Aquário de 17l - Aprendendo muito!


Recommended Posts

Boa Tarde!

Primeira vez que participo deste fantástico fórum de Aquariofilia.

 

Quando eu tinha uns 12 anos, comprei o seguinte aquário:

 

Dimensões:

 

Comprimento: 29cm

Largura: 24cm

Altura: 25cm

 

17,4 litros

 

FBF,

Bombar de Ar,

Pedras Ornamentais,

Iluminação: Lâmpada Fluorescente de 8w

1 Aquecedor no outono/inverno (Moro no Sul do Brasil onde as temperaturas são bem baixas)

 

Pois bem, não durei 1 ano com o tal aquário em um certo dia acordei e tinham 8 peixes mortos.

 

Hoje vejo que cometi vários crimes, pois estava superpopuloso, e desde 8 peixes 2 eram Kinguios.

 

Desta forma, desativei o aquário.

 

Em dezembro do ano passado (2008), eu e minha namorada decidimos colocar o aquário novamente a funcionar.

 

Hoje estou com 21 anos.

 

Totalmente despreparado, sem noções algumas sobre aquariofilia pois as lojas veterinárias de minha cidade não dão de nenhum apoio sobre o assunto.

 

Novamente cometi vários crimes:

 

- Montei o aquário e NO MESMO DIA, comprei os peixes e coloquei no aquário;

- Peixes que foram comprados: 3 Kinguios (olha o crime) e outro que até agora não descobri a espécie;

- Coloquei eles no aquário sem nenhuma preparação;

- Único tratamento realizado que foi depois dos peixes: Anti-Cloro e Teste de PH;

 

Após 1 mês, um dos Kinguios morreu, não sei qual foi a causa pois eu estava viajando e deixei meus pais cuidando.

 

Hoje, estou ainda com meus 2 Kinguios e o outro peixe e acabei de comprar um cascudo.

 

Com certeza vários dos aquariofilistas devem estar puxando os cabelos e querendo me matar com tais absurdos da inexperiência na aquariofilia.

 

Após 1 semana estudando o fórum e vários sites de Aquariofilia, descobri que tenho:

 

- 1 Kinguio Cometa com 10cm (Macho);

- 1 Kinguio Véu com 8cm (Fêmea);

- 1 Peixe que ainda não sei a espécie de 6cm;

- 1 Cascudo com 7 cm.

 

Já conversei com as veterinárias e assim que meus Kinguios crescerem até 15cm posso trocá-los por outros que li neste fórum que são mais apropriados como Guppys e Resbotas (algo assim esqueci o nome no momento).

 

Estou controlando o Ph com medir e como estava ácida, comprei o Alcali da Labcon e está mantido em 7.0

 

Temperatura está em torno dos 19°, pelo que li está agradável.

 

A Alimentação de meus peixes é em flocos.

 

Li que a alimentação do cascudo pode ser de rodelas de batata, pepino, procede esta informação?

 

Logo que der ($$$) vou comprar os outros testes como Amônia e outros.

 

A ornamentação do aquário é precária também, somente possui 1 flor artificial média e 1 "brinquedo" de átomo que fica girando com o ar, no qual retirei o cano pois achei que deixava os peixes muito estressados e portanto ficou somente o átomo (que caiu devido aos movimentos dos Kinguios).

 

Ah! Lembrei de mais um crime que cometi:

 

- Perguntei na loja que comprei os peixes quando eu devia realizar a troca d'água e a resposta foi a seguinte:

"Como teu aquário é pequeno, de apenas 17l, faz as trocais TOTAIS de água a cada 1 ou 2 meses"

 

E foi o que fiz já realizei 2 trocas totais de água!

 

Agora sei que devo realizar TPA's semanais, quinzenais ou mensais conforme a necessidade. Como meu aquário tem Kinguios, penso em realizar semanalmente uma troca de 20%.

 

Também estou pensando em comprar um Sifonador pois sei que os Kinguios fazem muita sujeira.

 

No dia de hoje, meu aquário está levemente amarelado.

 

Após este longo e descritivo Post, estou aceitando todas as críticas com lucidez, comentários e sugestões.

 

Vale ressaltar, que não possuo muito incentivo ($$$), pois meus pais não acham necessário e como récem acabei a faculdade, estou à procura de emprego.

 

Ótimo Fórum!

Minhas saudações.

 

Abaixo vista frontal e lateral esquerda do meu aquário.

 

Aquário Vista Frontal - 090609

 

Aquário Vista Lateral Esqueda - 090609

Enfº. Norberto de Sousa Cimirro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, nem vou dizer nada quanto á litragem do teu aqua e a fauna que tens... :mrgreen:

Mas vou-te dar um conselho, se quiseres ter peixes que vivam (viver é diferente de sobreviver) em condições minimamente aceitáveis, arranja um aqua maior para esses peixes que tens; ou então compra uns camarões ou um trio de guppys(1m e 2f).

Tira as conclusões do que acabei de escrever, e se pesquisares aqui no site vais ver que algumas pessoas pelo que estás a fazer até te poderiam chamar criminoso ou assassino.

Tens uma coisa boa, admites que erraste e continuas a errar na forma como praticas a aquariofilia.

