Ciclideos Africanos para Americanos


Recommended Posts

Boas

Após um grande precalço com o meu aquario de Mbunas, devido a mudança de casa, e de ter pensado em desistir da aquariofilia, voltei a poderar em montar (medio prazo) novamente o aquário. Apesar de com os Mbunas ter corrido bem, estava em pensar mudar para ciclideos americanos (para além do incidente que me tramatizou ;) , a minha esposa achava-os muito violentos).

Mas antes de pensar ir avante, gostava de ter primeiro alguns conselhos de quem tem esse tipo de biótopo.

 

O aquário é de 200 litros, com 100x50x40.

Iluminação 2x30W

Fluval 1000l/h

Parâmetros da água (da fonte)

Kh 0

pH entre 7-7,5

Nitratos 0

 

Que tipos de plantas posso ter (das que não necessitam de muitos cuidados)

Principal... os Peixes: quais recomendam?

Estava em pensar em Discos (a patroa gosta muito), um casal de ramirezi (esses são do meu gosto), outros ciclideos? e uns neons ou tetra cardinal.

 

Como ter um pH baixo e estável, sem necessidade de CO2. Tipo de Substrato (uso de tufa, não deixa a água com aspecto sujo?),, pedras, troncos, etc?

Outros cuidados a ter?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :(

 

Penso que com esse aqua poderás meter 3 ou 4 discos pequenos e alguns cardinais ( que os neons queres água um pouco mais fria). Pelo menos seria assim que eu faria.

 

Quanto á água podes meter turfa, que ajuda-te a descer um pouco o ph, mas lembra-te sempre que o importante é não haver grandes oscilações de ph. è preferivel um PH um pouco mais alto e estável que um ph mais baixo e muito variável.

 

Em relação ao resto, podes ver pelos post's o que o pessoal tem , e decidir por ti o melhor :shock4:

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se decidires por ciclideos de pequeno, medio porte, pouco agressivos, e nao tao exigentes como os Discus, tens Escalares, Mesonauta Festivus, Nannacaras, Apistogrammas, Ramirezis, Heros Severus (20 cm),Heros Efasciatus (idem), Laetacara Curviceps, L. Dorsigera, etc........

Convem baixar o PH para 6.0 a 7.0 pelo menos, filtragem com turfa, muitos troncos, plantas pouco exigentes: Feto de Java, Anubias, Musgo de JAVA, Cryptocorynes, Nymphea Lotus,Plantas de superficie,.....

Ate convem que a agua fique cor de cha, a maior parte destas especies aprecia, Iluminacao: Tropic Sera ou equivalente (nao muito intensa).

Podes manter M.Festivus junto com Escalares (zebra, original, detesto quase todas as variacoes).

Tens muito por onde escolher, aqui mesmo no Forum tens varias fotos e info disponivel, da uma espreitadela no Topico: CONCURSO DE CICLIDEOS, ai tens varias fotos.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...