Alteracao de layout


Recommended Posts

Boas.

No meu aquario tenho como substrato apenas areao de rio, com um ph~ 7.4

 

Como estava a pensar fazer algumas alteracoes ao hardscape, gostava tambem de colocar um substrato fertil, talvez humus de minhoca, para que as plantas se possam desenvolver em condicoes.

 

A minha ideia é tirar tudo para uma caixa de plastico enquanto faço as mudancas.

 

Tenho lido algumas coisas sobre o assunto, mas algumas duvidas persistem:

1) Depois de colocar todo o hardscape, e quando colocar a agua, por mais devagar que seja, vai sempre levantar qq coisa do fundo. Não há problema de colocar os peixes com a "poeira" ainda no "ar"?

 

2) O humos, provavelmente vai alterar alguma coisa no PH. Se existir alteração, esta pode ser mais brusca que o desejavel. Isto nao pode ser prejudicial aos peixes?

 

Nao tenho hipoteses de ter o aqua a assentar poeira e os peixes na caixa de plastico durante uma semana ou duas.

 

Já sei que eles vao estranhar as alteracoes no hardscape pois sempre que coloco algum coisa nova no aqua ficam desconfiados.....

 

Preciso de algumas ideias de como fazer isto sem matar a bicharada.

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não há problema nenhum em colocares os peixes com alguma poeira no ar.

 

Em relação ao pH já é outra história. Se a mudança for brusca vai ser prejudicial. Se quiseres correr menos riscos, coloca alguns dentro de um saco com água do recipiente de plástico. Acrescenta um pouco de água do aquário ao saco e espera 10 min. Depois acrescenta mais um bocado e espera mais 10 min. Repete ainda uma terceira vez. Só depois coloca os peixes no aquário.

 

No fundo faz aquilo que normalmente se faz quando compras peixes... a ideia é eles ambientarem-se aos novos parâmetros de forma gradual...

 

Acho que assim não tens problemas nenhuns...

 

Cumps

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

No meu aquario tenho como substrato apenas areao de rio, com um ph~ 7.4

 

Como estava a pensar fazer algumas alteracoes ao hardscape, gostava tambem de colocar um substrato fertil, talvez humus de minhoca, para que as plantas se possam desenvolver em condicoes.

 

A minha ideia é tirar tudo para uma caixa de plastico enquanto faço as mudancas.

 

Tenho lido algumas coisas sobre o assunto, mas algumas duvidas persistem:

1) Depois de colocar todo o hardscape, e quando colocar a agua, por mais devagar que seja, vai sempre levantar qq coisa do fundo. Não há problema de colocar os peixes com a "poeira" ainda no "ar"?

 

A poeira que levanta poderá acentar em 1 hora, o que não levantará problemas para a bicharada. (Depende da bicharada)

 

2) O humos, provavelmente vai alterar alguma coisa no PH. Se existir alteração, esta pode ser mais brusca que o desejavel. Isto nao pode ser prejudicial aos peixes?

 

O humus poderá baixar um pouco os valors de ph mas nada de muito significativo. Antes de introduzires os peixes terás de efectuares todos os testes e certificares-te de que está tudo em condições.

 

Nao tenho hipoteses de ter o aqua a assentar poeira e os peixes na caixa de plastico durante uma semana ou duas.

 

Enquanto tiveres os peixes num outro habitat qualquer deverás mantê-los com filtro e termostrato funcionais e nunca por 1 semana, para descanso dos peixes deverias encontrar uma alternativa nem que fosse um aqua de um amigo.

 

Já sei que eles vao estranhar as alteracoes no hardscape pois sempre que coloco algum coisa nova no aqua ficam desconfiados.....

 

A introdução dos peixes nesse novo habitat é como se os tivesses ido buscar na hora à loja.

 

Preciso de algumas ideias de como fazer isto sem matar a bicharada.

cps

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entao e se eu fizer assim:

O meu PH esta nos 7.6

Sabendo de antemao que o substrato que quero usar me vai baixar o ph, umas semanas antes coloco turfa no aquario, de modo a baixar gradualmente o ph para os 7.0 ou perto disso. A agua vai ficar amarela mas é so temporario.

 

Depois de montado o layout novo com o novo substrato e sem turfa, o ph vai baixar dos 7.6 de certeza. Nao sei para que valores irá, mas os peixes ja estarao habituados a um ph mais baixo.... será melhor a adaptacao.

 

Se descer demais, ponho umas pedras calcarias..

 

O que vos parece?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.