alfapa Publicado Maio 29, 2009 Publicado Maio 29, 2009 Tou tramado! Os Meus escalares puseram ovos... E agora? O único aquario "livre" que tenho é onde estão os minibettas... com 3 semanas...e com um ph perto do 7.8.... não são muitos... talvez uns 20.... o mini aqua tem cerca de 20 litros, musgo, blixa, cabomba (ou uma prima dela), areão preto, filtro de mochila com esponja. Os minibettas mal comem o JBL Nobilfluid... (não ligam nenhuma....) e têm cerca de 3 a 5 mm. Será que a mistura é explosiva? O aqua comunitário (350L) tem o ph entre os 6.9 e 7.2 e uma população voraz.... (escalares, discos, neons....) Sugestões? Aquario novo? (oh no! a wife mata-me.... ) Aujuda, sugestões urgentes (menos de 48 horas... please....) pois o macho e a femea tomam conta de metade do aqua.... ninguem chega perto da postura... e daqui a 48 horas... ninguem mais os apanha.... PauloA
pedrous Publicado: Maio 29, 2009 Publicado: Maio 29, 2009 Põe os ovos numa maternidade. -You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.
davidrichau Publicado: Maio 29, 2009 Publicado: Maio 29, 2009 Bom dia! Há várias hipoteses: 1- Com uma rede fina isolar parte do aquario comunitário, de forma que que fique só para o casal de escalares e ovos. 2- Mudar os bettas para o comunitario e os ovos e escalares pais para o outro aqua. 3- Comprar um aquario de 40L Na minha opinião, nesta fase acho critico andar a mudar os ovos, é a minha opinião, geralmente antecipa-se essa situação, quando os escalares andam aos pares a "brincar" um com o outro, é nessa fase que se devem mudar para um outro aqua. Cumps
alfapa Publicado: Maio 29, 2009 Autor Publicado: Maio 29, 2009 Boas, Esta situação antecipa-se.. mas houve uma visita inesperada que precipitou tudo... ofereceram-me um escalar, já adulto. Quando o misturei com os meus... ficou toda a malta em periodo fertil...... machos e fêmeas... pus uma imitação de folha, a pensar que o escalar novo (fêmea) e o maior macho iam procriar... qual não foi o meu espanto que quem se adiantou foi outro casal formado à pressão... em 2 ou 3 dias de namoro trataram de tudo e juntaram os trapinhos... Em todo o caso voltando à vaca fria, separar com rede? Mais aquarios cá em casa é dificil de explicar... Meter rede de cima a baixo e fixar com imanes? Ideias? Meter os ovos na maternidade e colocar uma pedra difusora lá dentro? Resulta? PauloA
shavo Publicado: Maio 29, 2009 Publicado: Maio 29, 2009 Espera que eles eclodão... quando eclodirem retira-os da superficie com uma seringa e mete los numa maternidade de rede fina (cuidado que os escalares podem chupa-los através da rede e matam.nos)... Quando começarem a nadar metes noutro aquário, pequeno... Se não tiveres mais aquários só podes ficar com 1 casal.... ou então será muito dificil Cumprimentos João Marques
davidrichau Publicado: Maio 30, 2009 Publicado: Maio 30, 2009 ... ofereceram-me um escalar, já adulto. Quando o misturei com os meus... ficou toda a malta em periodo fertil...... machos e fêmeas... pus uma imitação de folha, a pensar que o escalar novo (fêmea) e o maior macho iam procriar... qual não foi o meu espanto que quem se adiantou foi outro casal formado à pressão... em 2 ou 3 dias de namoro trataram de tudo e juntaram os trapinhos... PauloA LOOL, assim não vale, isso é k é um macho! Sinseramente não sei bem como resolver o assunto, apontei algumas alternativas possiveis, com a tal rede fininha a dividir o aqua em dois, ficavam os ovos protegidos de serem comidos, mas se puderes por os ovos no outro aqua, era melhor, penso que os bettas portam-se bem num aqua comunitario. abraço
alfapa Publicado: Maio 30, 2009 Autor Publicado: Maio 30, 2009 (editado) O problema é que os bettas têm entre 3mm e 5mm (tipo meio centimetro... certo?) O que não sei é se a boca deles daqui a uma semana chega para comer os mini escalares... Os ovos já eclodiram... Tipo relógio, 48 horas certinhas! Por outro lado, tudo quanto é bicho no comunitário ficou de repente com fome..... Os pais andavam numa luta com toda a gente e eu tomei uma decisão... Retirei a folha de imitação com a bicharada toda agarrada. Cairam alguns e os pais comeram. Mas o grosso ficou na folha. Meti numa maternidade com rede fina e uma pedra difusora lá dentro. Há um montão de bolinhas com uma micro cauda.... Vamos ver ser resulta. PauloA Editado Junho 1, 2009 por Nuno Fontela
Recommended Posts