rodribike Publicado Junho 8, 2009 Publicado Junho 8, 2009 (editado) Boas malta hoje acordei e depareime com MAIS 1 camarao morto a semana passada morreram me 2 e red e 1 iberico mas eu pensei que fosse da temperatura alta. Passado 2 ou 3 dias verifiquei que 1 iberico tinha saltado (coisa normal pois ja nao é o primeiro que me salta (o outro saltou de outro aqua)). Ontem mais 1 iberico .Bem e hoje ja sabem mais 1 red e estava a ser comido pelo neon Mas o iberico de ontem esta me a estranhar pois a temperatura esta nos 26º (o meu pai disse a eles sao dos rios essa temperatura deve estar alta para eles) o aqua tem 11litros e nao tenho CO2 tenho2 neons negros e 3 rosas Entao fui medir os valores com JBL easy test pois nao tendo muito tempo usei esses e os valores deram: ph: um pouco abaixo dos 6.4 kh:6 gh:14 NO2:0 NO3:10 Fasso TPA de 4 em 4 dias o que estou a fazer mal? sera do ph? se sim como subir? ou serao os neons? P.S.: a cada dia que passa da-me a senaçao que sumem camaroes como por magia Editado Junho 8, 2009 por rodribike Citar
betarato Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 A meu ver o kh está alto, esse valor será para um ph de 7.4; quanto ao gh não me posso pronunciar. A temperatura está bem, mas poderão ter ficado fragilizados com a anterior temperatura a que estiveram sujeitos. Vamos aguardar mais respostas. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Boas malta hoje acordei e depareime com MAIS 1 camarao morto a semana passada morreram me 2 e red e 1 iberico mas eu pensei que fosse da temperatura alta. Passado 2 ou 3 dias verifiquei que 1 iberico tinha saltado (coisa normal pois ja nao é o primeiro que me salta (o outro saltou de outro aqua)). Ontem mais 1 iberico .Bem e hoje ja sabem mais 1 red e estava a ser comido pelo neonMas o iberico de ontem esta me a estranhar pois a temperatura esta nos 26º (o meu pai disse a eles sao dos rios essa temperatura deve estar alta para eles) o aqua tem 11litros e nao tenho CO2 tenho2 neons negros e 3 rosas Entao fui medir os valores com JBL easy test pois nao tendo muito tempo usei esses e os valores deram: ph: um pouco abaixo dos 6.4 kh:6 gh:14 NO2:0 NO3:10 Fasso TPA de 4 em 4 dias o que estou a fazer mal? sera do ph? se sim como subir? ou serao os neons? P.S.: a cada dia que passa da-me a senaçao que sumem camaroes como por magia Bom dia, A meu ver acho que tens o ph baixo, tenta medir o ph da agua que usas, eu uso agua da rede e o meu ph é de 7.5, a temperatura da agua ronda os 26º/28º, tenho dois camaroes madeira e estao bem de saude com estes parametros. Tens algo no teu aqua onde eles se possam esconder? eles gostam do escuro ou das sombras das plantas quando é de dia. Acho que o problema está no tamanho do aqua, 11lt é pequeno para a quantidade de peixes que tens ou tinhas lá dentro, depois é claro que se tens muitos peixes dentro d'um espaço pequeno as TPA's têm que ser mais frequentes, no teu caso faria TPA's dia sim dia não de 15/20% de agua e lemra-te da regra "por cada centímetro de peixe, é necessário 1lt de agua" Se puderes deixa o setup completo do teu aqua, assim é mais facil ajudar-te. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
betarato Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Bom dia, A meu ver acho que tens o ph baixo, tenta medir o ph da agua que usas, eu uso agua da rede e o meu ph é de 7.5, a temperatura da agua ronda os 26º/28º, tenho dois camaroes madeira e estao bem de saude com estes parametros. Os ph que os Neon's preferem é abaixo dos 7 valores, 7.5 não será demais?! Estou apenas a supor, não estou a por em causa a frase, pois a minha certeza não é nenhuma. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
