Shiny Publicado Outubro 7, 2004 Share Publicado Outubro 7, 2004 Há uma semana para cá que me andam a morrer peixes, de 3 em 3 dias. Já me morreram 2 neons e agora o plati começou a nadar de lado e de vez em quando encontro-o deitado de lado no fundo do aquário. No início pensei que fosse a tal doença dos neons, embora não me parecessem descoloridos....mas agora duvido. O tal plati também sempre foi muito tímido, escondia-se nos cantos (ao contrário da fêmea muito activa) e só apareci para comer e mesmo assim tinha que me afastar um bocadinho do aqua ou ele não se atrevia...já o tenho há 15 dias. O ph anda sempre nos 7,5 e comprei os testes de amónia e nitritos que me deram 0 e 0,1, respectivamente. O valor dos nitritos não me parece ser muito elevado segundo o folheto do teste: diz que uma concentração de 0,5 a 1 é letal, mas de 0,1 não diz nada? A temperatura anda sempre nos 27º, a população do aquario são 6 corys, 6 barbos cereja, 2 guppies, 2 platys, 2 mollys, 4 neons e 1 pleco (e 5 alevis de molly que tenciono dar quando forem maiorzitos e 1 de guppy). Serão peixes a mais? O meu aqua é daqueles da aquapor space junior de 60 cm (66L reais +/-). Eu quando comprava peixes tinha sempre o cuidado de dizer o que tinha e se podia por aqueles que pensava comprar...Tenho também algumas plantas naturais. O que será que estou a fazer mal?? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Frenchy Publicado: Outubro 7, 2004 Share Publicado: Outubro 7, 2004 Boas, A morte dos néons é facilmente explicada... Tens um ph de 7.5...os n´´eons querem um ph, no máximo, de 6.5... Apesar de aguentarem ph's superiores, acabando por morrer! Agora quanto ao plati... Tens carvão activado "fora de prazo" dentro do filtro? Pode bem ser uma causa! Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shiny Publicado: Outubro 7, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 7, 2004 os neons já os tenho há 1 mês...será que não deviam ter morrido mais cedo, caso o problema seja o ph? Quanto ao filtro tenho esponja e cerâmica. Livrei-me do carvão já há bastante tempo para evitar situações dessas. Entretanto estive a trocar 3 L de água do aqua (foi o que a senhora da loja disse para fazer se os nitritos estivessem altos), e pus umas bactérias na agua, o que costumo fazer sempre na altura da TPA excepto a ultima vez (foi na 3ªF) porque tinha acabado e pensei que não fosse grave...será que foi disso?? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Governa Publicado: Outubro 7, 2004 Share Publicado: Outubro 7, 2004 Resumidamente encontro dois erros: - pH desnivelado para as espécies que possui ( 7.5 é óptimo para guppies, platys, etc. mas totalmente desadequado para néons que são de águas ácidas ). - Aquário sobrepovoado ( tem noção que, por exemplo, alguns plecos podem atingir os 30 ou 60 cms em adulto? ). Procure comprar apenas espécies adequadas a pH alcalino como o que possui e tente recordar a regra teórica de um litro de água por cm de peixe adulto. Boa sorte. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
anibal-mota Publicado: Outubro 7, 2004 Share Publicado: Outubro 7, 2004 Olá !! Que tipo de filtro é que tens? Quando foi a ultima vez que limpas-te o filtro? De quanto em quanto tempo fazes as tpa´s? Quanta água mudas? Responde a estas perguntas para te podermos ajudar!! Boa Sorte Anibal Mota Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shiny Publicado: Outubro 7, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 7, 2004 Oi, obrigado pelas respostas rápidas Quanto ao ph já percebi que vou ter que dar os neons, mas o que irrita mais é que eu sempre disse o ph que tinha, os peixes que tinha no aquario e os que gostava de ter, quando ia comprar alguma coisa. Aliás eu perguntava primeiro o que podia por no aquário! Várias vezes aconteceu que eu disse que queria este ou aquele peixe e perguntava "Acha que são peixes a mais?" e respondiam que não! Quanto ao tamanho em adulto do pleco eu já sabia dos 30 cm mas como tenciono comprar um aquário maior daqui uns tempos achei que não havia problema por enquanto já que só tem 6 cm e é o peixe maior do aquário. Estive a fazer contas por alto e, neste momento tenho cerca de 60,5 cm de peixe para 66L de água. Eu sei que as contas têm que ser feitas com os tamanhos em adulto, mas como já disse pretendo comprar um aquário maior. Em princípio stress de sobrepopulação não deve ser pois não? o maior problema da sobrepopulação não são os nitritos e a amónia? Tenho um filtro interno da Tetratec de 400l/h (o que vinha com o aqua era de 300) com esponja e pus uma fila de cerâmica por cima porque só tem 1 compartimento para a tal esponja. Faço TPA's todas as semanas às 3ª feiras (a última há 2 dias) e limpo sempre a esponja e a cerâmica com água do aqua. Geralmente mudo 7/8 litros (penso que o recomendado seja 10%?). E aspiro o areão de 15 em 15 dias. Desculpem o testamento... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 7, 2004 Share Publicado: Outubro 7, 2004 Olá A minha simples opinião. Os neons morreram devido ao inadequado valor do ph e por isso foram definhando. O Platy parece que já veio doente pois não é normal um Platy ser timido, por isso estava doente. Não aguentou mais e morreu. De resto parece tudo bem (á excepção desses neons que mais cedo ou mais tarde acabarão por definhar). Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Frenchy Publicado: Outubro 7, 2004 Share Publicado: Outubro 7, 2004 Espera lá...fizeste uma tpa de 3 L em 66L? Isso não é nada!! Isso nem a 5% da água total chega! Tira aí uns 15 para isso equilibrar! Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shiny Publicado: Outubro 8, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2004 olá Ontem só tirei 3 L porque foi o que a senhora da loja disse para tirar mas vou já tirar mais! Quanto ao platy ainda não morreu (coitadinho :D ) mas ainda anda de lado. Mas parece ter fome porque se esforça por ir comer mas não consegue controlar os movimentos e falha a comida. Acho que o vou isolar numa maternidade, assim tem mais acesso à comida e a oxigénio :D O que é que acham? Quanto aos neons, tenho um amigo de um amigo que tem um aquário cheio deles e vou dá-los. Sei que ele tem muitos cuidados e acho que vão ser bem tratados...só tenho pena de não ter sabido cuidar melhor deles mas quando voltar à loja vou cascar na mulher :D :D Obrigado pela ajuda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Outubro 8, 2004 Share Publicado: Outubro 8, 2004 Já agora..nao laves a cerâmica quando lavares a esponja..estás a destruir a colónia de bactérias todas as semanas e portanto deves tar ai com um problema de amónias nitritos e nitratos nada saudaveis. Lava a esponja todas as semanas se quiseres mas deixaa cerâmica sossegada. Ao fim de 1 mês lavas a cerâmica mas nessa semana deixas a esponja sossegada. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts