guerreiro Publicado Junho 3, 2009 Publicado Junho 3, 2009 Boas, Faço este topico, pois comprei um aquario novo(feito a medida), e como é muito alto, teem me dito que a iluminaçao, dificilmente chegara ao fundo, e como tal, seria mais aconselhavel nao investir na iluminaçao, e construir um habitat do genero amazonico escuro. As medidas do aquario são as que seguem: -75comprimentoX33 de larguraX60 de altura. Eu como sou um total ignorante em termos de iluminaçao do aquario( excepto que se deve ter 1watt por cada 2 litros), pedia a vossa ajuda, e esclarecimento se a altura do aquario prejudica (a este nivel tao pequeno) o fornecimento de luz as plantas rasteiras. Cumps, guerreiro Citar
djhifi Publicado: Junho 4, 2009 Publicado: Junho 4, 2009 (editado) Boas, Faço este topico, pois comprei um aquario novo(feito a medida), e como é muito alto, teem me dito que a iluminaçao, dificilmente chegara ao fundo, e como tal, seria mais aconselhavel nao investir na iluminaçao, e construir um habitat do genero amazonico escuro. As medidas do aquario são as que seguem: -75comprimentoX33 de larguraX60 de altura. Eu como sou um total ignorante em termos de iluminaçao do aquario( excepto que se deve ter 1watt por cada 2 litros), pedia a vossa ajuda, e esclarecimento se a altura do aquario prejudica (a este nivel tao pequeno) o fornecimento de luz as plantas rasteiras. Cumps, guerreiro Que aquário tao pouco profundo, coitado merecia mais aí. Quanto á dificuldade da luz chegar ao fundo, tenho um aquario com 65 cm de altura e as plantas vicejam no meu aquário (e o CO2 ainda está a caminho). Isso que te disseram está totalmente errado lol. Editado Junho 4, 2009 por djhifi Citar
Filipe_cruz Publicado: Junho 4, 2009 Publicado: Junho 4, 2009 Quanto a altura do aquario esta no limite do normal de profundidade , é mais importante os lux das lampadas em termos de penetração da luz no aqua , se não estou equivocado quantos mais lumens mais profundidade alcança ... O normal são 1w/l mas como ja disse depende dos lumens , depende igualmente das necessidades das plantas ,( plantas mais complicadas necessitam de mais luz), por norma são menos as plantas rastejantes com grandes necessidades de luz intensa , até porque são plantas de niveis inferiores na agua e logo de zonas de luz mais menos ntensa ( claro que há excepções). Aconcelho a ver na pagina da aquaeden ou ramirezi pois tem um quadro com dimensões de aquarioXnecessidade de luzXiluminação bastante exemplificativo Citar
jpospr Publicado: Junho 4, 2009 Publicado: Junho 4, 2009 Como já foi dito, 60cm de altura não é exagero, e consegue-se ter bons resultados, em relação à largura tb concordo que realmente 33 é muito pouco, mas vamos pensar que foi devido a falta de espaço...por isso feito à medida Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
sergiocaneca Publicado: Junho 4, 2009 Publicado: Junho 4, 2009 Guerreiro Se disseres o que pretendes por la dentro tanto em termo de peixes como plantas poderas ter uma ajuda mais correcta, as teorias dos Watts / litro devem ser vistas consoante o que se poe dentro do aquario. Cumps SCaneca Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
guerreiro Publicado: Junho 7, 2009 Autor Publicado: Junho 7, 2009 Boas, Começo por agradeçer as respostas dadas pelos varios membros. Sim, foi por falta de espaço que mandei fazer o aquario ter apenas 33 cms de largura, parece um plasma Eu nao entendo muito acerca das unidades usadas nas lampadas... apenas dos watts, ja ouvi acerca dos lumens, temperatura e genero de lampada... E respondendo ao sergiocaneca, a iluminaçao é o factor que me vai dizer que genero de aquario fazer, devido aos seus custos. Não encontro suportes de lampadas com capacidade superior a 70Watts e tipoT5 (seja la isso o que for, axo que é a forma do casquilho ). Um amigo meu aconselhou-me a montar um aquario tipo amazonico, já que nao nessecita de tanta iluminaçao e os peixes que tensionava por, sao de ai originarios(muito á base dos neons e machadinhas/cutelos), e ao contrario do que diz o Filipe_cruz, pensava por plantas altas, pois estas estariam mais proximas da fonte de luz. Cumps, guerreiro Citar
Filipe_cruz Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 Eu é que percebi que queria pôr plantas baixas ...devo ter percebido mal ... T5 são umas lampadas fluorescentes em que a diferença para as normais e serem mais eficientes e têm um diametro inferior ( são mais fininhas). O seu aquario deve ter aprox 148 litros , logo acho que poderia utilizar umas lampadas t5 24 w ( penso que são as que se usam nas luminarias para 75 cm), optaria por uma de 4 lampadas , dependente da marca custa entre 90 a 120 euros com lampadas incluidas, Quanto as lampadas uma boa mistura de cores devera ser suficiente para até as plantas mais exigentes , tipo mistura de 6500K, 8000K , grolux de 8500k e uma de 4200k , isto visto que vai optar por peixes que aguentam bem luz e ficam bem mais bonitos assim iluminados. Os aquarios Amazonicos têm a agua escurecida com turfa ou extracto de carvalho , mas as plantas é que ditam a luz , depende sempre das necessidades de iluminação das suas plantas, sendo que se optar por menos luz tera de optar por certas plantas que não necessitem de muita luz Cumprimentos filipe Cruz Citar
nunoni Publicado: Junho 8, 2009 Publicado: Junho 8, 2009 olha, o que interessa em relação à profundidade não é exactamente os lumens ou Watt (mas claro, se quiseres ter muitas plantas, tens que ter a intensidade necessária). Interessa a temperatura de cor, os tais Kelvin ou K; quanto mais, maior a profundidade de penetração. Podes por ex. meter uma lâmpada com T da ordem dos 5000-6400K no fundo do aquário (daylight, para um aqua de 60 cm n~ºao é muito), vai promover o crescimento vertical de plantas que lá estejam, em geral plantas que crescem na vertical; e na frente, uma lâmpada com T maior, por ex. 10000K, que vai penetrar mais até ao fundo, por ex. plantas pequenas ou de tapete. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Recommended Posts