MaCunha Publicado Junho 3, 2009 Publicado Junho 3, 2009 Olá Pessoal, Apesar de já estar inscrito cá no fórum a cerca de um mês, este é o meu primeiro 'post'. Tenho andado a ganhar coragem, uma vez que neste momento estou completamente viciado nos CA's, e um mês depois de ter um aquário de 60 cmts (55 lts), comprei outro com 1 metro (120 lts), e neste momento já tenho lá 12 Malawis, duas frontosas (+-10 ctms), um pleco (+-5 ctms) e um comedor de algas chinês (+- 7cmts, tudo no aqua de 1mt).. Pois é, mais um 'cromo' que comprou antes e pesquisou depois.. Anyway, e antes que comecem a "apertar-me o pescoço", devo dizer que já comprei a casa nova para os 'meninos' (uma banheira para 450 lts - 150x50x60), e aí é que eu preciso da vossa ajuda para não cometer os mesmos erros do mês passado.. Então o Setup será qualquer coisa como: Aquário: 150x50x60 (450 lts brutos) Filtragem: Rena XP3 (1350 l/h) + Hydor Prime 30 (900 l/h) * talvez mais uma bomba para circulação da água.!? Aquecimento: Jager 3609 (300 W) Iluminação: 2x21W + 2x14W (Duas Brancas + Duas Azuis T5) Substrato: +-50 Kgs de Areia Branca super fina (tipo silica). Flora: Anúbias, Vallisnérias e Fetos de Java Decoração: Rochas calcárias negras Fauna (Peixes que eu já tenho): 2 Cyphotilapia Frontosa - M+F (acho, e espero..) 3 Pseudotropheus Acei Msuli - M+F+F 3 Pseudotropheus Acei Black Tanzania - M+F+F 2 Pseudotropheus Lanisticola - M+F 2 Labidochromis Caeruleus - M+F 1 Aulonocara Baenschi - M 1 (acho) Pseudotropheus sp. acei "Ngara" - M 1 Pleco Leopardo 1 Comedor de Algas Chinês 1 Synodontis Petricola (esse ainda não tenho) Agora as dúvidas: Serão peixes a mais, ou a menos?? Há alguma incompatibilidade entre estas raças? Até agora não notei qualquer tipo de agressevidade entre eles, mas também ainda são quase todos juvenis.. E será que posso pôr mais qualquer coisa (estava a pensar em mais uma Aulonocara Jacobfreibergi e pelo menos mais uma Fêmea Caeruleus). Já agora, digam também p/favor o que acham do Setup do Aqua, ok. Fica uma foto do 'penico', que ainda está vazio e no chão.. Abraços Cunha
papuca Publicado: Junho 5, 2009 Publicado: Junho 5, 2009 (editado) Olá Cunha, parabéns pela escolha que fizeste e acho que no setup que tens descrito está quase tudo Ok, tirando um reparo ou outro. O reparo principal é as frontosas nos meio dos Malawis. Estas meninas são muito dóceis e calmas comparadas com as pestes dos Malawis, eles stressam as frontosas com o seu comportamento. Passei por essa situação e tive que remover os Malawis todos, mas tb eram mais agressivos que os teus. Já tenho ouvido falar que Frontosas podem-se misturar com Haps mas muitos destes tb são stressadinhos, por isso aconselho mais Tangas, tipo Altos, ou Leleupis. O pleco vai ficar ENORME, ao ponto de teres que te livrar dele, é melhor um ancistrus. Synodontis escolhe um que não fique muito grande. E sim, acho que podes colocar mais peixes, pelo menos mais um ou dois trios, mas tens de ficar atento aos filtros, ver se dão "vazão". A powerhead se clahar não era necessária, verifica antes se ficas com algas verdes nas plantas, aquelas que cheiram mal, se tiveres é porque falta circulação. Fica bem e boa sorte!, Moisés Pereira Editado Junho 5, 2009 por papuca
Duartelopo Publicado: Junho 6, 2009 Publicado: Junho 6, 2009 A meu ver o, acho que devia reforçar o aquecimento, agora para o verão é tranquilo,mas no inverno se calhar mais um de 200W, não era asneira! Não sei se os malawi não vao tar sempre a "chatear" os frontosas. Abraço Duarte Lopo de Carvalho
Nuno Dinis Publicado: Junho 7, 2009 Publicado: Junho 7, 2009 Boas, A meu ver, estás aí com uma mistura... Bem Frontosas com Mbunas não é bom sinal, primeiro a alimentação é diferente, as frontosas são carnivoras enquanto que os mbunas são estritamente herbivoros. Depois tens a agressividade, frontosas são peixes agressivos, não são calmos, calmos provavelmente só enquanto pequenos, quando crescem e com aquele tamanho... Depois, uma aqua só com frontosas e mais alguma companhia que vais ter que pesquisar fica muito mais bonito. Relativamente ao Pleco, não sei como o consegues aguentar com o PH elevado, não sei como tens o teu, mas frontosas com PH menor que 8, não é muito saudável. Depois, se quiseres manter os mbunas, não precisas de plecos, nem ancistrus, eles encarregam-se das algas... e muitas vezes das plantas. Mas como já tens a escolha feita... a futuro deverias optar por um biotipo só, misturares essas espécies não é muito boa ideia. Abraço, Nuno Dinis. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
joel barbosa Publicado: Junho 11, 2009 Publicado: Junho 11, 2009 Olá O aspecto mais importante é o PH que tens em casa. A meu ver as Frontosas eram para sair, assim como o pleco. Não pela agressividade porque com mbunas isso é o prato do dia, mas sim pela propria espécie. Se quiseres mesmo manter as Frontosas, pensa nesse aquario só para elas, 5/6 adultos (isto depende sempre dos espécimes que tiveres, se são sociais ou não) Quanto ao pleco só serve para c..... o aquario, pensa noutras especies. EX: Pimodelus Pictus (penso que é assim que se escreve) já tenho um há uns 4 anos resistente e os mbunas não o chateiam muito. Abraço e força com isso para ver umas fotos boas. APC#136
