RicardoBC Publicado Outubro 8, 2004 Publicado Outubro 8, 2004 Olá a todos, Tenho um aquário com 150x50x68, com filtro EHEIM 2260, iluminação 2x36w JBL (Solar Nature 9000ºk e Tropic), e quero criar um habitat para os DISCUS que pretendo ter. Para isso gostaria de esclarecer algumas coisas: 1º - Qual é que será o areão a adoptar? Marca e Quantidade? 2º - Rocha, pode-se ter? Se sim, que tipo e quantidade? 3º - O Filtro é novo, chegou hoje, e não trazia as massas filtrantes, traz uma especie de rede que pelo que vi no manual é para encher com 5 camadas de produtos da Eheim. Alguem que tenha um filtro destes ou que saiba o que fazer e colocar para encher? 4º - Será que posso ter outros ciclideos com os discos ou mesmo outros peixes? 5º - Quais as Plantas que devo colocar? E troncos? Qual é aquela planta que fica estilo relva? 6º - Será necessário outro filtro? Eu tinha pensado em colocar outro, talvez um Eheim 2028(1050l/h) ou um Penn Plax 1500 (1500l/h) qual aconselham? 7º - Em termos de iluminação, quando e qts horas devo ter a iluminação ligada? Acham que é suficiente a que tenho? Será que uma moonlight pode ser aplicada? Eu so tenho visto nos aquas de salgados mas gosto do efeito. 8º - Qual é o tratamento que devo dar à àgua para ter as condições adequadas? 9º - Qts termostatos aconselham, 1 ou 2? Cumprimentos a todos, PS: Peço desculpa, possivelmente estou a ser repetitivo e a fazer demasidas perguntas, mas é que já procurei algumas coisas aqui no forum e não encontrei nada. Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
ZANITO Publicado: Outubro 8, 2004 Publicado: Outubro 8, 2004 Epa tantas perguntas as quais podes ter resposta aqui no forum......basta veres com atenção os tópicos, não há nenhuma pergunta que fique sem resposta....por isso...mãos a obra. banana rock
five pra one Publicado: Outubro 8, 2004 Publicado: Outubro 8, 2004 boas possote responder a algumas perguntas entao ca vai em relaçao aos filtrs as massas filtrantes n tem de ser da eheim ate te aconselho MICROMEC da jbl e bem melhor que ceramica de resto esponjas la de filtro e tudo isso compras as que forem mais baratas convem por bioboalls e m precisas de outro filtro mas sem de uma boa ciclagem com outros peixes antes de pores os discus pois a agua para os discus n pode ter qualquer tipo de amonia ou nitritos quanto ao areao podes por um pouco de areao vulcanico que ajuda a nidificar melhor o filtro biologico e depois areao fino e melhor para eles apanharem a comida do fundo;podes por rocha eles gostam especialmente de chisto para colocarem os ovos;podes manter facilmente apistogramas cacatuoides ou agassizis com discos e ramirezis tambem eu consego bem esse compromisso,as plantas podes apostar no equenodoros amazonenses e caratideos como plantas de fundo e akele que aquela que fica tipo relva sao equinodoros anoes tolas elas sao amazonicas deves tambem criar zonas de sombra talvez com umas valisnerias;quanto a iluminaçao 12 horas como sabes e um ciclo e o ideal para as pantas mas 11 ou 13 horas tb n e mau;quanto a moon light penso que n ha prob desde que sejam luzes mt fracas;a agua deve ser bastante acida entre os 6.0 e os 6.6 n deves passar disso mas deves saber os niveis de ph da loja esses serao os melhores para eles se eles estiverem bonitos e saudavei na loja claro,o gh deve ser mt baixo de 2;quanto aos termostatos 1 de 350w deve chegar desde que tenha o fluxo do filtro direcionado para ele espero ter ajudado abraços abraços
RicardoBC Publicado: Outubro 15, 2004 Autor Publicado: Outubro 15, 2004 Bem pessoal, depois de alguma investigação e informação numa loja perto de minha casa, penso que ja tenho toda a informação necessária para começar a ciclar: - Eheim 2260 - Areão, composto por 3 camadas (3cm de areão normal, 3cm de Aquabasis JBL e 4cm de Fluorite Red da Seachem) - Flora Pol entre a camada de Fluorite Red e a camada Aquabasis - 2 termostatos de 200w Jagger - Massas Filtrantes: Matrix Ehfifix/Lã Tormec (Turfa) Ehfifix/lã Sintomec/Micromec Será assim as camadas de massas filtrantes do Eheim 2260. Só há uma coisa, tive hoje a medir o PH da água da minha torneira, deu 7.2, como é que faço para baixar o pH? Alguma coisa que tenha falhado por favor ajudem! Abraço. DISCUS POWER!! Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Malignum Publicado: Outubro 15, 2004 Publicado: Outubro 15, 2004 Para baixar o ph podes colocar turfa no teu filtro em vez de uma das outras matérias filtrantes (ha marcas que vendem já em sacos de rede, que é so por no filtro). Em ULTIMO CASO, usa um produto para baixar pH como o Sera pHMinus (existem de outras marcas também, mas não sei o nome do produtos nessas marcas). Marco over and out.
five pra one Publicado: Outubro 15, 2004 Publicado: Outubro 15, 2004 boas a turfa e troncos sao uma boa ajuda ja que tambem enchem a agua de taninos,ou seja,cor amarelada,que os discus adoram ha tambem alguns produtos mt bons para discus que eleminam o calcario da agua e consequentemente baixam a dureza que os discus tambem querem bastante baixa atençao procura criar zonas de sonbra para os teus discus pois eles n vivem sem sonbra pelomenos os meus abraços abraços
ZANITO Publicado: Outubro 15, 2004 Publicado: Outubro 15, 2004 tb tens tópicos a falar sobre a turfa prós e contras de sua utilização e alternativas aos quimicos para subir/descer ph...
Nuno da Silva Publicado: Outubro 15, 2004 Publicado: Outubro 15, 2004 Olá, mas essa dos quimicos amigo põe já de parte tenta fazer tudo de uma forma natural e com muita calma e paciencia, isto sim é o segredo para os Discus, muita paciencia, quanto a matérias filtrantes a única que te aconselho a usar é o Siporax da Sera é o Ferrari das massas filtrantes, depois um pouco de Zeolite e turfa, tudo o resto é para ocupar espaço, e eitar dinheiro ao lixo. Nuno Silva
Recommended Posts