Recommended Posts

Publicado

ola pessoal!!

hoje tive a repara no meu aquario e acho que tenhu um guppy bebe deficiente... pois o corpo faz uma forma de V( nao muito acentuado).

será o paixe deficiente? :cry:

xauzito!

fiquem bem!!

abraços

Vasco Jarrais

Publicado:
Pode tratar-se de uma deformação ao nível da espinha, muito comum quando se verificam demasiados cruzamentos consanguíneos.

Boas aos presentes...pela descrição que faz eu sublinho o comentário do colega Governa... E só por curiosidade como tem acondicionados os seus Guppies??? todos juntos??? faz selecção???

...

Um abraço

Publicado:

ola pessoal!!

os meu guppies tao todos juntos...

a mae deles ja vinha gravida da loja...

nao sei se isso importa..

fico á espera de respostas...

xauzao pessoal!

fiquem bem!

abraço

Vasco Jarrais

Publicado:

Pois ao estarem tds juntos, tal cm acontece nas lojas, os irmãos de uma mm prole podem reproduzir-se e os resultados de excessivos cruzamentos entre irmãos são as deficiencias fisicas!

Um abraço

Publicado:

Bem agora fiquei baralhado, pois alguns dias atras li um post que falava em cruzamento consanguinos para conseguir refinar, ou produzir determinadas sub especies de guppys. Agora leio isto e pergunto se apenas podemos fazer cruzamentos entre pais e filhos ou netos e numca entre irmãos??

APC #173

Publicado:

Boas Bigode...é verdade, isto fica um pouco confuso...mas eu passo a (tentar) explicar:

:cry: è verdade que de modo a selecionar os peixes que nos convém tendemos a fazer aquilo a que se chama Back-cross, isto é, cruzamento com os especimes machos progeniotores com os especimes femeas da prole e vice versa deste modo é assegurado uma linhagem que qd cruzados com outros de mesmo padrão nos dão a certeza de serem 100% o que pretendiamos... como é caso em que se debate o melhor metodo de conseguir Blue Moscow puros... isto em:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9824

...mas atenção este metodo diminui o numero de alevins por reproduçaõ!

:arrow: é também verdade que demasiados cruzamentos consanguíneos (entre especimes que partilhem o mm fundo genetico, isto é, irmãos) podem induzir deformações ao nivel da coluna (como aki no caso do Leut) e outros que tais...para evitar um numero elevado de cruzamentos consaguineos os criadores de Guppies, como o caso dos já muito conhecidos Brazileiros Roberto Z. e outros, fazem no minimo (aconselhavel) criação de 3 casais em simultaneo, isto resulta num numero elevado de cruzamentos entre alevins de casais diferentes mas de uma mesma matriz! Ok eu simplifico temos os casai 1; o 2 ; eo 3;

todos têm crias! é então possivel reproduzir as crias do casal 3 com as do casal 1 e depois as crias destes com as crias do casal 2 e por aí fora num sem numero de cruzamentos de modo a proteger as linhagens de um elevado "parentesco" ... :P:!:

...Pronto eu tentei explicar o modo como penso que estas coisas funcionam...tá um pouco confuso? Tá! mas o ppl percebe :D

Um abraço

PS: Quem de direito pode e DEVE corrigir-me ou completar o que foi dito!!! :?

Publicado:

Mais uma ves obrigadissimo, o meu unico problema é acumular as montanhas de informações que se consegue obter neste forum fantastico.

APC #173

Publicado:
forum fantastico.

Subescrevo!!!

Mas Bigode percebeste o que tentei explicar???...está um pouco atabalhoado :cry: (até eu me perco a çer :arrow: )

Um abraço

Publicado:

Para mim apos ter lido o outro post esta muito bem explicito, isto também porque relembrei os conceitos de genética que dei durante o secundário.

Pergunto também se algumas especies de guppys são "fabricadas" pelo homem, ou apenas é um meio de tentar "apanhar" especies mais dificeis de ser encontradas em habitat naturais?

Pergunto isto em várias fotos ja reparei em guppys absolutamente lindos cheios de cores e vida, alguns que nem imaginava serem possiveis, possivelmente devido à falta de experiencia que tenho neste fantastico mundo

Abraços

APC #173

Publicado:

eu penso que de tempos a tempos surgem na natureza exemplares, resultantes de mutações, mais garridos ou coloridos, como lhe chama, só que a selecção natural pelo meio da predação tende a eliminar rapidamente os que não confundem tão bem qt os normais guppies selvagens! e é claro que o homem assim que decidiu criar guppies eliminou a variavel predação e os peixes que apareciam com mutações eram logo separados e alvo de reprodução para fixar a matriz! por isso acho que grande parte dos Guppies que se vêm são o resultado de selecção artificial realizada de há muitos anos para cá!!!

Um abraço

Publicado:

pessoal!!

obrigadão pelas vossas explicaçoes que sao as mais explicadas que eu já li...

vosses sao muito bons nisto!

tou muito agradecido!!

mais uma vez obrigado a todos!!

abraço

Vasco Jarrais