Recommended Posts

Publicado

Tenho tentado remediar o meu problema com as muitas micro bolhas que tenho no aqua mas ainda não consegui. No sentido de encontrar uma solução definitiva, independentemente do trabalho que me dê, queria pedir-vos que comentassem sobre as soluções que têm.

Tenho o escumador na Sump.

Possíveis soluções:

1- Fazer passar a água por barreira. Passar por baixo, depois por cima e novamente por baixo. Isto geralmente é suficiente?

2- Fazer a água passar por uma esponja fina ou outro material que não deixe passar as bolhas. Algum material que seja interessante ?

3- Juntar as soluções 1 e 2.

4- em relação ao Escumador, não consigo que deixe de deitar umas quatas microbolhas - é um turboflotor 1000 da aquamedic, por isso por aqui acho que não me safo.

Já agora, tenho uma Tunze Electronic a enviar água contra a entrada de retorno, será que a turbulência que é visível à superfície também está a contribuir para tão grande quantidade de microbolhas ?

A Tunze está um pouco fora de água mas não me parece que faça de "Venturi".

O mais estranho é que não vejo bolhas nenhumas na Sump, por isso devem mesmo ser micro, micro bolhas, mas noto que quando páro e arranco a bomba de retorno (Aquamedic ... Runner 3500) ela expele uma grande quantidade de bolhas para o aqua.

Mais soluções ? comentários.

Obrigado.

Um abraço,

Pedro Gomes

Publicado:

Olá Pedro,

1- Fazer passar a água por barreira. Passar por baixo, depois por cima e novamente por baixo. Isto geralmente é suficiente?
Para mim essa é mesmo a única solução viável e prática!

2- Fazer a água passar por uma esponja fina ou outro material que não deixe passar as bolhas. Algum material que seja interessante ?

Também poderia funcionar, mas seria necessário que a esponja fosse limpa de 2 em 2 dias para não funcionar como filtro mecânico, promovendo o aumento de nitratos no aqua.

3- Juntar as soluções 1 e 2.
Uma resposta óbvia perante os argumentos acima - funciona, e concerteza seria a melhor solução, condicionada à limpeza da esponja!

4- em relação ao Escumador, não consigo que deixe de deitar umas quatas microbolhas - é um turboflotor 1000 da aquamedic, por isso por aqui acho que não me safo.

Nunca tive nenhum, mas já ouvi dizer que deita umas bolhitas.

Já agora, tenho uma Tunze Electronic a enviar água contra a entrada de retorno, será que a turbulência que é visível à superfície também está a contribuir para tão grande quantidade de microbolhas ?
Acho que não, e aliás esta é uma boa solução para garantir uma boa oxigenação - a onda à superfície. Eu sempre usei duas Tunze Turbelle 7400/2 uma contra a outra num aqua de 1 metro e a onda era bem grande! Nunca tive bolhas...

A Tunze está um pouco fora de água mas não me parece que faça de "Venturi".

Não deve ser por aqui a não ser que tenha algum defeito - as minhas também estavam apenas parcialmente submersas.

O mais estranho é que não vejo bolhas nenhumas na Sump, por isso devem mesmo ser micro, micro bolhas, mas noto que quando páro e arranco a bomba de retorno (Aquamedic ... Runner 3500) ela expele uma grande quantidade de bolhas para o aqua.

Isso é mais do que natural, uma vez que quando a desligas ela "puxa" ar para o seu interior.

Mais soluções não tenho!

Abraço,

Diogo