Recommended Posts

Publicado

oi , pessoal

a minha questao e a seguinte o uso do carvao activado nos aquarios de agua salgada deve ser sempre usado ou so esporadicamente?

ha quem aconselhe o uso de cavao activado e a quem diga que basta ter so filtragem por ceramica o que voces acham ?

eu tenho um filtro para instalar so me falta saber o que usar . :shock::n00b:

agradeço desde ja a vossa ajuda.

luis baia

Publicado:

Viva,

Na minha opinião não deves fazer uma coisa nem outra, ie, desde que tenhas uma boa quantidade de RV não precisas da ceramica para nada (isto se estivermos a falar de um sistema reef) pois a RV substitui muito melhor a ceramica. Quanto ao carvão podes usá-lo mas não sob a forma contínua. Colocas o carvão e deixá-lo lá por um mês, retiras e tornas a colocar apenas daqui a 5 meses. É assim que os meus sistemas funcionam e não se queixam.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Olá,

Concordo com o Sérgio quanto à questão da Rocha Viva VS Cerâmica, mas em relação ao carvão activado, eu uso 2 semanas, depois tiro 2 semanas e depois volto a por.

Eu tenho este esquema com o carvão porque tenho muitos corais e peixes, para o tamanho do aqua, o que provoca muitos detritos e consequentemente o amarelecer da água.

Publicado:

ora boas

eu neste momento tenho pouco + de 40 kilos de rocha viva para 220 litros de agua , neste caso entao talvez o que eu deva meter no filtro seja a ceramica para as bacterias terem local para se fixarem e depois quando tiver rocha viva em quantidade suficiente entao utilizar somente o carvao activado.

o que e que voçes acham?

eu em termos de agua tenho sempre uma agua limpida visto todos os dias adicionar 1 l a 2litros de agua doce e fazer mudanças todas as semanas de 10 litros de agua natural.

em relaçao a algas o cirurgiao tem feito uma grande limpeza .

fiquem bem e bom fim de semana

luis

Publicado:

Viva,

Luis se fosse eu a fazer não colocava a ceramica até porque ela sempre custa algo no investimento mas se quizeres colocar, coloca mas quando a fores retirar terá que ser gadrualmente para não causar demasiado impacto.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Oi,

O uso de carvão activado num reef mesmo que esporadicamente é mesmo necessário, ou aconselhavel, ou não é necessário?

Fiquem bem... 8)

Publicado:

Viva,

na minha opinião posso-te responder de duas formas:

1- É aconselhavel o uso do carvão. ou

2- É necessário usar esporádicamente.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Oi...

Eu pessoalmente nunca usei... mas reconheço a sua utilidade principalmente em aquarios onde não existam muitas trocas de água.

Como faço trocas de água de 10% semanais nunca usei carvão...

Abraço...

Publicado:

Os motivos gerais para usar carvão´são a retirada de substancias indesejáveis e colorações desagradáveis da água . Para além das subst. químicas que queremos remover em água doce , existe outro motivo para usá-lo em aquários de recife - retirar toxinas produzidas pelos corais, especialmente os moles ,que as usam para fazer guerra química entre si e conquistar espaço no aquário. Estas toxinas actuam não só por contacto mas também através da água.Por vezes esta pode ser a explicação para determinado coral ,que estava optimo há poucas horas de repente se fechar e começar a sofrer recesão .Eu contato que a maioria das pessoas que tem aq. de recife com sucesso usa carvão ( tem de ser de excelente qualidade e granular ) ou intermitentemente ou de forma constante em peq. quantidades. É claro que como nocaso do Marco se se fizer muitas mudanças de água o seu uso torna-se dispensável,porque a diluição substitui a adsorção química.

fazer muitas mudanças de água em aq. grandes não é viável ,por isso eu uso carvão de forma constante mas em pequenas quantidades.Melhoro o meu potencial redox e a transparencia da água.

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:

Olá.

Estou plenamente de acordo com o Rui.

Não uso carvão, uso CHEMIPURE mas da mesma maneira.

2 saquetas com mudanças alternadas, ou seja cada saqueta dura 6 meses.

Prefiro antes estas resinas ao carvão pelo simples facto de não reporem o que absorveram depois de saturadas.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

Publicado:

viva pessoal

muito agradecido pelas vossas respostas e conselhos.

optei entao pelo uso do chemi-pure ( coiza que eu numca tinha ouvido falar ) mas ao que parece de muito boa qualidade para a funçao que se destina e sai + barato que o carvao activado.

fiquem bem

luis

Publicado:

viva

como sabem comecei a usar o chemi-pure no sabado e posso vos dizer que os resultados começaram de imediato a aparecer.

tinha que limpar os vidros do aquario praticamente todos os dias visto estar constantemente a aparecer umas algas ou manchas verdes nos vidros , depois do chemi-pure e passados 3 dias manchas nos vidros ate ao momento nada , pelo menos visivel a olho nu.

a agua + cristalina.

hoje dei tambem uma lavajem a rocha viva para tirar um pouco de algas cabelo das mesmas para ver o tempo de aparecimento das mesmas.

daqui a uns tempos dirvos-ei como esta a correr.

infelizmente ainda nao tenho medidor de fosfatos para vos informar dos valores mas espero adequirir em breve.

sem+

luis