Podes aspirar o fundo mensalmente/quinzenalmente. Quando aspirares convinha "levantares" a decoração e aspirar por baixo da mesma já qu aí acumulam sempre mais detritos.

Convém não deixares o filtro ficar muito sujo (recorre a manutenção mais regular).

Penso que o que disse em cima vaite ajudar a eliminares a matéria em suspensão na água.

Podes depois utilizar carvão para tornar a água "mais cristalina".

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!