jcrelha Publicado: Junho 15, 2009 Publicado: Junho 15, 2009 Desculpem estar-me a meter neste tópico para desviar um pouco o assunto, mas como se falou de algo sobre o qual já coloquei questões aqui no fórum e não tive nenhuma resposta, aqui vai: Como costumam fazer a quarentena? Durante quanto tempo? Em água da torneira ou água retirada do aquário?
Filipe_cruz Publicado: Junho 15, 2009 Publicado: Junho 15, 2009 Desculpem estar-me a meter neste tópico para desviar um pouco o assunto, mas como se falou de algo sobre o qual já coloquei questões aqui no fórum e não tive nenhuma resposta, aqui vai: Como costumam fazer a quarentena? Durante quanto tempo? Em água da torneira ou água retirada do aquário? Voltando ao cerne da questão . as quarentenas não têm um tempo estipulado , o que a mim me funcionou melhor foram quarentenas de 1semana a 2 semanas , agua . com os mesmos parametros do aquario principal gh kh ph etc , mas com a temperatura mais elevada . conforme as especies , (não necessariamente agua do aquario principal mas identica), e tb com tratamentos de largo espectro , e se possivél sal . Eu de vez em quando não tenho tempo para fazer as quarentenas , e quando vem de um sitio de confiança , limito-me a colocar algumas gotas dentro do saco enquanto faço a ambientação assim como um pouco de stress coat(com aloé vera etc..)embora seja muito raro... cumprimts Filipe Cruz
arty77 Publicado: Junho 16, 2009 Publicado: Junho 16, 2009 Faço quarentena de 30 minutos .png' alt=':biggn:'> Chego a casa, coloco umas gotas de desinfectante no saco plástico de origem, deixo 15 minutos a boiar no aqua para as temperaturas nivelarem, depois adiciono um pouco de água do aquário no saco para os parâmetros convergirem e depois coloco o peixe num recipiente extra com água do aquário e coloco no aquário só o peixe. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Filipe_cruz Publicado: Junho 16, 2009 Publicado: Junho 16, 2009 Como eta a progredir o tratamento sarah ? Ja tens novidades? Cumprs filipe
SarahMatos Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 Como eta a progredir o tratamento sarah ?Ja tens novidades? Cumprs filipe Ola=) Não tenho tido muito tempo para vir aqui... Não está a correr la muito bem infelizmente. Todos os guppys que tinham sintomas morreram, resta apenas um macho com algumas manchas na barbatana caudal (espero que não venha a morrer) e 3 fêmeas que não parecem afectadas. As corys, plecos e neons estão bem. Hoje foi o 3º dia do tratamento com bactopur, agora a minha duvida é: quando adiciono o carvao ao filtro e começo com as tpa's? Amanhã? Cumps Sarah
SarahMatos Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 Faço quarentena de 30 minutos Chego a casa, coloco umas gotas de desinfectante no saco plástico de origem, deixo 15 minutos a boiar no aqua para as temperaturas nivelarem, depois adiciono um pouco de água do aquário no saco para os parâmetros convergirem e depois coloco o peixe num recipiente extra com água do aquário e coloco no aquário só o peixe. eheh desculpa a ignorância, mas o que consideras "desinfectante"? Por exemplo bactopur? cumps Sarah
betarato Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Olá, O backtopur, é um produto que serve para fazer tratamento aos peixes afectados pelas bactérias, como por exemplo as barbatanas ratadas. O desinfectante é um produto que se usa quando se compra algo, tal como peixes ou plantas, que se adiciona aquando a climatização ou num aquário à parte onde se faz a quarentena. Todo peixe é susceptível a doenças e adquirem-nas com certa facilidade em aquário, devido ao tamanho extremamente reduzido desse ambiente. Peixes saudáveis já apresentam maior resistência natural contra diversos seres invasores. Porém, quando sob certas circunstâncias, essa resistência cai e é nesse momento que seu organismo fica exposto a diversos agentes etiológicos que só estavam esperando por uma oportunidade como esta. Transporte, variação nos parâmetros da água, má qualidade da água, incompatibilidade de peixes, entre outros, estressam os peixes, baixando assim, sua resistência natural. Nos aquários das lojas, na maioria das vezes, os peixes sofrem de pelo menos 2 desses fatores, e estão sempre muito estressados, por isso estão bem susceptíveis a contrariar diversos tipos de doenças. Devido a isso que não podemos introduzí-los diretamente em nossos aquários, estabilizados e livres de parasitas. Antes de introduzí-los, devemos dar um período para que possíveis doenças se manifestem antes e assim, possamos tratá-los, se preciso. Esse período é chamado de quarentena e o aquário onde se passa esse período, chamamos de aquário-quarentena. Beta Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Filipe_cruz Publicado: Junho 18, 2009 Publicado: Junho 18, 2009 Sinceramente não sei a utilização de backtopur , nunca o utilizei , mas penso que em quase todos os medicamentos há um periodo em que se pode prolongar o tratamento , não sei se é o caso , mas sim quando terminares é carvão activado e tpas recomendadas . não sei se nas minhas respostas anteriores transmiti a ideia que não é necessario fazer a quarentena como a colega Beta referiu pois não era essa a minha intenção, o desinfectante que provavelmente aqui estavam a referir imagino que se seja um general topic ou algo assim , um anti fungico anti bacteriano geral de largo espectro , mas isto só se faz quando estritamente necessario( ou seja quando há um total impedimento de realizar a quarentena no seu aquario respectivo) e apenas de lojas de confiança ... e mesmo assim , a verdade é que esta utilização de "desinfectante" na aclimatação pode ser toxica para os peixes pois ultrapassa bastante as doses recomendadas , tem de ser equilibrada entre tempo e quantidade e sinceramente não a recomendo .. por os mesmos motivos de stress pois pode provocar o surgimento de doenças , eu só a utilizo para limpar um pouco as mucosas dos peixes e mais uma vez saliento apenas quando é mesmo impossivel fazer uma quarentena ... Cumprs Filipe
Recommended Posts