Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

O meu nome é Gonçalo e vivo na área de Lisboa.

Há uns anos atrás tive um aquario de agua doce e fria, onde mantive durante alguns anos uma carpa que praticamente já fazia parte da família. Sempre tive um gosto especial por peixes tropicais, no entanto, como era muito novo e dependente financeiramente nunca consegui convencer a minha familia a mudar para um aquário de agua "quente".

Hoje em dia tenho um fascinio especial por aquarios de agua salgada tropicais, para mim são autenticas obras de arte vivas. Gostaria de um dia poder ter e saber como cuidar de um destes aquários. Assim, com este objectivo final em mente, quero retomar a aquariofilia iniciando um projecto com o meu aquario antigo mas com agua doce quente, assim aprender tecnicas que desconheço e ganhar alguma mão, para num futuro poder concretizar o meu objectivo.

Neste inicio, quero retomar o meu aquario antigo, trata-se de um aquário pequeno cuja capacidade penso ser 15 litros. A maior duvida que me surge é com o equipamento a usar. Tendo em conta que é um aquário pequeno recomendam-me algum sistema de filtração em especial? Ja agora, qual a diferença em termos practicos de um filtro interno e externo? Quanto ao sistema de aqucimento, qual a potencia que recomendam para um aquario pequeno?

O meu primeiro objectivo é criar e estabilizar no meu aquario uma densa flora. que aconselham de plantas mais resistentes? Ja li em vario foruns inclusive neste de sistemas de "CO2 caseiro". Como se faz isto? A ideia que tenho de um sistema de CO2 caseiro é soprar ar com uma palhinha para dentro do aquario, mas calculo que nao seja esta a melhor forma... :(

Outra duvida que tenho, e cuja informaçao encontro muito espalhada pelo forum, quais as condições ideias em termos quimicos num aqiuario? Ja sei que o PH depende das especies que o habitam, mas como conseguem controlar o pH da água? Existe alguma forma, sem a introdução de reagentes químicos para o fazer? Temo que controlos de ph directos com introdução de alguns reagente possa ser prejudicial para a vida dos peixes.

Numa primeira fase queria ter como habitantes do meu aquario alguns caracois, pois ja li que ajudam a manter o substracto limpo, alem de controlar as algas.

Sem que fiz um post extenso, mas quero agrupar o maior numero de informaçao possivel para re-começar com o pé direito.

Obrigado a todos

Cumprimentos

Publicado:

Olá bem vindo.

Neste inicio, quero retomar o meu aquario antigo, trata-se de um aquário pequeno cuja capacidade penso ser 15 litros.

Quanto mais pequeno o aquário for mais difícil se torna manter os parâmetros da água estáveis, ou seja, mais cuidados requerem. 15L é pouca água mas não é impossível de manter.

A maior duvida que me surge é com o equipamento a usar. Tendo em conta que é um aquário pequeno recomendam-me algum sistema de filtração em especial?

Em termos de filtragem o recomendado é sempre o melhor possível, para esse aquário secalhar um filtro de cascata chega.

Ja agora, qual a diferença em termos practicos de um filtro interno e externo? Quanto ao sistema de aqucimento, qual a potencia que recomendam para um aquario pequeno?

Filtro interno e externo são muito diferentes, capacidade de material filtrante o externo tem maior capacidade, em termos de limpeza é mais fácil limpar um externo do que um interno em que o interno tem a desvantagem de quando o tiras de dentro de água para limpar, solta sempre porcaria para dentro de água. para 15L podias colocar 15w mas desconheço tal coisa, por isso secalhar um de 25w.

O meu primeiro objectivo é criar e estabilizar no meu aquario uma densa flora. que aconselham de plantas mais resistentes? Ja li em vario foruns inclusive neste de sistemas de "CO2 caseiro". Como se faz isto? A ideia que tenho de um sistema de CO2 caseiro é soprar ar com uma palhinha para dentro do aquario, mas calculo que nao seja esta a melhor forma... :(

De facto essa não é de todo a forma, convém pesquisares um pouco mais sobre CO2, tens muita informação no fórum aqui tens uma pesquisa, em termos de flora (plantas) depende sempre da quantidade de luz versus co2 versus fertilização, mas podes procurar pelas mais resistentes aqui

Outra duvida que tenho, e cuja informaçao encontro muito espalhada pelo forum, quais as condições ideias em termos quimicos num aqiuario? Ja sei que o PH depende das especies que o habitam, mas como conseguem controlar o pH da água? Existe alguma forma, sem a introdução de reagentes químicos para o fazer?

Sobre a frase a bold, deveria ser "as espécies dependem do pH" primeiro deves saber o pH da água que vais utilizar, depois procurar a fauna que se adequa a ele. Caso queiras mexer no pH tens formas naturais e não naturais de o fazer, mas só convém depois de saberes o que tens e o que pretendes.

Numa primeira fase queria ter como habitantes do meu aquario alguns caracois, pois ja li que ajudam a manter o substracto limpo, alem de controlar as algas.

Os caracois comem os restos de comida que os peixes não comem, eles não comem dejectos :-D

Força, lê mais sobre as dúvidas que tens e depois pergunta.

Publicado:
Porque sugeres o filtro cascata, quais as vantagens e desvantagens deste em relação aos outros?

Olá,

Eu nunca recomendo filtros internos, como tal em termos de filtragem sobram os externos, cascata e sumps.

O externo será sempre melhor que cascata, pois em principio leva maior quantidade de matéria filtrante, agora tens poucos litros, será que o filtro externo mais pequeno não será forte de mais? Pode ser que não....

Publicado:

Ola mais uma vez, li algures na internet que os filtros deverao ter a capacidade de 3xs o volume do aquario. Assim com um volume de 15lt necessito de um filtro externo de 45l/h. Se calahr não existe cabecadura

Publicado:

Digamos que já estão ultrapassados.

Salvo raras excepções, os externos são muito melhores!

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado: (editado)

Duplo Post!

Editado por canhake

Publicado:

Hoje estive a falar com o dono de uma loja, que me disse para um aquario de 15Lt, ter plantas significava excesso de Ferro. O que seria toxico para a fauna. Existe alguma maneira de retirar esse excesso de Fe?

Publicado:

Quê?? Plantas dá excesso de Ferro? :character0050::) :)

Vais ver quando os peritos lerem isso.. Até se passam! Isso é mentira! As plantas só tem benefícios! Consomem Nitratos, CO2, e libertam O2. Aliás, se houver Ferro na água ele é utilizado pelas plantas. ;)

Daniel

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!