Recommended Posts

Publicado

Olá!

Tenho um peixe cometa há cerca de uma semana e nos últimos 2 a 3 dias ele tem estado muito parado, no fundo do aquário, não mexe as barbatanas, até parece que nem respira. Só quando mexo no aqua ou quando ele nota a minha presença é que volta a nadar. Será por o tempo estar mais frio?

Ele está num aqua redondo de 5l, sem filtro nem nada.

Já sei q não é o indicado, será mudado p um aqua a sério logo que possível.

Tenho mudado 1/3 da água a cada 3 dias. Há dois dias acescentei um pouco de sal grosso na água pois estava com umas pintinhas brancas nas barbatanas, que se mantêm. Penso qie seria ictio. Será disso?

Que terá o peixinho?

Publicado:

Já que ninguém me respondeu, fui à loja comprar um medicamento próprio para o íctio.

O peixito parece mais arrebitado... vamos ver...

Publicado:

Boas,

Provavelmente ninguém respondeu porque tu já disseste tudo...aquário de 5L sem filtro e sem termostato. Variações grandes de temperatura, provavelmente níveis de amónia muito elevados, tornam o peixe muito susceptível a todo o tipo de doenças. Agora se é ictio ou não, é difícil dizer sem umas fotos. Mas fizeste bem em juntar o sal (só não metas demais) e em comprar o medicamento. Espero que o consigas salvar.

Cumps

Publicado:

Obrigada pela tua resposta,

Já agora diz-me uma coisa, o meu pai tem um lago com uma série de peixes vermelhos, e eles duram anos e crescem imenso sem ele ter nenhum cuidado com eles a não ser dar-lhes de comer e ter água sempre a circular. Tem nenúfares e montes do lodo! ~Como é que é possível eles sobreviverem ao inverno, à chuva, etc? Será que o meu cometa seria mais feliz nesse sítio?

Publicado:

Pois num lago tudo fica mais natural...

O facto de a água estar sempre a correr, ajuda a eliminar alguns desses compostos azóticos que são tóxicos para os peixes. E mesmo esse lodo muito provavelmente contem algumas bactérias que ajudam a eliminar esses mesmos compostos. As plantas também funcionam como uma espécie de filtro natural, eliminando CO2 e nitratos. Não sei qual o tamanho desse lago. Mas sendo de certeza maior que 5L, as mudanças de temperatura são menos bruscas, ocorrendo naturalmente consoante a hora do dia e as estações do ano. E sim, na minha opinião, o cometa ficava melhor no lago.

Cumps

Publicado:

OK!

Obrigada pela ajuda! Vou ver primeiro se trato o ictio e depois, ou compro um aquário "verdadeiro" ou mudo-o para o lago.

Obrigada!

Publicado:

Há 4 dias comprei um medicamento para o ictio da marca MFC (NA 300L Wody) e estou a por na água do aquário e a fazer TPA diariamente. As manchas estão a desaparecer mas o peixe está cada vez mais apático. Já não come, só fica parado no fundo do aqua... Que faço? Devo deixar de por o medicamento? Ajudem-me por favor...

Junto uma foto que tirei ontem. Hoje tem menos pintas.

gallery_36702_1548_647528.jpg

• 3 meses depois...
Publicado:

TENS QUE IR Á LOGA ONDE COMPRASTE PEIXE DIS-LHE ISSO E O_A EMPREGADO DA-TE UM FRASCO QUE TENS QUE POR NA AGUA TODOS OS DIAS........

É POR CAUSA DO HOXIGÉNIO

• 2 anos depois...
Publicado:

Eu tenho 3 cometas laranjas dentro de um aquário de 120 litros. A temperatura está na ordem dos 19/20ºC. Tenho plantas de superficie, e musgo de java. As pedras são de xisto e tenho uma bomba de recirculação com elementos filtrantes de esponja e carvão activado.

Um dos peixes está sempre muito parado no fundo, mas quando lhe dou comida vem comer e nada naturalmente, apesar de não abrir as barbatanas depois de comer... parece que está envergonhado ou com frio.

Será que me podiam dar uma ajuda àcerca do comportamento do bicharoco...