rodribike Publicado: Junho 8, 2009 Autor Publicado: Junho 8, 2009 sim eles tem bastantes sitios pa se esconderem Aqua 40x20x15 (+/-) filtro boyu de 150 L/h termostato tetra 15W calha resun de 11W Flora musgo, feto de java e 1 pe de blyxa fauna 3 neons rosa 2 neons negros 2 ampularias adultas e 3 bebes 10 reds (mas nao tenho a certeza pois so consigo contabilizar 5 mas quando coloquei mais a 3 ou 4 semanas eram 12) 2 greens e 4 ibericos e 2 planorbis corneus Citar
betarato Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Não os poderás contabilizar todos, isso é uma realidade! O filtro tem protecção para que não sejam sugados? Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Os ph que os Neon's preferem é abaixo dos 7 valores, 7.5 não será demais?!Estou apenas a supor, não estou a por em causa a frase, pois a minha certeza não é nenhuma. Olá betarato, Estás correcto, o ph dos neons deve rondar entre 4.0 e 6.0, eu é que desci o meu ph para 7.0, não posso descer mais porque tenho outras espécies que necessitam dele um pouco mais alto. Nos neons estes níveis de ph entre 4.0 e 6.0 fará com que ele viva aproximadamente 10 anos, quer dizer que o neon suporta niveis de ph um pouco mais altos mas tb vivem menos tempo. Link neons: http://atlas.drpez.org/Paracheirodon-Axelrodi Mesmo assim acho o aqua dele um pouco pekeno para tantos peixes, a atenção deve ser redobrada nas tpa's e nos níveis de nitratos, nitritos e amónia. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 sim eles tem bastantes sitios pa se esconderem Aqua 40x20x15 (+/-) filtro boyu de 150 L/h termostato tetra 15W calha resun de 11W Flora musgo, feto de java e 1 pe de blyxa fauna 3 neons rosa 2 neons negros 2 ampularias adultas e 3 bebes 10 reds (mas nao tenho a certeza pois so consigo contabilizar 5 mas quando coloquei mais a 3 ou 4 semanas eram 12) 2 greens e 4 ibericos e 2 planorbis corneus Não quero bater muito na mesma tecla mas continuo a dizer tens muita malta no teu aqua, se cada centímetro de peixe necessita de 1 Lt da água, segundo os peixes que lá tens (20 salvo erro) necessitarias de no mínimo 20 Lt de água, e claro se nenhum deles ultrapassar 1 centimetro de tamanho. aranja um aqua maiorzito, tipo este: http://pet4you.net/index.php/peixes/aquari...-com-tampa.html O aqua de 40 cm que corresponde a 25 Lt brutos acho indicado para aquilo que queres, Aguarda mais alguns comentário. Boa sorte, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
rodribike Publicado: Junho 8, 2009 Autor Publicado: Junho 8, 2009 (editado) peixes peixes sao 5 tenho e invertebrados o filtro e externo de mochila e sim tem proteçao para nao serem sugados o problema e a minha mae ha pk nao quero mais aquarios bal bla bla bla mas em pricncipio vou comprar 1 de 85litros nos verao mas daqui ate la... O ph dantes andava sempre nos 7 mas ag teve uma descida grande o que faço para subir? colocar pedras calcarias? Editado Junho 8, 2009 por rodribike Citar
Miguel Simões Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 pexes pixes sao 5 tenho e invertebrados o filtro e externo de mochila e sim tem proteçao para nao serem sugados o problema e a minha mae ha pk nao quero mais aquarios bal bla bla bla mas em pricncipio vou comprar 1 de 85litros nos verao mas daqui ate la... O ph dantes andava sempre nos 7 mas ag teve uma descida grande o que faço para subir? colocar pedras calcarias? Eu utilizava O PHadjust, tens o down e o up, soube depois que é asneira utilizar este condicionador. Tenta colocar conchas no filtro ,como são calcárias vão te subir o ph e endurecer a agua. Cumprimentos, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
betarato Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 A prática de utilizar conchas está correcta, mas também terá que ter em atenção qual o valor do kh, e subir estes dois valores em conjunto senão sai asneira. Colocar conchas ou pedras calcárias a diferença no espaço que as pedras irão ocupar no aqua. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Recommended Posts