keencruz Publicado Junho 2, 2009 Publicado Junho 2, 2009 Olá pessoal sou novato em aquarismo, e já li muita coisa sobre o assunto em diversos sites e fóruns, mas tenho algumas duvidas que ainda não encontrei respostas. Ai vão elas. Vou utilizar um filtro esterno, posso utilizar fundo em cascalho (+- 3-4 mm) ou devo utilizar areira, para ter maior facilidade de filtragem da água e evitar o acumulo de resíduos no fundo? Pretendo manter aquário com água alcalina posso escolher qualquer tipo de fundo, ou tem algum recomendado para manter o PH alcalino mais facilmente? Outra duvida que não quer calar, ao introduzir bactérias "industrializada" (essas que vendem em lojas) eu consigo acelerar o cliclo de azoto ou até mesmo anulá-lo? Desde já agradeço pela ajuda. Joaquim. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 2, 2009 Publicado: Junho 2, 2009 Olá pessoal sou novato em aquarismo, e já li muita coisa sobre o assunto em diversos sites e fóruns, mas tenho algumas duvidas que ainda não encontrei respostas. Ai vão elas. Vou utilizar um filtro esterno, posso utilizar fundo em cascalho (+- 3-4 mm) ou devo utilizar areira, para ter maior facilidade de filtragem da água e evitar o acumulo de resíduos no fundo? Podes utilizar o areão que desejares. Para limpares o areão tens diversas formas entre elas utilizando um sifão. Pretendo manter aquário com água alcalina posso escolher qualquer tipo de fundo, ou tem algum recomendado para manter o PH alcalino mais facilmente? Convém veres primeiro os parâmetros da água que vais utilizar, só depois procuras o que interessa. Outra duvida que não quer calar, ao introduzir bactérias "industrializada" (essas que vendem em lojas) eu consigo acelerar o cliclo de azoto ou até mesmo anulá-lo? Consegues acelerar, anular é que já pode ser mais duvidoso e arriscado, eu utilizo sempre em novas montagens as ditas bactérias mas não dispensa o cuidado com a colocação de fauna. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
keencruz Publicado: Junho 2, 2009 Autor Publicado: Junho 2, 2009 Muito obrigado pela ajuda Hugo. Esqueci de colocar uma observação estou tratando um tronco de goiabeira já há algum tempo com água fervente, sal e cloro ativo não está soltando tinta, nem quando fervido na água. Tem alguma dica para anular o cloro que utilizei durante o tratamento? Devo colocar o tronco já de cara para equilibrar a água? Citar
tfncruz Publicado: Junho 2, 2009 Publicado: Junho 2, 2009 Acho que se deixares esse tronco dentro de água durante um dia, esse cloro desaparece todo. De qualquer maneira espera por mais opiniões porque eu não tenho a certeza absoluta daquilo que estou a dizer... Cumps Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
Filipe_cruz Publicado: Junho 2, 2009 Publicado: Junho 2, 2009 (editado) Penso que ja te responderam quase tudo quanto ao tronco se o deixares dentro de um balde de água com arejamento , seja natural ou com uma bomba de ar deverá desaparecer ao longo de uns dias , seria preferivel ferver novamente sem cloro e arejar a agua onde deve descansar uns dias e logo o deixar a secar uns dois dias antes de colocar dentro do aquario. ( por segurança) Se cheirares o tronco provavelmente consegue reparar no cloro pois tem um cheiro bastante activo.. quando deixar de ter esse odor ja estará quase sem cloro . Convem deixar o aquario fazer o ciclo do azoto sempre as bactérias ajudam mas não fazem tudo .. e assim estara muito mais estavel ... quanto ao areão pode ser um areão africano Tipo malawi , ou um saibro de rio , areia de praia por cima etc , para limpar um de 3-4 mm será mais facil ... Cumprimentos Filipe Cruz Editado Junho 2, 2009 por Filipe_cruz Citar
keencruz Publicado: Junho 3, 2009 Autor Publicado: Junho 3, 2009 Obrigado pelas dicas com o tronco, mas por hora vou ser obrigado a adiar, de ontem par hoje o pitbull do meu irmão o destruiu (acho que já tinha controlado o cloro). Lá se vão mais 3 meses para tratar outro. Quanto a areia, acabei de compra 25 kg de areia grossa para filtro de piscina acho que vai dar um visual legal (putz, com o tronco iria ficar muito bom). Para substituir o falecido tronco estou pensando em colocar uma planta tipo carpete, tem alguma que não necessite de um controle muito rigoroso de CO2 para se desenvolver ou apenas sobreviver? Citar
emgrande Publicado: Junho 4, 2009 Publicado: Junho 4, 2009 Boas, Podem sempre fazer um tapete de musgo Java ou musgo christmas. se optares por CO2 mesmo DIY podes também usar Riccia como tapete. Cpts, Marco Pires Citar Cumprimentos, Marco Pires
Recommended Posts