Pensa bem no que estás a fazer, e prepara-te porque eu devo de ser a pessoa que irá fazer os comentários mais meigos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sei que o dinheiro não abunda mas pensa o seguinte: mais vale não ter do que fazer sofrer...

 

Os teus kinguios estão em sofrimento, por favor se não os podes manter dá a alguém que possa.

 

As pessoas muitas vezes menosprezam estas espécie, não sejas mais um a cometer o erro que também cometi, apesar dos meus dois serem bem mais pequenos e já terem ido para um aquário bem maior (40l) só ate os levar daqui a uns dias para um tanque onde terão uma vida mais digna para esta espécie tão especial.

 

Espanta-me que ainda a protecção de animais não ande em cima dos lojistas que vende estes peixes a qualquer custo.

 

Eu brinco com os meus (um oranda e um telescópio) e têm nomes. São verdadeiros animais de estimação, mas vou ter mesmo de deixar de os ter no aquário pois não é onde devem estar. Quem ama as suas crias sabe que um dia vão ter de voar (neste caso, nadar num tanque com milhares de litros claro :) ).

 

Desculpa se ofendi de alguma forma a tua forma de actuar, não era essa a ideia. É só um conselho de quem adora estes bichos e sabe que não os pode manter bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ajudar não ofende. Além do mais, errar é humano, e nós somos humanos e aprendemos com os nossos erros.

Podia ter aprendido antes de fazer, mas não aconteceu, e não podemos julgar o quer que seja por isso, pois todos já passámos por isso.

 

A única coisa agora, tal como dito em cima, é:

 

Arranjar um aquário maior e dar uma melhor vida (sobreviver não é viver).

Oferecer a quem tenha possibilidades de lhes dar o conforto que necessitam.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ajudar não ofende. Além do mais, errar é humano, e nós somos humanos e aprendemos com os nossos erros.

Podia ter aprendido antes de fazer, mas não aconteceu, e não podemos julgar o quer que seja por isso, pois todos já passámos por isso.

 

A única coisa agora, tal como dito em cima, é:

 

Arranjar um aquário maior e dar uma melhor vida (sobreviver não é viver).

Oferecer a quem tenha possibilidades de lhes dar o conforto que necessitam.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

 

 

Sim, vocês estão certos e farei isso logo (doar os Kinguios), e penso em comprar lebistes. Eu já tive uma antes de acontecer a derradeira tragédia e até deu cria, 1 filhote sobreviveu.

 

Lebistes seriam os mesmos Guppy?

 

Quais cuidados devo ter com Lebistes? Quantos neste aquário de 17l ? 2 fêmes e 1 macho?

 

O que devo incrementar e trocar no aquário?

 

Ouvi dizer que o Cascudo gosta de vegetais como batata, pepino, procede?

 

O cascudo gosta de se esconder. Li em alguns fóruns e sites que pode ser um pedaço de tijolo furado ou então um tronco, procede?

 

Realmente sei que errei mas não sabia de nada, fui saber ontem lendo sobre aquariofilia.

 

E estou muito apavorado com os profissionais das lojas de minha cidade que sequer tão informação e quando dão, são totalmente inúteis.

Enfº. Norberto de Sousa Cimirro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vocês estão certos e farei isso logo (doar os Kinguios), e penso em comprar lebistes. Eu já tive uma antes de acontecer a derradeira tragédia e até deu cria, 1 filhote sobreviveu.

 

Lebistes seriam os mesmos Guppy?

 

Sim, os lebistes são os Guppys

 

Quais cuidados devo ter com Lebistes? Quantos neste aquário de 17l ? 2 fêmes e 1 macho?

 

Os cuidados são muito básicos, aliás, os guppys são dos peixes mais indicados para os iniciantes. Podes encontrar muita informação aqui no fórum sobre eles. Mete 1 trio (1 macho para 2 fêmeas), pois mais tarde irão ter crias e ficas com o aquário cheio.

 

O que devo incrementar e trocar no aquário?

 

Podes colocar um pouco de areão mais fino e umas plantas verdadeiras, caso a tua iluminação dê para tal. Também há plantas que necessitam de pouca luz, tais como os fetos de java.

 

Ouvi dizer que o Cascudo gosta de vegetais como batata, pepino, procede?

 

Sim, é verdade. Mas esse cascudo vai crescer muito, eles crescem bastante e não irá caber no aquário acabando por morrer.

 

O cascudo gosta de se esconder. Li em alguns fóruns e sites que pode ser um pedaço de tijolo furado ou então um tronco, procede?

 

Sim, é verdade.

 

Realmente sei que errei mas não sabia de nada, fui saber ontem lendo sobre aquariofilia.

 

E estou muito apavorado com os profissionais das lojas de minha cidade que sequer tão informação e quando dão, são totalmente inúteis.

 

Sim, isso pode-se verificar não só na tua zona, mas felizmente as mentalidades estão a mudar e já se vê mais logistas a importar-se com esta situação.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não vale a pena estar a falar de aguas passadas. Até porque acho quem tem a culpa destas coisas são os vendedores das lojas de animais.Mas isso é outra historia. Portanto.

 

O melhor que tens a fazer é seguir os conselhos que o octavio te deu.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Neste manual acho que consegues tirar duvidas e ter ideia do que necessitas para garantir boa vida aos animais.

 

Cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.