Pogostemon helferi

element

Recommended Posts

Cortando o caule onde quiseres que depois volta a rebentar.

Nunca a mantive emersa, mas como me parece ser uma planta bastante fácil, não deve querer grandes cuidados a não ser boa luz.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Partilhar nas redes sociais

Bastante fácil?? Tenho várias plantas de alta manutenção e nenhuma me causa tantos trabalhos como a helferi. Crescimento muito lento, folhas muito delicadas... Não percebo porque a queres podar. Eu apenas tiro as folhas velhas e quando quero mudo uma outra alface de sitio. Tens fotos? Já agora gostava de ver. Abraço

Eu tenho-a em aquário sem fertilização, co2 etc. e está sempre bonita. Cresce muito devagar isso é certo, mas não dá problemas.

A parte que cortas podes voltar a replantar, retira primeiro algumas folhas inferiores para estimulares o enraizamento.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Acho curioso isso. Sempre achei a minha experiência com a helferi um pouco sui generis. Tenho cuba rotalas wallichii sessiflora(uma praga) hemianthus micrathemoides todas a crescer lindamente. Tive um pico de algas que rapidamente desapareceram. Não compreendo a helferi! Eu plantei-a ao pé dumas pedras, secalhar e a falta de profundidade para enraizar...não sei. Tem crescido muito lentamente...uma vez por mês la aparece mais uma alfacezinha pequena. Cada vez fico mais convencido que os aquários são todos diferentes independemente de terem os mesmos esquemas de fertilização equipamentos etc... A mi

Âcho que o segredo da helferi é substrato.

Tenho helferi em 2 aquas um com fertilização outro sem... e ela da-se lindamente.

Já agora qual é o teu PH, KH, gH?

TEns substrato fertil?

Eu tenho-a em aquário sem fertilização, co2 etc. e está sempre bonita. Cresce muito devagar isso é certo, mas não dá problemas.

A parte que cortas podes voltar a replantar, retira primeiro algumas folhas inferiores para estimulares o enraizamento.

Ok, obrigado.

A minha experiência com a helferi é pouca (tal como com todas as outras).

Mas o que posso dizer sobre ela, bem...

No substracto por baixo das helferis tenho uns "sticks fertilizantes" (parecem lapis de cera), o desenvolvimento era muito lento e como aquele aqua serve para umas experiências que vou fazendo, ao colocar CO2 notei um bom e rápido desenvolvimento da helferi. Mas quando adicionei musgo de java que rápidamente criou um enorme tufo que começou a tapar a luz á helferi ela começou a crescer pra cima, tipo palmeira o caule tá bastante desnudado, daí tentar saber como se poda e se ainda vou conseguir aproveitar alguns pés.

E vocês perguntam, porque não cortas o musgo? Tenho lás reds, e catar reds num enorme tufo de musgo misturado com filamentosas aliado a falta de tempo destes últimos meses...

Mas acho que deste fin de semana não passa, tenho de desmonta-lo.

Vou ver se ainda tenho as fotos do inicio daquele aqua.