Recommended Posts

Publicado (editado)

Seguem algumas fotos de um Apistogramma eunotus "orange tail" sobre o qual recaiem algumas dúvidas quanto ao seu sexo. Já me pareceu fêmea mas actualmente estou mais voltado para que seja macho. Está num comunitário no qual existe um macho garantido, a relação entre ambos simplesmente não existe, ou seja não existe submissão nem qualquer tipo de agressividade, parece-me estranho principalmente tratando-se de espécimes selvagens!

mwM8Xu833723-02.jpg

jrI6pl988860-02.jpg

m33Tnh993001-02.jpg

Esta última foto é do macho adulto,

f0ICpX332140-02.jpg

Qualquer ajuda é bem vinda!

Editado por Typhon
Publicado:

Para mim é um macho.. e pq?

A extensão da barbatana dorsal é demasiado prolongada e bicuda para ser uma fêmea.

Tens o mesmo problema que muita gente... eu também tenho uma grande predominância de machos, sendo que, eventualmente, terei apenas uma fêmea... ainda a confirmar.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Pois!! eu também sou dessa opinião, mas à uns dias reparei numa fêmea de cacatuoide que tem aproximadamente 3 anos e que apresenta uma extensão da barbatana dorsal realmente exagerada, sensivelmente igual em proporção à última foto do eunotus. Logo a minha questão é a seguinte será que algumas fêmeas com idades já consideráveis podem apresentar um desenvolvimento exagerado das barbatanas??

Publicado:

Eu disse que tinha muitas duvidas, mas diz-me 1 coisa, as 2 primeiras fotos seriam da suposta femea ? E as 2 ultimas do macho? Ou so a 3 foto e do macho garantido?

A unica coisa que me intriga e que sendo 2 machos, deveria dar pancada.....

Os que ca ficaram nao sosseguam, pegam-se diariamente.

Abraco.

Publicado:

Sim, as 3 primeiras fotos são do mesmo exemplar, o qual me levanta mais dúvidas a cada dia que passa!! A última foto é do macho que está junto com ele.

Neste momento não existe o mais pequeno sinal de agressividade, estão num aqua de 250 litros, juntos com um trio de nanacaras anolama e um casal de dorsigera ( e também algumas sterbai e otocinclus ). Antes de os ter aí estiverem duas semanas num aqua de 50l e aí o maior passava algum tempo atrás do pequeno mas nada de extraordinário. Neste momento estou a pensar colocar o mais pequeno num aquário sem outros apistos e reforçar a alimentação ( qualidade ) para ver se consigo fazer sair o macho que existe dentro dele....ou talvez não!!!

Publicado:

Como a dúvida contínua, aqui vão mais duas fotos.

HTh2z8418867-02.jpg

Na foto seguinte, o exemplar de cima é um macho adulto, o de baixo é o "duvidoso"

eAM8BK951015-02.jpg

Continua a não haver agressividade......