Nikita77 Publicado Outubro 6, 2004 Publicado Outubro 6, 2004 Olá a todos e obrigada pela resposta! Há cerca de dois meses adquirimos um aquário com capacidade para 33 litros. Como nunca tivemos peixes, tentámos obter o máximo de informações antes de colocar um peixe no aquário. Depois de termos o aquário com todos os mecanismos a funcionar (aquecedor de água, termómetro, filtros, bomba de ar) e verificarmos que tudo funcionava correctamente comprámos há cerca de 15 dias um peixe para experimentar como é que ele se dava – um platy. Tínhamos a temperatura a cerca de 22º e dávamos muito pouca comida em flocos duas vezes por dia. Durante 10 dias o peixe parecia bem e saudável. Porém tivemos que nos ausentar por 3 dias, e como não tínhamos quem alimentasse o peixe, pedimos conselho numa loja de animais e em vez do dispensador de comida comprámos umas barriinhas castanhas de alimento de férias. Durante dois dias deixámos a barrinha no aquário e ele deu-se bem, mas depois tivemos que nos ausentar por três dias e quando regressámos ele estava morto, a boiar, com uma grande auréola branca, espessa à volta dele, como um casulo, auréola que também se encontrava à volta do que restava da barrinha de alimento. Gostaríamos que nos informassem do que se trata esta espécie de casulo à volta do peixe e se o mesmo se pode dever à comida em barra ou se pode ser outra doença que o peixe pudesse ter. Agradecemos também que nos dêem algumas dicas para que isto não volte a acontecer, porque ficámos tão tristes que já pensámos até não volta a ter outro peixe. Muito obrigada!
Just_me Publicado: Outubro 6, 2004 Publicado: Outubro 6, 2004 primeiro que tudo: os peixes morrem. E é uma coisa que temos de ter consciencia quando os compramos. Infelizmente a aquariofilia aidna tem muito que andar mas já se percebem algumas coisas. O que se encontrava á volta da barra e do peixe eram bactérias. O peixe terá provavelmente morrido e sem nenhum outro peixe no aquario...as bactérias começaram a sua funçao. O mesmo aconteceu com a barra de comida. A razao para a morte do peixe terá sido outra, como o aquario é novo poderao ter sido nitritos ou amónia em excesso ou alguma doença. Mas as informações não são suficientes para responder. De qualquer modo, não desista já! Lendo e aprendendo vai conseguir melhores resultados ao longo do tempo! Os próximos peixinhos poderam ter uma existencia muito mais prolongada. Boa sorte e divirta-se! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
joão luis Publicado: Outubro 6, 2004 Publicado: Outubro 6, 2004 boas seguindo a resposta do just_me que quanto a mim esta correcta deviram fazer os testes a agua, tais como de ph,nitritos, nitratos e amonia e otra coisa á quanto tempo é que o aquario esta a funcionar será que teve tempo de ciclar??? otra coisa a temperatura deveria estar no 25 graus. com os melhores cumprimentos joão
Nikita77 Publicado: Outubro 6, 2004 Autor Publicado: Outubro 6, 2004 Obrigada pelas respostas! Nós fizemos o teste do ph - aquele para compara a cor do liquido com uma tabela de cores; dava um ph muito elevado e corrigimos até ficar bom. Os aparelhos estiveram a funcionar uma semana, porque nos disseram que era mais que suficiente... Como somos principiantes (ou pré principiantes) nestas andanças não sabemos o que são testes de nitritos, nitratos e amonia ...será que em lojas de animais normais nos informam? Pergunto isto porque as informações que nos deram foram sempre muito escassas e até disseram que bastava pôr água e não nos preocuparmos muito com testes... De qualquer modo obrigada a ambos; temos que ver se aprendemos o máximo possível para não andarmos a matar os peixinhos todos... Alda
Governa Publicado: Outubro 7, 2004 Publicado: Outubro 7, 2004 Como somos principiantes (ou pré principiantes) nestas andanças não sabemos o que são testes de nitritos, nitratos e amonia O ciclo do azoto define por si só o sucesso ou insucesso de um aquário novo. Deste modo recomendo vivamente a leitura atenta e integral das FAQs portuguesas de aquariofilia (escolher 'Iniciação à água doce') em http://faq.thekrib.com/pt com especial destaque para http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html Foi assim que me iniciei no mundo da aquariofilia e não me cansarei de sugerir este site a todos os que agora começam as suas aventuras neste hobbie. Boa sorte! • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Recommended Posts