Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 6, 2004 Share Publicado: Novembro 6, 2004 Olá Oblivion, O Chelmon rostratus na minha opinião é um peixe mediamente difícil. Antes de levar para casa convém observar se está a comer bem e qual a comida morta congelada a que está habituado. O estado de saúde aparente do peixe também é importante: está gordo (ou parece uma folha de papel quando visto de frente); tem as barbatanas inteiras e com bom aspecto, apresenta uma boa coloração (cores fortes e acentuadas), nada alegremente pelo aquário fora (ou está metido a um canto movimentando-se de forma brusca e assustada); mostra interesse quando se coloca comida no aquário. Este é um dos peixes mais bonitos que se pode ter num aquário de recife. Passada a fase da aclimatação este peixe pode durar anos em aquário. Nunca convém adicionar mais do que um por aquário. Ricardo Rodrigues P.S. Continuo à espera dessas fotos! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 7, 2004 Share Publicado: Novembro 7, 2004 Como quase sempre quase todos tem um pouco de razão ,porque apesar de existirem tendêcias de comportamento também existem variações de acordo com o indíviduo. è que os peixes nisso são como as pessoas . Têm gostos diferentes e temperamentos diferentes dentro da mesma espécie. E as pessoas aqui relatam as experiençias pessoais. Bom eu já vi um pouco de tudo. Por exemplo tenho Chelmon r. no aquário da clínica que come tudo ( artemia, nori,flocos krill etc ) .....menos aptasias e corais. Já vi uns que só comem aptasias . Já vi outros que comem corais ( embora não seja frequente ) . Depois da aclimatização são geralmente peixes fáceis de manter . São peixes tal como os Forciper que no estado natural comem plancton ( reparar na especialização do seu aparelho bucal que lhes permiter retirar minusculos crustaceos de anfractuosidades na rocha)ao contrario de outros Borboletas que se alimentam de corais. Por isso é relativamente fácil de os colocar a comer alimentos substitutos como misis e artemia. Cump. Rui Como todos os Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 7, 2004 Share Publicado: Novembro 7, 2004 Olá Rui, Peço desculpa por te estar a contradizer mas o Chelmon rostratus da clínica parece-me que come Aiptasias, digo isto porque na 5ª feira passada estive a mexer nesse aquário e não existia lá nenhuma. Vi apenas uma ou duas Aiptasias na sump traseira do aquário onde o Chelmon não tem acesso. Existe nesse aquário uma espécie de anémona de reduzidas dimensões (Anemonia cf. majano) que se pode tornar uma praga e é de difícil remoção. Essas anémonas de cor verde ou castanho fluorescente e que possuem uns tentáculos em forma de pequenas bolhas são muitas vezes confundidas com as Aiptasias sp., inclusivé partilham o mesmo nome comum. Nestas anémonas pequenas o Chelmon não toca, têm que ser removidas manualmente com o auxílio de uma pinça de bicos. Estas anémonas assim com as Aiptasias vêm à boleia na rocha viva e quando detectada a sua existência convém retirá-las imediatamente com uma precisão cirúrgica de forma a não ficar na rocha nenhum pedaço do animal pois estas anémonas assim como as Aiptasias têm uma grande capacidade regenerativa. Quanto à alimentação do Chelmon se este estiver habituado a comer comida morta congelada é muito raro preferir os LPS, Xenia, corais moles ou zoantídeos. Durante a aclimatação do peixe convém exagerar um pouco nas doses de comida para este se habituar a ela e poder concluir que esta é mais saborosa que os corais! Quanto à comida defendo também uma alimentação variada, no entanto perante um Chelmon reticente a comer comida congelada a escolha ideal para começar é Artemia salina, não sei porqué mas todos os peixes adoram este petisco. Uma vez habituados a comer artemia convém adicionar ao menu outros alimentos. Não se deve alimentar o peixe somente com artemia pois esta apesar de saborosa não é tão nutritiva como o krill ou mysis. Ricardo Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 7, 2004 Share Publicado: Novembro 7, 2004 Viva Ricardo A A cf. majano também existe lá e em maior quantidade ( tem algas simbioticas sendo esverdeada debaixo de luz forte e tem as pontas dos tentaculus mais grossas e boleadas ) mas tambem existia Aiptasia que pelos vistos agora lhe deu vontade de comer segundo me reportas . Ou seja mudou os hábitos alimentares, talvez porque lhe estejam a dar menos comida agora. Cump. Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João M Monteiro Publicado: Novembro 9, 2004 Share Publicado: Novembro 9, 2004 Já que tanto se fala do C. Rostratus, esclareçam-me uma dúvida: viram algum a comer ou têm conhecimento que coma sabelas ? (ainda que variando um pouco de indivíduo para indivíduo) AbraçosJoão M Monteiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Erazor Publicado: Novembro 9, 2004 Share Publicado: Novembro 9, 2004 Sempre ouvi dizer que sim, que comem sabelas. Antonio Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaomoura06 Publicado: Dezembro 9, 2008 Share Publicado: Dezembro 9, 2008 Boas, Ainda não vi nesta discussão ninguém a fazer referencia ao peixe folha (Paramonacanthus japonicus) na caça às aptasias. Alguém tem experiencia para contar? No meu aqua, de seman a para semana vejo essa praga a proliferar e não consigo fazer nada para o evitar, confeço que ainda não introduzi nem químicos nem especies para dizimar a praga, apenas fiz acção mecânica, tentar com um objecto ponteagudo esmagar as bichas mas em vão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 9, 2008 Share Publicado: Dezembro 9, 2008 Já que tanto se fala do C. Rostratus, esclareçam-me uma dúvida: viram algum a comer ou têm conhecimento que coma sabelas ? (ainda que variando um pouco de indivíduo para indivíduo) Sim o Chelmon come sabelas, tive um e comia que nem um louco! Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Dezembro 9, 2008 Share Publicado: Dezembro 9, 2008 (editado) Boas, Ainda não vi nesta discussão ninguém a fazer referencia ao peixe folha (Paramonacanthus japonicus) na caça às aptasias. Alguém tem experiencia para contar? No meu aqua, de seman a para semana vejo essa praga a proliferar e não consigo fazer nada para o evitar, confeço que ainda não introduzi nem químicos nem especies para dizimar a praga, apenas fiz acção mecânica, tentar com um objecto ponteagudo esmagar as bichas mas em vão. Boas, eu tive um peixe folha, o único problema é que ele comia tudo sem ser aiptásias, depende da espécie! Era um auténtico sacaninha... Cresceu muito mesmo... Fiquei maluco com o seu crescimento num curto espaço de tempo! Nesta imagem em baixo mostro os vários tipos de peixes folha que existem: O que tive durante algum tempo foi o que está a encarnado e não aconselho O de verde aconselho, pois penso ser o auténtico comedor de aiptásias! Também tens estes para comer aiptásias: Berghia, nudibrânquio comedor de Aiptasia ( não aconselho....) E o Peppermint Shrimp (Lysmata wurdemanni) existe na nossa costa aconselho, nunca o vi a comer está sempre escondido somente tenho 1, penso que "trabalha" muito pela noite!! O que comia mesmo era o Chelmon, morreu de velhice penso eu! Peixe bem resistente, pelo menos num grande problema que tive no meu aqua, em que me morreram a maior partes dos meus peixes, incluíndo o Paramonacanthus japonicus! Editado Dezembro 9, 2008 por FilipeASilva Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaomoura06 Publicado: Dezembro 10, 2008 Share Publicado: Dezembro 10, 2008 Grande ajuda! OBRIGADO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts