nmvmartins Publicado Junho 14, 2009 Publicado Junho 14, 2009 boas pessoal,tenho valor de no3-10ml/l,e o po4 a zeros,quais saos os parâmetros ideais,e o que devo usar para subir o po4,tava a pensar na seachem phosphorus. BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback
Luís Fortunato Publicado: Junho 14, 2009 Publicado: Junho 14, 2009 Olá. Isso não é tão linear assim... depende de mais factores como a iluminação e a restante fertilização. Se tiveres um aquário com pouca iluminação e plantas pouco exigentes, se calhar não vale a pena estares a fertilizar com muito PO4. Já se o aquário for de alta manutenção, talvez devas apontar para níveis maiores de NO3/PO4 e fazer fertilizações rigorosas. Por isso, sem mais dados é complicado para alguém te poder ajudar. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Devias querer dizer mg/L e não mL/L, certo? Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nmvmartins Publicado: Junho 14, 2009 Autor Publicado: Junho 14, 2009 boas fica aqui o resto do setup. tens razão mg em vez de ml, enganei-me. DATA DE MONTAGEM:03/06/2009 MEDIDAS:120x40x50 VOLUME: 240 L SUBSTRATO/QUANTIDADE: SUBSTRATO FÉRTIL:Elos Bottom Mineral (10 Kg) SUBSTRATO PRINCIPAL:Elos Terra (15 Kg) SUBSTRATO INERTE: Quartzo negro(10 Kg) ILUMINAÇÃO:Lâmpadas Aquaglo T8 2x 38 watts 10000 Kelvin AQUECIMENTO: Aquecedor eihm/jager 300 watts CO2: Kit co2 Aquili pressurizado profissional plus/controlador de PH/ garrafa de 10 Kg FILTRAGEM:Filtro Eheim ecco pro 300 - 2036/ 750L/H FAUNA: 3 Colisas 5 Neons 3 Machados 4 Corydoras 3 Mollys FLORA: Taxiphyllum spec spiky tapete Cabomba piauhyensis Fissiden fontaunus tapete Ludwigia inclinata green Feto Java Anubia barteri var nana golden Vallisneria Spiralis "Tiger" Echinodorus argentiniensis Anubias barteri var. angustifolia Anubias barteri var barteri PARÂMETROS: PH:6.8 KH:4 GH:17 NO3: 10ml/l NO2: 0 ml/l PO4- 0ML/l BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback
Luís Fortunato Publicado: Junho 14, 2009 Publicado: Junho 14, 2009 Olá de novo. Como tens plantas de baixa manutenção e iluminação adequada às mesmas, o meu conselho é que não deixes o PO4 ultrapassar a fasquia dos 0.5 ppm. Já o NO3, desde que não ultrapasses os 15 ppm, creio não haver qualquer problema. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nmvmartins Publicado: Junho 14, 2009 Autor Publicado: Junho 14, 2009 o aquário esta no inicio da vida dele tem somente 2 semanas mal comecei a fertilizar e sei que estes parâmetros vão variar mais com a adição de fertilizantes, tou a pensar fertilizar com os macros separados ferro, phosphorus, magnesio, potássio,nitrogénio, que achas BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback
CarlosSainz Publicado: Junho 15, 2009 Publicado: Junho 15, 2009 Não querendo ser abusador (ao colocar uma pergunta num tópico que não é meu), mas acho que também pode ser util para o autor do mesmo. Muito se fala da relação de 10:1 de N03:PO4, pois eu no meu aquário tenho um valor constante de 10ppm de N03 tendo apenas que fertilizar diariamente cerca de 0,75ppm de PO4 para chegar aos 1ppm e ter a relaçáo de 10:1, digo desde já de após 1 mes de montagem nunca tive nenhum ataque de algas. Mas a quetão é a seguinte: Como tenho um consumo de o,75ppm por dia, como devo fazer ter sempre 1ppm no aquário e antes do fotoperiodo adicionar mais 0,75ppm ficando num total com 1,75ppm no aquário ou deixar o aquário ir aos 0,25ppm e adicionar os tais 0,75ppm de ficar com um total de 1ppm no aquário? Se calhar até é = mas acordei a pensar nisto e gostava da vossa opinião e já agora relativamente aos outros fertilizantes?
Luís Fortunato Publicado: Junho 15, 2009 Publicado: Junho 15, 2009 Olá. o aquário esta no inicio da vida dele tem somente 2 semanas mal comecei a fertilizar e sei que estes parâmetros vão variar mais com a adição de fertilizantes, tou a pensar fertilizar com os macros separados ferro, phosphorus, magnesio, potássio,nitrogénio, que achas Acho bem... para mim, a melhor fertilização que existe é a isolada. Assim consegues adicionar ao aquário apenas aquilo que desejas. Não querendo ser abusador (ao colocar uma pergunta num tópico que não é meu), mas acho que também pode ser util para o autor do mesmo. Muito se fala da relação de 10:1 de N03:PO4, pois eu no meu aquário tenho um valor constante de 10ppm de N03 tendo apenas que fertilizar diariamente cerca de 0,75ppm de PO4 para chegar aos 1ppm e ter a relaçáo de 10:1, digo desde já de após 1 mes de montagem nunca tive nenhum ataque de algas. Mas a quetão é a seguinte: Como tenho um consumo de o,75ppm por dia, como devo fazer ter sempre 1ppm no aquário e antes do fotoperiodo adicionar mais 0,75ppm ficando num total com 1,75ppm no aquário ou deixar o aquário ir aos 0,25ppm e adicionar os tais 0,75ppm de ficar com um total de 1ppm no aquário? Se calhar até é = mas acordei a pensar nisto e gostava da vossa opinião e já agora relativamente aos outros fertilizantes? Como tens vindo a fazer, é a melhor maneira. Imagina que no teu aquário, valores superiores a 1,5 ppm de PO4 dão origem a algas. Continua a fazer como tens feito que está bem. Se nunca chegaste a ficar com os PO4 a 0, então óptimo. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nmvmartins Publicado: Junho 16, 2009 Autor Publicado: Junho 16, 2009 boas, pois po4 ja teve a zeros, neste momento está a 1ml/l, o que parece que esta bom, tenho uma parede de musgo phoenix e tive logo um ataque de algas tipo cabelo, se vais arranca-las vem logo tudo a atrás, BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback
Recommended Posts