Recommended Posts

Publicado

Boa noite!

Tenho um aquario 80x40x30 montado há cerca de 6 semanas com os primeiros inquilinos (5 coridoras, 1 pleco); Plantas são as menos exigentes como fui lendo por aqui que era o melhor para quem está a começar (4 anubias e 2 fetos de java);

Tenho a iluminação que vinha com o aquario (que era usado) e pelo que tenho lido é insuficiente e acho que desadequada, pelo que tenho urgência em mudar; mas tenho muitas duvidas porque o que tenho é basicamente uma tampa preta com uma lampada de 15w e já percebi que devo ter lampadas florescentes, mas quando começo a ler os tópicos sobre iluminação, não percebo quase nada do vocabulário técnico que usam (handicap meu).

pois então procurei, procurei e encontrei isto:http://pet4you.net/index.php/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/arcadia-luminaria-dupla.html

(Peço desculpa mas ainda não sei colocar as fotos)

É o que devo comprar para o meu aquario?

Esta calha adapta-se bem ao vidros laterais? e depois fico com o aquario sem tampa? não há problema?

Agradecia uma ajuda vossa, que isto ainda são uns euros e era mau estar a encomendar algo de uma loja online para depois ver que não me servia

Desculpem a ignorância mas há uns meses atrás nem me passava pela cabeça preocupar-me com algo assim... :flick_tongue:

Publicado:

boas,

penso que estejas a falar na calha de 80cm com 2X25W T8 por 130€... na minha opinião, essa calha continua a ser curta, para plantas mais exigentes, ou plantas de tapete. penso que por esse dinheiro consigas melhores soluções, da uma vista de olhos na aquaeden (também patrocinador no fórum). ou outra solução com esta:

91,50 Euro = Calha Iluminação T5 - 39W x 4 - 90cm, abertura máxima dos suportes ate 102cm

Cpts,

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

6c64ca7b09c6a2b299ab458cb70f48ceu221a204.png

Publicado:
boas,

91,50 Euro = Calha Iluminação T5 - 39W x 4 - 90cm, abertura máxima dos suportes ate 102cm

obrigada pela tua resposta emgrande

esta a que te referes onde posso encomendar, sabes? sempre é mais em conta...

Publicado:
obrigada pela tua resposta emgrande

esta a que te referes onde posso encomendar, sabes? sempre é mais em conta...

respondido por PM.

cpts,

Marco

Cumprimentos,

Marco Pires

Publicado:
boas,

penso que estejas a falar na calha de 80cm com 2X25W T8 por 130€... na minha opinião, essa calha continua a ser curta, para plantas mais exigentes, ou plantas de tapete. penso que por esse dinheiro consigas melhores soluções, da uma vista de olhos na aquaeden (também patrocinador no fórum). ou outra solução com esta:

Cpts,

Marco Pires

Atenção que essa calha muito provavelmente e larga demais para um aqua de 80cm, já que as lampadas t5 de 39w têm 84,9cm o que já é maior do que o aqua.Como é obvio uma calha de 90cm é demais para um aqua de 80.

Para esse aqua o recomendado para puderes ter qualquer tipo de planta(incluindo plantas de tapete, e plantas exigentes) será 4x24w t5 que arranjas dentro dos preços referenciados atras bastando procurares nos patrocinadores do forum.Poderás tambem procurar calhas com PLL´s, que tambbem vais encntrar opções suficientes para esse aquario.

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:
Atenção que essa calha muito provavelmente e larga demais para um aqua de 80cm, já que as lampadas t5 de 39w têm 84,9cm o que já é maior do que o aqua.Como é obvio uma calha de 90cm é demais para um aqua de 80.

Para esse aqua o recomendado para puderes ter qualquer tipo de planta(incluindo plantas de tapete, e plantas exigentes) será 4x24w t5 que arranjas dentro dos preços referenciados atras bastando procurares nos patrocinadores do forum.Poderás tambem procurar calhas com PLL´s, que tambbem vais encntrar opções suficientes para esse aquario.

Cumps

boas,

sim como referi, essa calha tem 90cm. penso que 4x24w t5 seria uma boa opção, em W/L mas como apenas têm 54,9, ira ficar com uma calha a volta de 60cm. ficando a faltar no mínimo 10cm para cada lado de lâmpada/luz.

cpts,

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

Publicado:
4x24w t5 que arranjas dentro dos preços referenciados atras bastando procurares nos patrocinadores do forum.Poderás tambem procurar calhas com PLL´s,

Obrigada pelas vossas sujestões mas de facto procurar não me dá muito resultado porque os conhecimentos são fraquitos; vou esperar por mais sujestões~

obrigada

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!