tomass Publicado Junho 11, 2009 Publicado Junho 11, 2009 Boas, Alguém sabe me dizer como se faz a leitura da escala do GH nos testes 5 em 1 da JBL??? Citar CumprimentosTomásFeedback Comunitário
jpospr Publicado: Junho 11, 2009 Publicado: Junho 11, 2009 Colocas o 1º reagente, e de seguida colocas o 2º reagente, o numero de gotas que é preciso para a solução mudar de cor indica-te o GH da água. Se a solução mudar à 2ªgota tem GH de 2 se mudar à 5ª gota tem 5 de GH Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tomass Publicado: Junho 11, 2009 Autor Publicado: Junho 11, 2009 Estou a falar dos testes das tiras que têm 5 em 1 incluindo o GH, mas eu não percebo a escala. Citar CumprimentosTomásFeedback Comunitário
jpospr Publicado: Junho 11, 2009 Publicado: Junho 11, 2009 Não utilizo os testes das tiras, os de gotas são mais eficazes...que venha outro ajudar-te Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
betarato Publicado: Junho 11, 2009 Publicado: Junho 11, 2009 Pegas na tira e mergulha-la na água do aquário dando umas sacudidelas durante um período de 30 segundos, retiras e sacodes o excesso de água e aguardas cerca de 1 minuto de seguida comparas as cores com a tabela. Beta Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
tomass Publicado: Junho 11, 2009 Autor Publicado: Junho 11, 2009 Pois,o problema é mesmo a tabela. Em termos de GH a escala tem 4 "tabelas" , dai não perceber quais os valores. Citar CumprimentosTomásFeedback Comunitário
betarato Publicado: Junho 11, 2009 Publicado: Junho 11, 2009 Eu já utilizei de tiras, mas sinceramente era na altura em que não percebia rigorosamente nada de testes, logo apenas dava importância ao no2, no3, kh e ph. A dureza total (GH) é a soma do KH e da dureza permanente. E isto leva-nos a um segundo aspecto. Os valores do GH e do KH são frequentemente muito próximos. Provavelmente já terás reparado, e este fenómeno acontece porque os carbonatos geralmente são predominantes (os carbonatos estão relacionados com o KH), e a dureza permanente é geralmente pequena. Isto significa que o GH normalmente é condicionado pelo KH, uma vez que a dureza permanente, na maior parte dos casos, é muito baixa. Caso tenhas o teste de kH poderás regularte por aí. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
tomass Publicado: Junho 12, 2009 Autor Publicado: Junho 12, 2009 Isso quer dizer que como o KH dá 3º, o GH anda lá perto??? Citar CumprimentosTomásFeedback Comunitário
betarato Publicado: Junho 12, 2009 Publicado: Junho 12, 2009 Sim, e o kH acompanha o pH, ou seja, se o kH anda na 3ª gota o pH deve rondar 7.0 (neutro). Se tens os testes do KH e pH, poderás ficar com uma ideia aproximada do GH. Se estiver a ser incorrecta espero que me corrijam. Espero ter ajudado. Cumprimentos, Beta Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
betarato Publicado: Junho 12, 2009 Publicado: Junho 12, 2009 No entanto deixo-te um link para que possas ler com atenção: http://www.felideo.com/2007/05/o-gh-do-aqurio.html Beta Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Recommended Posts