MaCunha Publicado: Junho 14, 2009 Autor Publicado: Junho 14, 2009 Boas Pessoal, Muito obrigado pelas respostas e pelas 'lições' (algumas delas não fazia a mínima ideia..). Bem, uma vez que as opiniões são unânimes e aparentemente está mais do que visto que eu não posso (ou não devo..) ter frontosas no mesmo aqua que malawis, já vi que vou ser obrigado a ter dois aquários, já que não quero me desfazer de alguma espécies que tenho.. Assim sendo, vou manter o setup deste aqua (de 450 L) mas para 4 ou 5 frontosas (juvenis entre 10 e 15 cmts), 1 pleco leopardo e 1 synodontis. Talvez junte também 2 Calvus Black.. O Que acham? No meu aqua mais pequeno (120 L) vou deixar alguns Malawis e vou ter que me desfazer de outros, uma vez que por aquilo que já estive a ver aqui pelo forum, não me posso 'esticar' muito nas espécies num aqua tão pequeno.. Ainda vou estudar o Setup para este aqua, depois talvez ponha um tópico para ele.. O Aqua de 450 L neste momento já está em cima do móvel, e neste momento já o estou a montar.. Obrigado uma vez mais a todos os que responderam. Cumps. Cunha
Nuno Correia Publicado: Junho 22, 2009 Publicado: Junho 22, 2009 Boas, Para 120 litros a fauna que mencionastes Fauna (Peixes que eu já tenho): 3 Pseudotropheus Acei Msuli - M+F+F 3 Pseudotropheus Acei Black Tanzania - M+F+F 2 Pseudotropheus Lanisticola - M+F 2 Labidochromis Caeruleus - M+F 1 Aulonocara Baenschi - M 1 (acho) Pseudotropheus sp. acei "Ngara" - M é peixe a mais e ainda por cima vários da mesma família, corres risco de hibridação. Tira também o que são machos solteiros, e dos outros escolhe uma ou duas espécies. Quanto às frontosas, tenta saber a população, provavelmente serão Burundi, mas tenta saber, de forma a que as novas aquisições da mesma população. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
MaCunha Publicado: Junho 23, 2009 Autor Publicado: Junho 23, 2009 Boas Nuno, Obrigado desde já pelos comentários. Acho que tens razão, principalmente porque já estão um pouco maiores do que quando os adquiri, e agora já noto que o espaço ficou mesmo mais curto.. Se tivesse que escolher, escolhia os Black Tanzania + Caeruleus + Ps Demasoni (que entretanto estava noutro aquario por 'mau comportamento'..), mas uma vez que neste momento não tenho muito tempo livre (estudar e trabalhar não é fácil..), vou adiar este projecto para quando estiver de férias, e vou desfazer-me para já destas especies antes que se matem umas as outras por falta de espaço. Vou concentrar-me no aquário maior, que já dá dores de cabeça suficientes.. As minhas frontosas são Burundi, e as companheiras com quem vão dividir o aquário também já chegaram e são da mesma espécie.. O Aqua para elas depois de montado ficou assim: Ainda não me agrada completamente, por isso vou fazer umas alterações.. Falta ainda adicionar mais areia (uns 30 kgs), mais um filtro, e mais plantas talvez.. Também não gosto muito da luz azul. Estou a pensar se tiro ou não.. Cumps. Cunha
Nuno Correia Publicado: Junho 24, 2009 Publicado: Junho 24, 2009 Boas, se manténs esta filtragem, Rena XP3 (1350 l/h) + Hydor Prime 30 (900 l/h), não precisas de adicionar mais nenhum aparelho, as frontosas apreciam águas limpas, mas não gostam de muita agitação. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
MaCunha Publicado: Junho 25, 2009 Autor Publicado: Junho 25, 2009 Boas, Eu já tinha pensado nisso (tinha lido algures aqui no forum), mas a verdade é que como eu tenho várias rochas e tocas, se eu não tiver uma power head, as fezes dos peixes começam a ficar acumuladas nos cantos.. Para já eu tenho uma power head Jebo de 400L /h apontada para a parte de trás das rochas, só mesmo para tirar de lá a porcaria que assim não fica acumulada, e como ela até nem é muito forte, não causa grande corrente no resto do aquário.. Também a uso para oxigenar a água. Tem funcionado bem para já, por isso não sei se será uma boa ideia tirala de lá.. Assim que eu puder ponho umas fotos actualizadas Abraço
MaCunha Publicado: Junho 25, 2009 Autor Publicado: Junho 25, 2009 Update, Mais duas frontosas lá para dentro.. Os parâmetros da água ainda não são os melhores (PH tá a 7.8 p/ex), mas já comprei o buffer caseiro para tanganyikas para resolver isso.. Também comprei os teste de GH e KH da Nutrafin, mas não sei bem em que unidades eu devo considerar as medições (dh?, gh?, clark h?, fh?...). Não percebo nada disso.. alguem tem destes testes e sabe?? A ver se logo a noite faço um update ao post com a fauna, equipamentos, etc, e ponho umas fotos em condições... Abraços
Recommended Posts