Gomes88 Publicado Maio 27, 2009 Publicado Maio 27, 2009 Ontem ofereceram-me um aquario coisa que já andava para comprar a um tempos, agora preciso da vossa ajuda para que tudo corra bem... lol... A minha experiencia com aquariofilia nunca passou mais do que ter um aquario globo com três simples peixes, um Cometa vermelho pequeno, um Cometa amarelo médio e um outro peixe... Mas agora quero algo diferente dai a minha namorada me ter ofericido ontem um aquario. As caracteristicas do meu aquario são: . Capacidade de 54L . Medidas de 60x30x30 . Vidro de 4mm . Iluminação de 1 lampada de 15W . Filtro EHEIM 2008 com uma potencia de 150-300 l/h . 1 resistencia de aquecimento Jäger de 50W As minhas dúvidas são: Que tipo de substrato? (o mais natural possivel) Que tipo de plantas? Que tipo de peixes? Quando é que devo colocar o substrado, plantas e por fim os peixes? Tenho o Aquario com agua desde ontem das 19h com a resistencia ligada no maximo e o filtro a trabalhar... Hoje Já irei comprar as tiras para fazer os testes de PH para conseguir comprar os peixes adequados e do NO3 para conseguir ver quando deverei fazer as TPA's. Eu sei que são muitas dúvidas mas eu õu mesmo um novato nisto e quero k tudo corra na perfeição... Obrigado a todos aguardo respostas... Citar
hugoneto Publicado: Maio 27, 2009 Publicado: Maio 27, 2009 Olá, Antes de mais, benvindo! E parabéns pelo aquário. Essa namorada promete como futura esposa!!! (lê alguns posts por cá sobre "elas" e já vais perceber... eh eh) Em relação à montagem, primeiro conselho: calma. Segundo conselho: muita calma. Agora a sério, começa por ler sobre o ciclo do azoto - existe neste fórum um post com muita informação para iniciados. Lê e "devora" tudo. O ciclo demora algum tempo, tens de colocar lá um pouco de comida para que as bactérias nitrificantes se comecem a desenvolver. Conselho: não compres NENHUM peixe sem primeiro leres tudo muito bem e informares-te sobre as necessidades dele. Abraço e boa sorte! Citar
Gomes88 Publicado: Maio 27, 2009 Autor Publicado: Maio 27, 2009 Muito obrigado... Sim eu já li algo sobre o ciclo de azoto, mas disseram-me que deveria de colocar o substrato entretanto e algumas plantas para ajudar o dito ciclo é verdade? O que eu estou a fazer está certo? desde ter a agua aaquecer ao maximo e o filtro a trabalhar? tá correcto? Mais uma vez muito obrigado Citar
nf98977a Publicado: Maio 27, 2009 Publicado: Maio 27, 2009 Muito obrigado...Sim eu já li algo sobre o ciclo de azoto, mas disseram-me que deveria de colocar o substrato entretanto e algumas plantas para ajudar o dito ciclo é verdade? O que eu estou a fazer está certo? desde ter a agua aaquecer ao maximo e o filtro a trabalhar? tá correcto? Mais uma vez muito obrigado Como alguém já escreveu aqui vai com calma, e mentaliza-te para só teres fauna nesse aqua daqui a 4 semanas, se tudo correr bem. Um conselho que te dou e se tiveres essa possibilidade é o de contactares com alguém que já tenha um aquário á mais tempo para te poder dar uma ajuda, nada como ver as coisas ao vivo e a cores; na falta dessa solução; podes contar com o pessoal aqui do fórum. Eu comecei á cerca de 14 meses com este vício, e com um aqua oferecido pela minha esposa e pelo meu filho no dia do pai, tinha exactamente as medidas do teu; agora tenho 4 aquas cá em casa, um de 240l, dois de 54l e um de 40l; para não falar nun aqua hospital de 15l que dá sempre jeito. Agora eu no teu caso começava com plantas de fácil manutenção, já que tens pouca luz e experiencia; anúbias, fetos de java e musgo de java são plantas boas para iniciantes já que não necessitam de grandes cuidados e nem precisam que faças fertilizações; também tem outra vantagem, vão buscar os nutrientes que necessitam á coluna de água e não são plantas que tenham raízes subterraneas, bastanto atá-las a algo como pedras ou troncos. Em relação á fauna começava com guppys, platys ou outro peixe de fácil reprodução, pois vais ficar encantado quando vires alevins a nadar no teu aqua, podes por camarões(red cherry que se reproduzem facilmente) e uns caracóis. Vê aqui no forum porque há sempre pessoal a vender plantas e peixes muito mais baratos que nas lojas e com qualidade igual ou superior. Boa sorte nesta tua aventura, qualquer coisa que precises; já sabes o pessoal daqui ajuda no que puder... Citar
Bekas6 Publicado: Maio 27, 2009 Publicado: Maio 27, 2009 boas , gomes , coloca o substracto e as plantas e so depois a aqua , senao torna.se mais dificil , pois ao pores a areia vais levantar muita poeira , e é mais facil plantar com o aqua vazio , depois ligas o termoestato a 26graus , é uma temperatura boa para maioria dos peixes , no maximo nunca senao ainda os cozes Citar
Gomes88 Publicado: Maio 27, 2009 Autor Publicado: Maio 27, 2009 Boas Malta... Esta tarde comprei 7 pés de fetos e uma anúbis e comprei areia mt fina branca para a base depos coloquei um areão um pouco mais grosso, já coloquei o substrato e também já plantei as plantas, agora a agua está bastante turva... lol... O que acham do meu substrato e das minhas plantas? Obrigado a todos... Citar
Recommended Posts