carvalhor Publicado Junho 12, 2009 Publicado Junho 12, 2009 Bom dia Ontem a noite ,fiz o "parto" a minha Labidochromis caeruleus , no entanto foi cedo demais , talvez por ser a 1 vez ( minha claro ) No meio do "parto" verifiquei que ela estava a largar ainda os ovos e de imediato a deixei , no entanto ela largou 6 ovos , estando neste momento num cubo da vodafone dentro do aquario juntamente com os 6 ovos no cubo e com a boca cheia . Como ja li experiencia de alguns colegas nossos que conseguiram levar ate ao fim , a minha pergunta é a seguinte .... Sera que arejando esses ovos ( semelhante ao que se faz ao escalares ) podemos conseguir levar ate ao fim , se evitarmos que eles funguem ??? Agredeço desde ja a vossa ajuda Rogério Carvalho
Tiago Navarro Publicado: Junho 12, 2009 Publicado: Junho 12, 2009 Olá Carvalho, Muito simples, mas eficaz: cumprimentos, Tiago Navarro
carvalhor Publicado: Junho 12, 2009 Autor Publicado: Junho 12, 2009 Bom dia Fixe , mas sabes de algum diy ?? resultara ???? pelo video nao sao bolhas de ar mas sim apenas circulação de agua .... mas aquilo deu-me umas ideias obrigado Rogério Carvalho
Tiago Navarro Publicado: Junho 12, 2009 Publicado: Junho 12, 2009 Esse não é o melhor vídeo para ver o funcionamento. Realmente poderia ter esculhido melhor. O mecanismo é muito simples e a lógica é a mesma que com os filtros de esponja ou de placa no substracto, etc. Basicamente, tens um compartimento com rede por baixo para deixar emntrar a água e um tubo por cima para a coluna de bolhas de ar. Vê os outros vídeos pois percebe-se melhor. Desde que tenhas os materiais, isso faz-se num ápice. cumprimentos, Tiago Navarro
carvalhor Publicado: Junho 12, 2009 Autor Publicado: Junho 12, 2009 Bem o pessoal esta todo nas festas populares Mais ningum para me dar umas sugestoes ???? agradecia umas ajuditas obrigado Rogério Carvalho
carvalhor Publicado: Junho 16, 2009 Autor Publicado: Junho 16, 2009 Boa noite a todos Apenas para finalizar esta historia . fiz o diy que o membro Blacklotus sugeriu mas talvez por ter sido demasiado cedo os ovos fungaram . hoje ao observar as restantes femeas com a "boca cheia " decidi fazer o parto Qual nao é o meus espanto , quando vi que eram perto de 50 alevins de acei msuli o parto correu bem e a femea um pouco tonta esta optima pronta para outra obrigado a todos pela ajuda Rogério Carvalho
ivos Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Boas Rogério, Parabens "papá" eheheeh agora isso quer é continuação. já sabes que uns asei são para mim grd abrç o peixe vira-s pa peixa e diz: -queres ver a minha peixota
carvalhor Publicado: Junho 17, 2009 Autor Publicado: Junho 17, 2009 ola Marco pois mas deixa-os crescer para ver se se safam ..... Ja sabes que se safarem terei o maior gosto em te dar 1 casal um abraço Rogério Carvalho
newmie Publicado: Junho 17, 2009 Publicado: Junho 17, 2009 Aqui fica a minha opinião: A técnica do stripping fry, para quem não quer fazer muitas criações de malawis, não me parece de todo necessária Nunca a usei nem me parece que a vá usar. E porquê? por norma as proles de malawi são acima de 20 alevins (para não falar dos azureus que chegam aos 60, por exemplo) basta, detectada a femea de "boca cheia", esperar 2 semanas e depois coloca-la num balde (25 litros chegam) com agua previamente tirada do aqua com oxigenação. No periodo de verão nem é preciso termostato. Quando a femea larga os alevins (o que acaba eventualmente por acontecer) espera-se 1/2 dias e retira-se a femea quando se nota claramente que a boca está vazia. E dou um exemplo: as minhas duas ultimas criações foram de cynotilapias afra jalo reef, em que tirei mais de 60 alevins, os quais ando a dar e não me parece que faça mais alguma este ano (pelo menos desta especie) E depois, uma das imagens mais bonitas destas especies, é quando os alevins recem nascidos buscam protecção na boca da progenitora!!! "Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes
carvalhor Publicado: Junho 19, 2009 Autor Publicado: Junho 19, 2009 Boa noite UPDATE : Mais uma femea e mais 35 alevins Rogério Carvalho
RicardoM Publicado: Junho 19, 2009 Publicado: Junho 19, 2009 Boa noite UPDATE : Mais uma femea e mais 35 alevins Rogério Carvalho Desta vez de que raça?
papillon Publicado: Junho 20, 2009 Publicado: Junho 20, 2009 Desculpem a invasão no tópico para fazer uma pergunta: Fazer o parto? Porque esta expressão? Então mas eles não nascem e ficam protegidos na boca da mãe? Alguém se importa de me explicar sff. Só mesmo para aprender. Parabéns pelos bebés, felicidades. Obrigada cumps Susana 96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden - Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"
AGA Publicado: Junho 20, 2009 Publicado: Junho 20, 2009 (editado) Desculpem a invasão no tópico para fazer uma pergunta: Fazer o parto? Porque esta expressão? Então mas eles não nascem e ficam protegidos na boca da mãe? Alguém se importa de me explicar sff. Só mesmo para aprender. Parabéns pelos bebés, felicidades. Obrigada cumps Susana Olá. É verdade, mas existem várias vantagens em fazer o parto: 1- Principal: num aquário (o que é muito diferente do meio natural, maior concentração de espécies), as fêmeas têm tendência a adiar a libertação das crias (já tive casos em que ultrapassaram um mês). Como a maioria das fêmeas não comem nada (ou as mais experientes comem muito pouco), vão ficando cada vez mais fracas e podem mais facilmente contrair doenças (já perdi duas). 2- As crias que se safam, no aquário principal, depois dão muito trabalho a apanhar (quase tarefa impossível); 3- A maioria das crias não se safa, pois é apanhada pelos outros que as comem logo. Até já encontrei algumas já crescidas dentro do filtro (viveram lá semanas ou até meses). É capaz de haver mais alguma vantagem, mas só a primeira já seria suficiente. Não vejo desvantagens. Portanto, na minha opinião, o trabalho que se tem a fazer o parto justifica-se. Cumps Editado Junho 20, 2009 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
papillon Publicado: Junho 20, 2009 Publicado: Junho 20, 2009 Obrigada pela explicação AGA, só não estava a entender a expressão. Boa sorte para os bebés. E venham dai umas fotos. cumps Susana 96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden - Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"
tiagoagfaria Publicado: Junho 24, 2009 Publicado: Junho 24, 2009 Rogério se tiveres possibilidades e assim o quiseres, a melhor maneira para salvares os alevins, não stressares a fêmea e ao mesmo tempo teres opurtunidade de observar comportamentos belos, é arranjares um(s) refúgio(s), também apelidados de anexos, que são simplesmente aquários onde a água que circula neles provém de um principal, se precisares posso-te ajudar, e certamente que todos, se souberem como, também te dão umas dicas. A pressa é inimiga da perfeição.Feedback
carvalhor Publicado: Julho 13, 2009 Autor Publicado: Julho 13, 2009 Obrigado Tiago Entretanto fiz um anexo mas por este andar vou fazer mais .... muitos mais heheheh obrigado Rogério Carvalho
Recommended Posts