Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Como podem ver no titulo, vou iniciar-me nos salgados.

Por enquanto tenho em mente um aquário apenas com :

Palaemon Serratus

2 peixes-palhaço

Já tenho :

-Aquário 80 l

-Bomba de água 270 l\h

-Testes básicos

-Areia coralina, fina

-Filtro 400 l\h

-Escumador simples

Quanto á iluminação, não faço a minima no que ei de usar....uma calha com 2x 20 w 1 maringlo e 1 powerglo....Talvez ?

Agora ainda vou comprar uma bomba de água 1000 l\h.

Editado por hugo feio
Publicado: (editado)

Boas

Agora aproveito para avisar, já que edito este post que a concelho do Pedro Conceição, apenas irei iniciarr a montagem deste processo quanto tiver todo o material necessário, e sem pressas... Por isso lá para agosto falamos :bs_quesexclaim:

Editado por hugo feio

Tenho boas noticias ..... :rolleyes:

O meu tio tinha um aqua que não vai usar de 80 l ! Adivinhem quem se ofereceu para ficar com ele :rolleyes:

O escumador, comprei um simples que se liga a uma bomba de ar, e tem uma pedra difusora no fundo do escumador, comprei-o porque me pareceu bastante semelhante aos outros o deposito, difusor ..... E pelo que sei esse chega a aquários até 100l

Agora não sei se a corrente criada pelo filtro e bomba: filtro:400 l\h e bomba: 270 l\h chega para 80 l ?

Agora tive a opinião de uma loja chamada zoolita de que como o aqua era quase exclusivamente da nossa costa não devia ir gastar € em rocha viva e ia apanhar calhaus na praia. Mas como estou a pensar depois meter uns coralzitos dos mais resistentes e 2 Ocellaris.... Mas também se meter rocha viva é só 1 ou 2 kg, e o resto apanho na praia...Mas aquelas pedras normalmente não são porosas , e por isso mal habitadas e inestéticas ?

Respondam por-favor

Editado por hugo feio
Publicado:

Boas.

Hugo, sei que o dinheiro não é muito, mas se queres montar uma coisa minimamente como deve de ser, junta dinheiro e vai comprando as coisas certas e depois monta. Estares a gastar agora dinheiro em coisas para montares depressa só faz com que daqui a poucos meses tenhas problemas e acabes por comprar as coisas certas.....mas até lá vais ter alguns azares.

Vou deixar o que acho mais indicado para o aqua de 80l:

Escumador: V2Skim Nano 120 ou então o Tunze 9002 (que é um pouco melhor).

Iluminação: dependendo do tamanho, mas podes colocar uns 60 a 80w de iluminação.

Circulação: Deve ter no total cerca de 2000lt/h. Colocava 2 bombas de 1000l cada.

Areia: O suficiente para tapar o fundo, algo com uns 2 ou 3cm de altura.

Rocha: Deves ter no total cerca de 15kg, mas se tiveres pelo menos 10kg, já é bom.

Sobre colocares umas coisas da nossa costa e depois colocares os palhaços e tudo mais....os camarões ainda podes colocar, se bem que não aguentam muito tempo em águas mais quentes (25º a 27º). As anémonas não são uma boa escolha, visto que os palhaços não se dão com elas e por serem bastante agressivas. A rocha da nossa costa não é nada boa, não é porosa e de nada vai servir.

Boas.

Hugo, sei que o dinheiro não é muito, mas se queres montar uma coisa minimamente como deve de ser, junta dinheiro e vai comprando as coisas certas e depois monta. Estares a gastar agora dinheiro em coisas para montares depressa só faz com que daqui a poucos meses tenhas problemas e acabes por comprar as coisas certas.....mas até lá vais ter alguns azares.

Vou deixar o que acho mais indicado para o aqua de 80l:

Escumador: V2Skim Nano 120 ou então o Tunze 9002 (que é um pouco melhor).

Iluminação: dependendo do tamanho, mas podes colocar uns 60 a 80w de iluminação.

Circulação: Deve ter no total cerca de 2000lt/h. Colocava 2 bombas de 1000l cada.

Areia: O suficiente para tapar o fundo, algo com uns 2 ou 3cm de altura.

Rocha: Deves ter no total cerca de 15kg, mas se tiveres pelo menos 10kg, já é bom.

Sobre colocares umas coisas da nossa costa e depois colocares os palhaços e tudo mais....os camarões ainda podes colocar, se bem que não aguentam muito tempo em águas mais quentes (25º a 27º). As anémonas não são uma boa escolha, visto que os palhaços não se dão com elas e por serem bastante agressivas. A rocha da nossa costa não é nada boa, não é porosa e de nada vai servir.

Boas

A minha intenção, não é apressar as coisas. E o escumador, também pela lógica e pela forma de como eu vi que um escumador era composto ......Não sei se vou comprar outro escumador, mas isso é algo que se vai vendo durante o ciclo...

Agora quanto á rocha viva, eu acho um exagero pois cerca de 1 oitavo do aqua então estará cheio de rocha viva . Eu vou comprando 1 kg aqui ...Outro acolá...

Quanto a iluminação eu irei utilizar 2x30, 1xmarineglo (actinica) e 1xsunglo (solar)...

Agora vou ver a circulação e a bomba de ar...

Editado por hugo feio
Publicado:

Quanto ao sal para o aquário vou comprar um de uma marca qu acho que se chama reef safe ou safe reef ...

Mas só uma curiosidade... O sal de cozinha grosso não serve '? Não te aditivos, não é refinado ... :)

Publicado:
Quanto ao sal para o aquário vou comprar um de uma marca qu acho que se chama reef safe ou safe reef ...

Mas só uma curiosidade... O sal de cozinha grosso não serve '? Não te aditivos, não é refinado ... :angelic008:

sal grosso????? , antes de mais aconselho-te a leres mais antes de montares um salgado , tens bons tópicos aqui no fórum e vários sites na net e só uma questão de procurares .

poupas tempo e muitos €€€€€€ antes de fazeres algumas asneira (todos nos no principio fazemos).

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Publicado:
sal grosso????? , antes de mais aconselho-te a leres mais antes de montares um salgado , tens bons tópicos aqui no fórum e vários sites na net e só uma questão de procurares .

poupas tempo e muitos €€€€€€ antes de fazeres algumas asneira (todos nos no principio fazemos).

Se reparares eu disse que ia usar um sal reefsafe, e isto era apenas uma dúvida...

Publicado:

O sal de cozinha tem vários compostos utilizados para desbacterizar e esterilizar o sal de forma a ficar próprio para o consumo humano, fora os valores de fosfatos, nitratos e silicatos, sem falar de outros.