A l e x a n d r e Publicado Outubro 8, 2004 Publicado Outubro 8, 2004 Num tópico há pouco tempo falava-se das zonas do espectro que penetravam mais fundo na água. Já perdi o tópico mas aqui fica um gráfico elucidativo: A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Outubro 8, 2004 Publicado: Outubro 8, 2004 Olá, Realmente o gráfico é ilucidativo! Tal como tinha referido no outro tópico a luz azul penetra muita mais fundo que qualquer outro espectro. Dái ser importante colocar as luzes actínicas na frente do aquário. Como é óbvio num aquário esta diferença não é tão notória... Abraços, Diogo
João M Monteiro Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Muito interessante, de facto. Ideal seria ter o paralelismo com o grau de penetração da luz nos nossos aquários. Pegando no gráfico acima, era só substituir o sol pelos diversos tipos de lâmpada (HQI, T5, PC, T8) e respectiva potência, sendo a profundidade medida em centimetros. É pedir muito ? AbraçosJoão M Monteiro
Diogo Lopes Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Olá, Realmente é pedir muito!! Isto porque não há nenhuma lâmpada que emita a totalidade dos cumprimentos de onda que o sol emite! Abraços, Diogo
João M Monteiro Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Boas Diogo, A totalidade claro que não. Mas analisando os emitidos Era ou não interessante ter um gráfico com a capacidade de penetração dos diversas temperaturas de cor vs capacidade/tipo da lâmpada ? Qualquer coisa do género (vou apresentar valores aliatórios, note-se): HQI 150/10000 : vermelho - 30 cm, verde - 40, azul 60 HQI 250/14000: vermelho - 35cm, etc, etc. Se calhar até há estudos rigorosos com estas indicações, eu é que não os conheço e gostava de conhecer. Abraços AbraçosJoão M Monteiro
Diogo Lopes Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Olá, É sem dúvida interessante, mas não conehço nenhum estudo! Num aquário todos os espectros (desde os azuis, até aos vermelhos) atingem o fundo do aqua. Não conheço muitos aquários com mais de 1 metro de profundidade e como tal esta situação não é aplicável... O problema reside no facto de existirem diversoso tipos de lâmpadas, que conjugadas, poderão simular quase na totalidade o espectro solar (QUASE!!!). Por exemplo com uma HQI de 20000K conseguimos atingir um espectro muito azulado, mas ficamos limitados em realação ao outro lado da escala. Numa lâmpada de 4200K não temos praticamente espectro azul e assim por diante. Abraço, Diogo
João M Monteiro Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 De acordo. A questão não é até onde chega, mas como chega lá... Ja agora... vou este sábado (se tudo correr bem) mudar minha iluminação de 150/10000 para 250/14000 (da Aquaconnect), a 30 cm da água. Achas que ainda preciso de actínicas ? (o aquário é um percula 90 : 90*50*50) AbraçosJoão M Monteiro
Diogo Lopes Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 Olá, As lâmpadas de 14000 K são um pouco mais azuladas que as de 10000K. Notarias diferenças claras para a de 20000. Se a tua questão é estética, eu diria que não precisas. No entanto eu não uso as lampadas de 20000K porque acho benéfico para os corais usar as actínicas para que eles se não apanharem com um choque brutal quando as lâmpadas acendem. Abraço, Diogo
João M Monteiro Publicado: Outubro 12, 2004 Publicado: Outubro 12, 2004 ok, obg, Em qualquer caso tenciono manter um T8 de 18w que tenho para evitar o choque de que falas. Vou ver como fica e depois dou notícias. Se arrnjar uma máquina entretanto até tiro umas fotografias do antes e depois, para ver se se nota muita diferença Abraços AbraçosJoão M Monteiro
Esgalha Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 interessante interesante era ver um estudo que relaciona-se tipo de lampa Vs potência Vs penetração na água para se ter uma melhor noção dos espectros e potências necessárias para os nosso aquários.
Recommended Posts